E-mail marketing na estratégia de comunicação

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E-mail marketing na estratégia de comunicação

Uma comunicação eficiente entre empresas e clientes é importante para as estratégias de marketing, e o e-mail marketing é um grande aliado.

Uma comunicação eficiente e direta entre empresas e clientes é uma parte muito importante das estratégias de marketing. Para um diálogo eficaz, o e-mail marketing é um grande aliado, devido a eficiência ao comunicar com os leads (potenciais clientes) e os já fidelizados.

O e-mail foi uma das primeiras ferramentas eletrônicas usadas para comunicação.

Com o passar dos anos, e o surgimento de novas plataformas que são mais ágeis e interativas, muitas pessoas deixaram o e-mail de lado, mas ele ainda é uma excelente ferramenta para as estratégias de marketing.

Afinal, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para alcançar resultados de forma mais direta e “intimista”, sendo uma grande aliada nos negócios.

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma prática de comunicação que visa criar uma comunicação direta entre empresa e seu cliente, utilizando um canal de comunicação já conhecido: o e-mail.

Com esta opção, as empresas podem utilizar o e-mail para fazer disparos de materiais para o público que deseja conquistar/converter. 

Este procedimento de disparo acontece graças às ferramentas de automação, que permitem uma comunicação rápida e mais qualificada com cada segmentação feita na base de clientes, tornando os contatos mais efetivos.

Vantagens do E-mail Marketing 

As técnicas de e-mail marketing estão entre as mais utilizadas nas estratégias de marketing, devido à eficiência que possui. 

As redes sociais e sites são considerados canais de comunicação importantes nos negócios, mas o e-mail ainda tem o seu valor, devido a proximidade e maior grau de confiança agregado (afinal, um dado pessoal é fornecido).

Isto posto, algumas das vantagens de utilizar o e-mail marketing nas ações de comunicação do seu negócio são:

  • Possibilita trabalhar com um público engajado;
  • Promove os seus conteúdos;
  • Apresenta um formato flexível e de grande alcance;
  • Tem baixo custo, quando comparado a outras estratégias;
  • Ajuda a vender mais;
  • Promove ações mensuráveis;
  • Constrói relacionamentos e aumenta o interesse da audiência;
  • Demonstra ótimo retorno financeiro;
  • Permite segmentação e personalização no envio das mensagens;
  • Possibilita a troca de informação e redirecionamento do tráfego.

Motivos para incorporar o e-mail marketing nas estratégias de comunicação do seu negócio

As campanhas de e-mail marketing são muito eficientes, ou seja, tem um grande poder para ampliar os resultados em uma ação de marketing, principalmente quando o assunto é converter os leads em clientes.

Aos que ainda tem dúvidas se realmente vale a pena investir em e-mail marketing, alguns motivos que podem ajudar a decidir são:

1. O e-mail pessoal

O e-mail permite uma conversa mais exclusiva, ou seja, é destinado para as pessoas de forma mais direta e personalizada, sendo lido individualmente. 

Este aspecto do e-mail marketing o torna mais eficiente do que outras mídias que falam para um grupo, por exemplo.

2. Muitas pessoas usam

Várias pessoas têm a sensação de que o e-mail existe desde sempre. Afinal, ele é um recurso básico para criar contas em sites e redes sociais.

Considerando que as pessoas estão mais conectadas, este é um fator interessante para apostar no e-mail marketing, pois, se cada pessoa tem um endereço de e-mail, é possível investir em uma boa comunicação por este canal.

3. Permite conteúdos personalizados

Ao obter alguns dados sobre o seu público através de cadastros e landing pages, com um software de automação e organização dos dados, é possível desenvolver conteúdos personalizados e segmentados para o público, algo que proporciona excelentes resultados.

4. Possibilita apostar em designs mais criativos

Ao utilizar o e-mail marketing, é muito importante manter a coerência na identidade visual. 

Ter um design atrativo é interessante para facilitar a comunicação e conseguir ganhos interessantes e é possível apostar em componentes diversos para deixar o material mais atrativo.

Um bom design pode ser aliado a botões de ação e uma boa CTA (Call to Action) com cores em destaque e que tenham a ver com a identidade visual, contribuindo para a reação dos leitores e a obtenção de resultados. 

Fazer testes é outro ponto que pode ajudar a entender o que dá certo ou não com o público-alvo.

Para CTAs, utilize uma linguagem simples e valorize frases objetivas, deixando as ações bem claras para o público. Esse é um fator importante para que a pessoa entenda a mensagem e realize a ação.

5. Transmite credibilidade

As pessoas costumam negociar com quem conhecem e, principalmente, confiam. 

Ao utilizar o e-mail é possível compartilhar conteúdos relevantes e informativos que ajudam a mostrar que o seu negócio tem credibilidade perante o seu público, demonstrando conhecimento no segmento.

6. Agrega informações acessíveis

Boa parte dos e-mails são abertos em dispositivos móveis, por exemplo, smartphones e tablets. Este é um fato que pode ser utilizado a seu favor para conseguir ficar mais próximo do público através do e-mail marketing, já que há melhor adequação às telas e é um canal de fácil acesso, independentemente do espaço em que o potencial cliente está.

Desta maneira, os investimentos em e-mail marketing são importantes para ter excelentes resultados, conquistando a confiança e preferência dos clientes, aumentando as vendas, popularidade do seu negócio, além de ganhar espaço no mercado.

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