Black Friday: descubra como se destacar - Pontaltech

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Black Friday: descubra como se destacar

A Black Friday é provavelmente o momento mais esperado do ano para diversos setores, confira algumas dicas para preparar o seu!

A Black Friday é provavelmente o momento mais esperado do ano para diversos setores comerciais, como o varejista, por exemplo. Durante esse período, o mercado está aquecido e os consumidores utilizam o 13º salário para aproveitar os grandes descontos disponibilizados pelas marcas.

Com a popularização do e-commerce após a pandemia, muitos empreendedores se preocupam diante o mercado cada vez mais competitivo, e então surge a dúvida: como se destacar e encantar o cliente?

Por esse motivo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a se preparar para a maior temporada de compras do ano, mas que podem ser aplicadas durante toda a vida de seu empreendimento. Acompanhe!

Planeje sua Black Friday

A Black Friday ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, mas isso não quer dizer que deva esperar até lá para se programar. Defina metas e descontos com a maior antecedência possível para que suas estratégias sejam eficazes e não gerem dúvidas em seu time ou até mesmo problemas no setor financeiro de sua empresa.

Outro ponto interessante é a possibilidade de adiantar o evento, como um “esquenta”, ou estendê-lo: se você trabalha com eletrônicos, por exemplo, aproveite a Cyber Monday: segunda-feira de descontos após a Black Friday voltada à tecnologia.

Conheça seu público

Conhecer seu público é fundamental para o sucesso de seu empreendimento, independente do período do ano. Descubra qual vantagem mais agrada seu cliente, podendo ser brindes, fretes grátis, descontos progressivos ou cupons.

Nesse momento, ser íntimo de seu consumidor é indispensável durante a fase de ofertas competitivas.

Comunique-se!

Agora que já conhece seu público, reforce ações de comunicação e divulgação nos canais onde ele está presente em sua maioria, utilizando uma linguagem adequada para interagir com ele.

Além disso, pense em campanhas para conquistar e atrair novos consumidores. Não deixe de investir em divulgação online de modo que um novo público conheça seus produtos ou serviços. Agora é o momento de chamar atenção!

Prepare seu estoque

Garanta que seu estoque esteja preparado para suprir a alta demanda e lembre-se que a Black Friday pode sempre começar antes e ser estendida por uma semana a mais com ofertas de queima de estoque, caso necessário.

Se atente ao preparo e cuidados com a embalagem de seus produtos, pois a jornada do consumidor não termina quando ele finaliza o pagamento, todo o processo de espera e recebimento faz parte da experiência que seu negócio oferece. Além disso, o manuseio e transporte adequado facilitará a devolução, caso necessário.

Métodos de pagamento

Apesar de muito comum, o uso do cartão de crédito não é a única opção de pagamento pois nem todos se sentem seguros ao fornecer os dados de seu cartão para compras online, por exemplo.

Para atingir o maior número de pessoas, ofereça opções como boleto bancário e débito, sem se esquecer do PIX, novo mecanismo que tem ganhado cada vez mais a preferência entre os consumidores. Proporcionar flexibilidade de pagamento é uma oportunidade de ouro para conquistar novos clientes.

Pense na experiência

Em nichos muito competitivos, a experiência que sua marca oferece fará a diferença na hora do cliente escolher qual consumir.

Se sua loja for física, mantenha os cuidados com a higiene e prevenção ao Covid-19 com o uso de máscaras, controle de lotação e álcool em gel disponível. Lembre-se de tentar evitar formações de filas muito longas, isso pode fazer com que sua marca perca espaço para lojas online.

Se você for proprietário de e-commerce, procure realizar uma entrega rápida e eficiente, podendo investir também na experiência do unboxing e nas sensações que sua marca entrega. Além disso, canais de atendimento humanizados são vitais para que os consumidores consigam sanar suas dúvidas sobre a empresa, produto ou entrega.

Prepare seu Pós-Venda

Tão importante quanto a venda, o pós-venda, conjunto de ações que permite a criação de vínculos entre sua companhia e o consumidor, também é uma estratégia valiosa.

Se bem planejada e executada, eleva o nível da relação entre empresa-cliente para admiração, transformando o cliente em um promotor da marca, pois ele se sentirá valorizado e confiante, voltando a consumir seus produtos, tornando-o preferência entre a concorrência.

Para conhecer mais sobre estratégias de pós-venda, acesse nosso artigo Pós-venda: 7 dicas para melhorar o seu.

Conclusão

Por fim, não se esqueça que o período de Black Friday é mais que oportuno para prospectar e se relacionar com novos clientes, mas que também é um período valioso para fortalecer os laços com quem já conhece e consome seus serviços. Por esse motivo é tão importante estar preparado para atendê-los de maneira rápida e eficiente.

Ter um mix de canais de atendimento é indispensável para uma comunicação efetiva e que gera resultados.

Saiba que temos um time de especialistas preparados para ajudar sua empresa a se conectar com o público. Estamos prontos para te ajudar da concepção do projeto ao refinamento das ações, afinal, vivemos pelo seu sucesso.

Entre em contato e comece hoje mesmo a planejar suas ações de Black Friday. Vamos juntos?

01 de outubro de 2021
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