A Black Friday é, sem dúvida, um dos eventos mais esperados do ano pelas empresas e seus consumidores. Marcada por grandes promoções e oportunidades imperdíveis, essa data movimenta o mercado e para a Black Friday 2024 a expectativa não é diferente. Por isso, a preparação e o planejamento são fundamentais para garantir o sucesso nas vendas.
Neste artigo, vamos explorar o que esperar do mercado na Black Friday 2024, analisando as tendências de consumo e o histórico dos eventos anteriores. Vem com a gente e confira dicas, estratégias e ações para vender muito e garantir uma experiência de compra positiva para os seus clientes nesta data tão popular. Vamos lá?
Como foi a Black Friday de 2023?
A Black Friday 2023 no Brasil não apresentou resultados positivos em comparação aos anos anteriores, refletindo um cenário econômico desafiador. Assim, o faturamento foi de R$4,9 bilhões, uma queda de 15% em relação a 2022, segundo dados da Neotrust. Este desempenho tornou-se o segundo pior desde a introdução da Black Friday no país, em 2010.
Diversos fatores contribuíram para esse resultado, incluindo a alta taxa de juros, que permaneceu elevada em 12,25% ao ano, o endividamento das famílias e o poder de consumo reduzido. Além disso, a antecipação das compras para o “Esquenta Black Friday” e a distribuição das vendas ao longo do mês de novembro diminuíram a concentração das compras na data principal.
Do ponto de vista de formas de pagamento, o Pix se consolidou como principal opção, representando 30,7% dos pedidos durante o evento, um aumento significativo em relação ao ano anterior. No entanto, a Black Friday 2023 também foi marcada por um aumento nas reclamações de consumidores, que atingiram 12.141 queixas no Reclame Aqui, um crescimento de 30% em comparação a 2022.
Esses resultados mostram a necessidade de adaptação do varejo agora, para a Black Friday 2024, em relação às mudanças no comportamento do consumidor e às condições econômicas para garantir melhores desempenhos em futuras edições do evento. Outro fator crucial é garantir, além de promoções, uma boa experiência de compra e pós vendas, com atendimento satisfatório em diferentes canais digitais.
Tendências para a Black Friday 2024
As categorias que tradicionalmente dominam a Black Friday, como eletrônicos, eletrodomésticos, moda e beleza, continuarão a ser as mais buscadas em 2024. Produtos de tecnologia, como smartphones, TVs e notebooks, devem liderar as vendas, ao mesmo tempo em que se espera uma alta demanda por roupas, acessórios, cosméticos e produtos de cuidado pessoal.
Quanto aos gastos dos clientes, a tendência é que os consumidores continuem a buscar o melhor custo-benefício. De acordo com uma pesquisa da Neotrust, os consumidores brasileiros pretendem gastar, em média, de R$600 a R$800 na Black Friday 2024.
Mas, para fazer uma boa Black Friday não basta compreender os gastos pretendidos e categorias de maior sucesso. Sendo assim, é preciso entender as demandas dos consumidores em outros aspectos, para atendê-las de maneira integral. Para a Black Friday 2024, elas são:
Atendimento humanizado
Para a Black Friday 2024, uma das principais tendências é o fortalecimento do foco no consumidor através de um atendimento mais humanizado. As empresas estão investindo em treinamentos para suas equipes de atendimento ao cliente, visando proporcionar uma experiência personalizada e empática.
Além disso, o atendimento conta com a utilização de tecnologia, como chatbots avançados que simulam conversas humanas, e a implementação de assistentes virtuais, permitirá um atendimento mais ágil. Quando combinados com atendentes humanos, são capazes de oferecer uma experiência mais satisfatória.
Aproveitamento de canais digitais como RCS
O RCS está se consolidando como uma ferramenta poderosa para engajamento de clientes. Este canal permite que as empresas enviem mensagens ricas em conteúdo, incluindo imagens, vídeos e botões de ação, diretamente para os smartphones dos consumidores, sem a necessidade de um aplicativo específico.
Utilizar o RCS na Black Friday 2024 pode aumentar significativamente a taxa de engajamento e conversão, entregando uma experiência mais dinâmica e viva na palma das mãos daqueles que desejam comprar com você. Que tal?
Cumprimento dos prazos de entrega
Você viu que, em 2023, as reclamações dispararam, e um dos assuntos mais problemáticos é a entrega. Garantir a entrega pontual dos produtos é crucial para manter a confiança do consumidor. Então, para a Black Friday 2024, é fundamental aprimorar as logísticas e parcerias com transportadoras para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos.
Além disso, a transparência no rastreamento dos pedidos e a comunicação proativa em caso de atrasos são práticas que estarão em alta para assegurar a satisfação do cliente. Errar, toda empresa pode errar, mas o que realmente vai te diferenciar da concorrência é a forma e rapidez com a qual você resolverá o problema.
Estratégia conversacional personalizada
Utilizar dados e inteligência artificial para criar estratégias de marketing conversacional personalizadas estará em alta na Black Friday 2024. Ou seja, espera-se que a sua empresa envie mensagens segmentadas e relevantes para cada consumidor utilizando dados para entender e prever os comportamentos de compra.
Isso inclui desde sugestões de produtos baseadas no histórico de compras até ofertas exclusivas enviadas via SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens. Chegou o momento do ano para explorar todo potencial de dados e informações sobre a sua base de clientes gerada ao longo do ano!
6 dicas para vender mais na Black Friday 2024
Quer dicas práticas para não errar nesta Black Friday? Seu pedido é uma ordem. Veja 5 estratégias que você não pode deixar de lado na Black Friday 2024:
1. Planejamento prévio
Um planejamento bem feito ajuda a antecipar desafios, otimizar estoques e garantir que sua equipe esteja preparada para lidar com o aumento da demanda, evitando problemas de última hora. Comece a planejar suas estratégias de vendas para a Black Friday com meses de antecedência.
Analise dados de anos anteriores para identificar tendências, produtos mais vendidos e comportamentos de compra dos clientes. Estabeleça metas claras, crie um cronograma detalhado e coordene todas as áreas da empresa para garantir que tudo esteja pronto a tempo.
2. Promoções exclusivas e antecipadas nos canais digitais
Promoções antecipadas incentivam os clientes a fazerem compras antes que a sua concorrência comece as ações da Black Friday 2024, além de ajudar a aumentar o tráfego nos seus canais digitais, criando um senso de exclusividade e fidelidade entre os clientes.
Ofereça promoções exclusivas e antecipadas para seguidores em suas redes sociais, assinantes de newsletters e clientes fidelizados. Utilize contagem regressiva, teasers e outros gatilhos emocionais para criar expectativa e urgência.
3. Listas de desejos
As listas de desejos ajudam a personalizar a experiência de compra, facilitando para os clientes encontrar e comprar os produtos que realmente desejam. Além disso, essa estratégia aumenta as chances de conversão, pois você pode direcionar promoções específicas para esses itens.
Incentive seus clientes a criarem listas de desejos em seu site antes da Black Friday 2024 começar. Ofereça um sistema onde eles possam salvar produtos de interesse e receber notificações quando esses itens entrarem em promoção durante a Black Friday.
4. Reforço no atendimento ao cliente
Melhore seu atendimento ao cliente durante a Black Friday com o uso de agentes de voz, RCS, chatbots e outros recursos de automação. Esses sistemas podem ajudar a diminuir filas de espera, resolver problemas rapidamente e fornecer informações instantâneas.
Um atendimento eficiente e ágil melhora a experiência do cliente, reduz a frustração e aumenta a probabilidade de finalização da compra. Isso pode, inclusive, ser um diferencial competitivo na hora do cliente tomar a decisão de compra. A automação permite que os clientes tenham mais autonomia para resolver suas dúvidas e problemas, aumentando a satisfação geral e confiança na sua marca.
5. SMS e Email Marketing
Campanhas automatizadas garantem que as mensagens certas cheguem aos clientes no momento certo, aumentando a eficácia das suas comunicações. Por isso, a personalização melhora o engajamento e a relevância das mensagens, contribuindo para um aumento nas vendas e na fidelização do cliente.
Utilize campanhas automatizadas de SMS e email marketing para comunicar suas promoções, enviar lembretes, coletar feedbacks e engajar seus clientes antes, durante e após a Black Friday 2024. Personalize as mensagens com base no comportamento e preferências dos clientes.
6. Avaliações positivas
Durante a Black Friday, muitos consumidores ficam céticos devido ao aumento de fraudes e empresas que se aproveitam da data para enganar aqueles que buscam por promoções. Por isso, as avaliações positivas atuam como prova social, aumentando a confiança dos potenciais clientes na qualidade e autenticidade dos seus produtos e serviços.
Ver feedbacks genuínos de outros consumidores reduz a incerteza, tranquiliza os clientes sobre a legitimidade da sua loja e pode ser o fator decisivo para a conversão. Por isso, é fundamental que a sua marca destaque avaliações e depoimentos positivos de clientes em suas páginas de produtos, redes sociais e campanhas de marketing, além de adicionar vídeos ou fotos de clientes utilizando os produtos.
Pontaltech e você nesta Black Friday!
Para garantir que seu negócio tenha uma Black Friday 2024 de sucesso, conte com a expertise da Pontaltech, especialista no relacionamento entre empresas e clientes. Com uma abordagem focada em resultados, a gente te ajuda a impulsionar suas vendas utilizando canais digitais, como SMS, email marketing, RCS e agentes virtuais de voz.
A Pontaltech possui cases reais de sucesso que demonstram a eficácia de suas estratégias e, neste ano, queremos criar um novo case de sucesso com a sua marca. Não perca a oportunidade de potencializar seus resultados nesta Black Friday 2024 com soluções inovadoras e comprovadas. Entre em contato com a gente!