Push notification: o que é, quando utilizar e exemplos práticos - Pontaltech

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Push notification: o que é, quando utilizar e exemplos práticos

Chamar a atenção do público é um dos grandes desafios das empresas. O push notification (notificação push) mantém sua marca na mente do consumidor.

Vivemos na era da informação! Temos à nossa disposição centenas de milhares de conteúdos e, diariamente, recebemos mensagens de pessoas e empresas.

Mas como as empresas podem se destacar em meio a tanta informação?

Chamar a atenção do público é um dos grandes desafios das empresas. Seja para conquistar novos clientes ou para fidelizar quem já conhece a marca, o fato é: todos querem ser lembrados constantemente pelos consumidores.

É aí que entra o papel da push notification (ou notificação push).

Mas afinal, o que é push notification?

Push notification é aquela mensagem que aparece como um alerta no smartphone, tablet ou até mesmo no computador.

Essa ferramenta é bastante utilizada pelas empresas que possuem aplicativo. Mas só é possível enviar uma notificação push se a empresa tiver um aplicativo?

Não! Mas isso vamos te contar mais pra frente. Vamos falar agora com que objetivo as empresas usam esse recurso.

O push notification é bastante utilizado para anunciar promoções, comunicar ofertas especiais e convidar para visitas ao site.

Como funciona a notificação push?

Para que o cliente receba uma notificação push ele precisa demonstrar interesse em recebê-las, permitindo nas configurações do aparelho celular ou do navegador.

Ou seja, se seu cliente recebe suas notificações é porque ele está disposto a conhecer melhor sua empresa e o que você tem para oferecer.

Por isso, alguns cuidados devem ser levados em consideração no momento de utilizar essa ferramenta.

Use com cautela

Já vimos que o push notification é uma poderosa ferramenta que, além de proporcionar uma melhor experiência ao usuário, encurta o caminho da mensagem da sua marca até seu público.

Mas agora, imagina só se todas as empresas enviassem notificações todos os dias e a todo momento. Seria uma loucura!

Tantas mensagens e informações competindo a atenção do usuário, é muito provável que ninguém ganharia neste cenário pois, com certeza, não seria uma boa experiência ao cliente. Diante disso, estude e encontre a frequência ideal para sua marca, selecione bem o conteúdo, segmente seu público e escolha a melhor abordagem.

Em um artigo da Pushmaze, empresa especializada em push notification, descreveu 7 motivos que fazem os usuários bloquearem esse tipo de notificação, conheça:

  • Notificações que não apresentam o benefício de maneira clara
  • Enviar notificações no momento errado
  • Errar ao segmentar a base de contatos de envio
  • Enviar constantemente notificações sem uma oferta relevante
  • Enviar notificações em massa, sem uma mensagem mais personalizada
  • Notificações que só buscam clique, ou seja, sem um conteúdo autêntico
  • Notificações com base no comportamento no próprio aplicativo ao invés das preferências

Se você quiser ler o artigo na integra, que está em inglês, basta clicar aqui.

Dicas de como e quando utilizar o push notification

Agora que você descobriu os principais motivos que fazem as pessoas bloquearem as notificações push, vamos falar das boas práticas e dicas de envio para que suas ações tenham sucesso. Acompanhe.

Muito cuidado com a frequência

Como já comentamos um pouco antes, ninguém gosta de receber muitas notificações. Um estudo da PushCrew revela que 74% das pessoas dizem que o limite de push notification aceitável por dia é de 5 notificações.

No mesmo estudo eles apresentam que quanto mais notificações, menores são os números de cliques. Por isso, vale a pena repetir novamente, muito cuidado ao definir a frequência de notificações que sua empresa irá enviar.

Preste atenção no horário

Não há como definir qual é o melhor horário para enviar um push notification. Isso vai depender muito do objetivo da mensagem e, principalmente, do comportamento do público alvo.

Estude bem seu público, conheça seus comportamentos e hábitos, e assim, defina qual o melhor horário para se comunicar por meio de push notification.

Segmente seu público

Quanto mais personalizada sua mensagem, maior será a chance de alcançar o sucesso em suas ações e campanhas. Para isso, segmente seu público e envie um conteúdo que vá ao encontro de sua necessidade.

Mensure os resultados

O estudo das métricas é fundamental para entender o que está dando certo e o que não está, assim você conseguirá medir a eficiência de suas ações e também terá insumos para traçar melhorias.

As principais métricas das campanhas de push notification são:

  • Taxa de visualizações
  • Opt-ins: autorização do usuário em receber suas notificações
  • Opt-outs: bloqueios em receber suas notificações
  • ROI: retorno sobre o seu investimento

Exemplos práticos de push notification

Quando falamos em push notification já vem em nossa mente as mensagens de marketing, como promoções, por exemplo. Mas você vai ver que essa ferramenta é flexível e pode ser utilizada por qualquer setor e para qualquer objetivo.

Mas já que falamos de marketing, nosso primeiro exemplo é de um push promocional. Como o próprio nome diz, essa notificação disponibiliza ao cliente uma condição especial para compra.

Um outro exemplo de push notification são as mensagens para lembrar seu cliente de um pagamento ou acordo firmado. Com a correria do dia a dia, uma notificação em push, como se fosse um lembrete, é uma ótima opção.

Sua empresa ainda pode utilizar o push notification para aproximar seus clientes direcionando-os para seu site ou blog, claro, sempre oferecendo um conteúdo relevante.

Como enviar um push notification?

Para que você envie um push notification você precisa contratar uma empresa especializada, ou desenvolver em seu aplicativo. E lembra que comentamos que a empresa não precisa ter um aplicativo para enviar as notificações push?

Agora vamos relevar como. Descubra!

SMS Flash

O SMS Flash é um dos nossos recursos em que empresas enviam mensagens de alertas diretamente na tela do celular de seus clientes.

Do mesmo modo que o push notification, o SMS Flash não precisa ser aberto para ser lido e a mensagem não fica armazenada no smartphone.

Temos o recurso certo para suas campanhas e um time de especialistas que podem te auxiliar na decisão de qual melhor estratégia utilizar.

Pronto para melhorar a experiência de seus clientes?

17 de maio de 2021
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