Como usar o WhatsApp no marketing?
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WhatsApp: o que é e como usar no marketing?

Saiba o que é e como o WhatsApp pode impactar o marketing e as estratégias de comunicação de qualquer empresa.

O WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável no cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. Além de facilitar a comunicação pessoal, essa plataforma de mensagens instantâneas oferece inúmeras possibilidades de whatsapp marketing, permitindo que empresas alcancem seus clientes de maneira direta e personalizada. 

Desde campanhas promocionais até o atendimento ao cliente, o WhatsApp pode ser uma peça-chave na estratégia de marketing digital de qualquer negócio. Por isso, neste artigo, vamos explorar o que é o whatsapp marketing e como utilizá-lo de forma eficaz. Além disso, discutiremos o impacto do RCS e como essa tecnologia pode influenciar o futuro do WhatsApp no cenário do marketing digital. Vem com a gente!

O que é WhatsApp marketing?

O whatsapp marketing é uma estratégia que utiliza o aplicativo WhatsApp (mais recentemente, WhatsApp Business) para promover uma marca e seus produtos ou serviços. Dessa forma, por ser o canal digital mais popular do mundo, essa abordagem permite que as empresas alcancem um público enorme, estabelecendo relações sólidas com seus clientes, vendas e suporte ao cliente, que utiliza mensagens de texto, áudio, vídeo e até vídeo chamadas.

WhatsApp Business

Lançado em 2018, o WhatsApp Business é uma versão gratuita do popular aplicativo que conquistou usuários em todo o mundo, mas que ainda era usado apenas para troca de mensagens entre pessoas. Com uma abordagem estratégica e recursos promissores, ele foi desenvolvido para facilitar a comunicação entre empresas e clientes, que já utilizavam a versão comum do WhatsApp para agendar e cancelar atendimentos. 

O novo app foi bem aceito e acolhido por todos como uma oportunidade para oferecer suporte ao cliente e divulgar produtos e serviços. Com o WhatsApp Business, as empresas podem automatizar, organizar e responder rapidamente às mensagens de clientes e potenciais consumidores, com um design muito semelhante ao da versão tradicional, mas que oferece funcionalidades adicionais que aprimoram a experiência do usuário.

Como fazer marketing no WhatsApp?

Elaborar uma estratégia de whatsapp marketing realmente eficaz requer mais do que simplesmente adicionar um botão de contato em seu site. É essencial integrar esse novo canal de maneira orgânica dentro do plano de marketing da empresa, garantindo que cada interação com o cliente seja personalizada e relevante. 

Por exemplo, se você tem uma loja online de roupas, o WhatsApp pode ser utilizado para criar um canal de comunicação direta e individual, permitindo que você compreenda melhor as necessidades do cliente e ofereça modelos específicos, tamanhos disponíveis, cores e designs atrativos através de imagens e vídeos. Esse nível de personalização encoraja a conversão e aumenta a satisfação do cliente.

Além disso, para disponibilizar o whatsapp marketing a empresa deve estar disponível para responder aos clientes de forma rápida e eficiente. Sem essa disponibilidade, a estratégia perde sua eficácia e pode não gerar os resultados esperados, prejudicando a reputação do negócio. 

Quer saber em quais situações o whatsapp marketing pode ser aplicado? Veja: 

  • Atendimento em tempo real: relacionamento com clientes e leads, solucionando dúvidas e gerenciando situações negativas.
  • Envio de conteúdos: compartilhando dicas, estudos e tendências que criam empatia e geram autoridade.
  • Envio de descontos e promoções: envio de ofertas especiais com o consentimento do cliente, evitando ser invasivo.
  • Divulgação de conteúdo viral: criação e compartilhamento de conteúdo criativo que pode se espalhar pelo WhatsApp, aumentando o alcance da marca
  • Vendas e lançamentos: promoções de novos produtos e serviços em datas especiais. 
  • Pesquisas de satisfação: realização de pesquisas rápidas para medir a satisfação do cliente.
  • Campanhas relâmpago: uso do recurso de status para campanhas válidas por 24 horas, gerando mais engajamento.

Como fazer uma divulgação de um produto no WhatsApp?

Quer ver um passo a passo sobre como fazer a divulgação de um produto utilizando a estratégia de whatsapp marketing? Vem que a gente te mostra e ainda, de quebra, te mostramos os principais erros para você evitar nessa estratégia. Acompanhe! 

1. Prepare uma lista com seu público

Segmente seus contatos em diferentes grupos de clientes ou consumidores. Isso vai te permitir personalizar as mensagens e aumentar as chances de obter uma resposta positiva, já que estará entregando o produto certo, para a audiência certa. 

2. Defina a mensagem:

Na hora de elaborar a mensagem, lembre-se que a comunicação deve chamar a atenção para destacar os diferenciais que a sua empresa está oferecendo, afinal, imagina só quantas notificações seu cliente recebe por dia?

Decida o que deseja comunicar e como vai convencer o seu público, oferecendo algum benefício comercial como preço, frete, parcelamento ou prazo de entrega. É importante também aproveitar a comunicação para incentivar os destinatários a compartilharem a mensagem com seus contatos, ampliando seu alcance.

3. Explore os recursos 

Aproveite a facilidade e opções do WhatsApp para enviar fotos, vídeos e áudios. Esses formatos ampliam as possibilidades de comunicação e aumentam o sucesso da campanha, garantindo um engajamento a mais para a sua empresa. 

4. Automatize o envio das mensagens

Para poucos envios, o envio manual pode até fazer sentido. No entanto, uma boa estratégia de whatsapp marketing é adepta à automação das mensagens, garantindo mais rapidez e menos erros, além de mais segurança para os seus consumidores. 

Dica Pontaltech

Tome bastante cuidado para não cometer erros comuns, como: 

  • Enviar muitas mensagens, tornando-se invasivo e irritante.
  • Enviar mensagens sem autorização
  • Enviar mensagens em horários inadequados
  • Enviar conteúdo muito pesado para carregamento
  • Praticar ações publicitárias agressivas
  • Solicitar ou divulgar informações de pagamento

Sendo assim, com esses passos e evitando esses erros, você poderá construir uma campanha de whatsapp marketing bem-sucedida, promovendo seu produto de maneira profissional e ética.

Como fica o WhatsApp marketing com a chegada do RCS Google?

Com a chegada do RCS, o whatsapp marketing enfrenta uma concorrência forte e quem ganha são as empresas que podem contar com uma opção ainda mais robusta para suas estratégias de comunicação. Para entender melhor como o RCS se destaca nesse cenário, vamos relembrar o que é esse novo canal digital. 

A grande vantagem do RCS é que ele já nasce integrado diretamente no aplicativo de mensagens padrão dos smartphones, e oferece várias funcionalidades avançadas que beneficiam tanto os usuários quanto as empresas. Diferente das mensagens de texto simples, o RCS permite o envio de imagens, vídeos, áudios, carrosséis de produtos, botões interativos e muito mais. 

Isso proporciona uma experiência de usuário mais envolvente e informativa, sem deixar de lado a segurança. Isso porque, o RCS permite que as empresas tenham perfis de marca verificados, aumentando a confiança do consumidor e garantindo que as mensagens recebidas são autênticas, permitindo um branding mais consistente e profissional.

Além disso, as marcas que usam RCS podem acessar métricas detalhadas sobre o desempenho das mensagens, incluindo taxas de abertura, cliques e interações, permitindo uma melhor análise e otimização das campanhas. Os negócios também podem integrar chatbots avançados, que fornecem respostas automáticas e realizam interações complexas com os clientes, melhorando o atendimento e a eficiência.

Por ser integrado diretamente nos aplicativos de mensagens dos smartphones Android e, em breve, iOS, o RCS alcança todos os usuários, sem a necessidade de baixar um aplicativo adicional, o que facilita o acesso para mais usuários.

Em muitos casos, o custo por mensagem do RCS pode ser menor do que o do WhatsApp, especialmente se as operadoras oferecerem tarifas competitivas. No entanto, isso pode variar, e é importante que as empresas comparem as tarifas específicas oferecidas pelas operadoras e pelos fornecedores de serviços, combinado?

RCS SMS

A Pontaltech é referência em RCS

Com a evolução das tecnologias de comunicação, nós, aqui na Pontaltech, nos tornamos referência em canais digitais, em especial o RCS. Assim, oferecendo soluções inovadoras que transformam a maneira como as empresas se conectam com seus clientes. 

Na Pontaltech, entendemos a importância de uma comunicação eficiente e envolvente, e é por isso que já ajudamos centenas de empresas na implementação e gestão não só de campanhas RCS, mas também SMS, e-mail marketing e agentes virtuais de voz.

Em suma, nossa expertise em RCS permite que empresas de todos os tamanhos aproveitem ao máximo essa poderosa ferramenta de comunicação, que conta com mensagens interativas, carrosséis de produtos, botões de ação e muito mais, ajudando o seu negócio a criar campanhas mais ricas e envolventes, que não apenas atraem a atenção, mas também geram resultados concretos. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de ler outros materiais aqui do nosso blog, que ajudam o seu negócio a levar as estratégias de marketing ao próximo nível com soluções que combinam inovação, eficiência e resultados comprovados. A Pontaltech está sempre criando mais e mais conteúdos para capacitar profissionais como você, e ajudar empresas como a sua a se diferenciar no mercado. Se preferir, fale também com nossos especialistas e conheça mais sobre nossas soluções!

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21 de agosto de 2024
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