Dia do consumidor: como melhorar o relacionamento com os clientes?

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Dia do consumidor: 4 formas de melhorar seu relacionamento com o cliente

O Dia do Consumidor vem se tornando uma data cada vez mais importante para varejistas, entenda os motivos.

O Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, vem se tornando uma data cada vez mais importante para varejistas dos mais diversos segmentos, pois possibilita prospectar novos clientes ao garantir uma boa experiência e fortalecer laços com os consumidores que já conhecem a marca.

No entanto, o aquecimento do mercado faz surgir a dúvida sobre como se destacar nesse momento – e é sobre isso que nosso diretor de receitas Marcos Guerra falou em artigo publicado no Mundo RH.

Em seu texto, Guerra reforça a criação de uma comunicação próxima com o apoio dos canais digitais para criar um relacionamento assertivo durante a jornada de compra.  

“Temos um consumidor mais omnichannel do que nunca, o qual experimentou o conforto e a comodidade de fazer compras sem sair de casa. A facilidade no uso das plataformas online se tornouuma ambição crescente, em um processo de compras instantâneo, fluído e, acima de tudo, personalizado, com descontos exclusivos e diversidade de meios de pagamento à sua escolha.”

Ele aponta uma pesquisa realizada pelo portal Mercado & Consumo, na qual 94% dos participantes consideram o bom atendimento fundamental, sendo que apenas 11% estão totalmente satisfeitos com o que consomem atualmente.

Por isso, Marcos recomenda quatro canais de comunicação (Redes sociais, SMS, E-mail e RCS) para garantir um contato eficiente com o comprador, que possibilite essa proximidade durante todo o ano.

“A personalização, agilidade e eficiência no atendimento são as grandes chaves do sucesso para um melhor relacionamento com o cliente. Cada canal possui seu estilo próprio de usuários e meios de envio de mensagens, que devem ser analisados e escolhidos com base na identidade de cada empresa.”

Nesse sentido, Guerra reforça a importância da avaliação de cada público e perfil do cliente – entender suas necessidades, desejos e preferências. Para isso, é preciso fazer o mapeamento de cliente ideal para realizar segmentações dentro de ferramentas de CRM de maneira estratégica, personalizando assim o contato com cada cliente.

Em geral, o Dia do Consumidor foi criado com o objetivo de enaltecer o cliente e seus diretos, então use a data para colher sugestões ou reclamações e ouvi-los de maneira constante, por meio de SACs, comentários online e até mesmo feedbacks dados diretamente aos vendedores, caso seu negócio possua ponto de vendas físico. Aqui, vale tudo para se mostrar empático e disponível para atendê-los.

Por fim, o diretor reforça a importância do uso da tecnologia como grande aliada para automatizar atendimentos e agilizar o fluxo de cada jornada, para que você possa redirecionar os esforços de seu time de vendas a reforçar o relacionamento com cada consumidor – seja ele novo ou antigo dentro de sua base.

“”Com canais de atendimento que podem ser automatizados com a ajuda de chatbots ou agentes virtuais, sua empresa conseguirá criar réguas de relacionamento cada vez melhores, consolidando sua marca como referência entre seus clientes.

Se interesse pelo tema? Leia o artigo Dia do consumidor: 4 formas de melhorar seu relacionamento com o cliente na integra.

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