Áudio ou texto no Whatsapp: o que é melhor?

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Áudio ou texto no Whatsapp: o que é melhor?

O Whatsapp é um grande aliado para comunicação a distância, entenda qual ferramenta disponível é mais prática e adequada para cada situação

Dificilmente você encontrará alguém que não possui o aplicativo de mensagens WhatsApp em seu celular, e atualmente o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com mais usuários. O app líder em troca de mensagens de texto existe desde 2009, e foi somente em 2013 que recebeu a atualização que possibilitava o envio de clipes de áudio, ferramenta que divide opiniões.

E é sobre isso que nosso diretor de produtos, Igor Castro, comenta em seu artigo exclusivo para o portal Mobile Time

Em uma pesquisa feita pela Exame em parceria com a MindMiners, 56% das pessoas gostam e preferem mandar áudios, junto com 57% que gostam de recebê-los. Por outro lado, o texto ainda parece se sobressair: 80% apontaram as mensagens tradicionais como meio de comunicação preferencial.

 Pensando em quem não gosta de receber os áudios, Igor nos lembra da atualização feita em março que possibilita a aceleração deles, e o app promete uma atualização que disponibilizará a funcionalidade de transcrição. Ou seja, os áudios poderão ser transformados em texto.

Cada ocasião pede um formato diferente. Quando você está na rua, com as mãos ocupadas, por exemplo, o áudio é a melhor opção. Já existem outras situações, que pedem alguma privacidade, que é melhor escrever.

No entanto, o diretor chama atenção para a perda de contato pessoal. Ele acentua, também, que por vezes uma ligação pode economizar horas de mensagens e evita confusões de interpretação.

Apesar da pandemia, em tantas outras ocasiões, o olho no olho também faz diferença. Os encontros presenciais não devem ser evitados para sempre. A tecnologia tem que ser utilizada a nosso favor, mas não podemos ficar reféns dela.

Igor também evidencia os benefícios que empresas podem obter, pois as contas comerciais do aplicativo permitem a automação das mensagens e atendimentos feitos por inteligência artificial, possibilitando que o cliente tenha cada vez mais opções em seu atendimento.

 Além de reduzir custos com a equipe, conseguem oferecer um atendimento mais padronizado, com foco nas soluções de problemas simples. É possível tirar dúvidas frequentes e promover uma significativa melhoria na experiência do cliente.

Em síntese, o artigo apresenta argumentos apontando que sendo profissional ou comercial, o WhatsApp deve ser utilizado com bom senso. Cada situação demanda uma abordagem, e é preciso prestar atenção para que a ferramenta tenha máximo desempenho em facilitar nossa comunicação.

Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui!

12 de novembro de 2021
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