SMS Marketing: o que é e porque usar - Pontaltech

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SMS Marketing: o que é e porque usar

Acessível, dinâmico e com resultados reais, conheça o SMS Marketing, a estratégia que não pode faltar no seu planejamento

Checar o celular é, provavelmente, uma das atividades que você mais faz ao longo do dia, não é mesmo? Podemos até dizer que para muitas pessoas essa é a primeira coisa feita ao acordar e a última antes de dormir.

E é claro que a comunicação pelo celular já faz parte das estratégias de marketing há muito tempo. Mas como o SMS continua tendo espaço diante de tantos novos apps e redes sociais surgindo a cada dia?

SMS – serviço de mensagens curtas em inglês – é o serviço de mensagem curta mais conhecido e acessível até hoje. Por isso, o SMS Marketing é um canal de comunicação dinâmico e eficaz, que traz resultados reais e não pode faltar no seu planejamento.

O que é SMS Marketing?

O SMS Marketing é o uso do SMS para a divulgação de mensagens promocionais, ofertas, cupons de desconto, nutrição de relacionamento com clientes e muito mais.

Com ele, empresas se conectem a consumidores de maneira efetiva e rápida, já que 90% das pessoas abrem as mensagens recebidas em até 3 minutos.

Um fluxo de envio bem desenhado, com objetivos claros e comunicação direta, é uma grande oportunidade para alavancar seu negócio.

O uso do SMS se integra perfeitamente ao seu mix de ações de marketing, que pode incluir redes sociais, e-mail, conteúdos em blogs e até campanhas em meios não digitais. Desenhando uma experiência completa, que leve a mesma mensagem, mas que respeite as particularidades e o tom de cada canal, você tem muito mais chances de conquistar novos públicos ou fidelizar o seu cliente.

O SMS Marketing ainda é um bom negócio?

A resposta para essa pergunta é SIM! Segundo pesquisa da SimpleTexting para o 2020 SMS Marketing Report, quase 80% dos consumidores gostam de receber ofertas por texto. E tem mais, 50% dos entrevistados disseram que vendas instantâneas e promoções urgentes os incentivam a abrir mensagens de empresas.

Esses números confirmam que mesmo diante de tantas outras fontes de comunicação que o celular oferece, o SMS continua ocupando um bom espaço na mente do consumidor, enquanto se fala da comunicação com marcas.

As empresas ainda têm oportunidade de inserir o SMS Marketing nas suas rotinas, já que a mesma pesquisa mostra que apenas 30% dos consumidores disseram que recebem mensagens de texto SMS de empresas que frequentam.

Por que fazer marketing pelo SMS?

É instantâneo

As mensagens de SMS são enviadas e recebidas quase instantaneamente. Isso quer dizer que você pode escolher, de acordo com a sua estratégia, o momento ideal para que seu público receba as promoções da sua empresa.

Não é invasivo

Para que sua mensagem chegue ao seu cliente, ele precisa aceitar o recebimento. Isso faz com que suas listas de envio sejam extremamente concentradas e acertadas, contendo apenas usuários que já têm algum tipo de conexão com sua marca.

É uma ferramenta de comunicação de massa

Quase todo mundo usa o telefone celular e é muito provável que todos os telefones estejam aptos a receber SMS. O marketing através de mensagens de texto permite que sua empresa atinja pessoas com diferentes perfis e em diversas localidades.

É rastreável

Você consegue ter acesso aos resultados reais das suas promoções disparadas por SMS, já que ele permite medir facilmente que mensagens foram abertas e quais tiveram melhor retorno.

Então, você e o seu time conseguem trabalhar num fluxo de melhoria contínua, aprendendo com os resultados e aprimorando constantemente suas campanhas de mensagens de marketing.

Mas na prática, como SMS Marketing pode melhorar meus resultados?

Você deve estar se perguntando isso, então vamos lá!

Inserir o SMS nas suas estratégias de comunicação faz suas campanhas atingirem seu público, onde quer que ele esteja.

Para receber uma mensagem no celular, seu cliente precisa apenas do sinal da operadora, não é necessário estar conectado à internet, nem precisa de um celular com recursos avançados. Isso aumenta consideravelmente a chances de sucesso das suas campanhas.

A instantaneidade na visualização é mais um ponto que traz resultados positivos. Todo profissional de marketing e vendas sabe que o timing é muito importante para alcançar o objetivo de uma campanha. Segundo pesquisas, os usuários costumam ler mensagens de SMS em até 3 minutos após o recebimento.

Além disso, você pode estimular a interação, pedindo que o usuário envie uma resposta pré-determinada ou que acesse um link para uma página de vendas, por exemplo.

Os fluxos de envio de SMS otimizam toda a jornada de compra, podem também informar sobre o lançamento de um produto novo ou divulgar uma promoção.

Quais as principais vantagens do SMS Marketing?

Uma das grandes vantagens é, sem dúvida, a relação custoXbenefício, já que é um canal barato e efetivo, em relação a outros. Mas as vantagens vão além:

  • Comunicação pessoal e direta – isso aproxima marca de cliente e aumenta a probabilidade de leitura das mensagens
  • Taxa de abertura de 98% – maior do que em qualquer outro canal
  • Acessível – não é limitado a celulares com tecnologia avançada ou ao uso de internet
  • ROI (retorno sobre investimento) alto – o custo do envio é baixo e as taxas de abertura e conversão são elevadas
  • Mensagens personalizadas e automatizadas – é possível programar as mensagens com antecedência, personalizar ela para cada cliente e fazer disparos em massa
  • Resultados efetivos – os usuários resgatam cupons enviados por SMS 10x mais do que em outros canais

Quando usar o SMS Marketing?

Para conquistar novos clientes, nutrir relacionamentos e aumentar vendas. O SMS Marketing traz muitos benefícios para empresas de todos os tamanhos e de todos os segmentos.

Para divulgar promoções

Todo mundo que trabalha no varejo sabe o poder de venda que as promoções têm e sabe também que divulgar essas promoções em canais eficientes pode ser um fator determinante para atingir as metas.

Com SMS Marketing você pode divulgar produtos em oferta, cupons de desconto e oferecer benefícios para quem interagir.

Para vender

A necessidade real de toda empresa e de todo profissional de marketing pode ser alcançada por meio do SMS Marketing. Você pode encaminhar mensagens apresentando seus produtos ou divulgando o lançamento de uma nova colação, por exemplo.

Para recuperar e fidelizar um cliente

Que tal inserir nas suas estratégias o relacionamento com os clientes que não compram seus produtos há um tempo? Use o SMS com uma mensagem personalizada para chegar até eles.

Para fidelizar é possível fazer pesquisas, como NPS (Net Promoter Score), que mostra a satisfação do cliente com o serviço.

Uso do SMS Marketing na jornada do usuário
SMS Marketing na jornada do usuário

Acompanhe os resultados

Você precisa saber o que funcionou e o que precisa melhorar nas suas campanhas, por isso deve acompanhar os indicadores. E no caso do SMS Marketing, podem ser monitorados: o alcance das ações, a aceitabilidade, a taxa de abertura das mensagens e se elas estão gerando vendas.

Pontaltech: a plataforma de SMS mais completa

Com alto desempenho e totalmente intuitiva, nossa plataforma permite o envio de SMS em massa atingindo milhares de pessoas simultaneamente.

Nossa tecnologia garante uma entrega segura e rápida, incluindo confirmação de recebimentos.

Alguns de nossos diferenciais são: SMS Flash, mensagens de alertas direto na tela do celular; 2Way, bot que proporciona interação e Callback, mensagens com link que direciona para uma ligação.

Ainda tem o Calendar, funcionalidade que inclui no calendário lembretes com datas importantes e Classify, que classifica as respostas.

Disponibilizamos também inteligência para evitar envios em dias seguidos, disparos personalizados e painel de respostas. Tudo isso torna a plataforma em um chat.

Nossos relatórios são customizados para extrair os dados mais relevantes e importantes para sua empresa.

Quer saber como ter os melhores resultados em suas campanhas de SMS Marketing? Fale com um de nossos especialistas.

Para construir esse conteúdo, consultamos a pesquisa realizada pela SimpleTexting. E também os estudos publicados pela Techjury.

17 de maio de 2021
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