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Cliente fiel o papel do SMS no relacionamento

Transformar um consumidor em cliente fiel é um dos desafios do varejo. Buscar ações e manter uma comunicação constante são fundamentais para alcançar o sucesso.

Transformar um consumidor em cliente fiel é um dos desafios do varejo. Buscar ações e manter uma comunicação constante são fundamentais para alcançar o sucesso.

O uso de SMS é muito eficiente em campanhas de marketing e de relacionamento, já que grande parte da população utiliza o celular praticamente para tudo hoje em dia.

Vale ressaltar que utilizar mensagens de texto apenas para fazer propaganda não vai gerar fidelização.

Neste artigo, iremos mostrar como se aproximar dos clientes, mantendo sua marca presente no dia a dia deles. Acompanhe!

Por que o SMS?

A comunicação omnichannel está cada vez mais presente no varejo, é muito importante diversificar os canais e pontos de contato com o cliente.

Integrar o SMS no mix de canais tem muitas vantagens, entre as principais estão as altas taxas de entrega e de visualização.

O SMS é um canal objetivo que preza pela simplicidade, características fundamentais para o consumidor, que busca soluções que tornem sua rotina mais prática.

Com envios programados fica mais fácil manter a constância do relacionamento, fator essencial para gerar um cliente fiel.

Conheça o público-alvo

Uma das formas de transformar consumidores em clientes fieis é oferecendo um atendimento personalizado, e isso só será possível conhecendo as preferências desse público.

Saber informações como idade, estado civil, renda e identidade de gênero, por exemplo, são fundamentais para fazer uma análise e criar uma comunicação que gera proximidade.

Mas não é só isso.

Entender também os comportamentos desse público ajudará a criar ações especificas que vão ao encontro das reais necessidades.

Para isso, utilize pesquisas, analise os registros de vendas e inclua perguntas nos formulários em que as pessoas colocam seus dados, seja em uma compra ou no site.

Se o negócio possui loja física, colha também informações com os vendedores, eles conhecem muito bem o perfil dos clientes.

Cuidados durante o uso de SMS

Mensagens que não agregam valor ou que não tem ligação com seus gostos e predileções têm grande chance de serem ignoradas e acabam desgastando o relacionamento.

Outro ponto é “forçar” uma aproximação sem o consentimento do usuário, jamais deve ser enviado SMS para pessoas que não aceitaram receber as comunicações. As pessoas não gostam de receber mensagens de empresas que eles não se cadastraram e podem ainda associar a marca com os golpes que são aplicados pelo celular.

Apresente vantagens e benefícios

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso é necessário ter e apresentar as vantagens e benefícios que os clientes vão ganhar.

Pode ser preço, pode ser atendimento ou ainda prazo de entrega e facilidade de pagamento, não importa, as empresas precisam de diferenciais para se destacar da concorrência – e isso precisa estar claro aos clientes.

O SMS pode ser um grande aliado para informar aos clientes sobre as novidades e os pontos fortes do negócio.

Conteúdos informativos que remetam ao produto ou serviço oferecido também devem ser divulgados. E aqui, a mensagem de texto pode direcionar os clientes para um blog, por exemplo, onde ele verá como a solução pode ser aplicada na sua vida.

Promoções e descontos

Se tem algo que todo mundo gosta é receber um desconto. E o jeito mais rápido para comunicar uma promoção é por SMS.

Para aumentar ainda mais as chances de vendas, crie comunicações personalizadas, que demonstrem exclusividade e que afirmem que ele é especial.

A tecnologia permite hoje a criação de cupons de descontos que por meio da integração com o SMS, viabiliza o envio das mensagens de forma prática e customizada.

Lembre-se, as pessoas estão familiarizadas em resgatar cupons de desconto por mensagem de texto, aproveite essa oportunidade.

Transformando consumidor em cliente fiel: dicas práticas

Conheça agora algumas dicas para aplicar na estratégia de transformar um consumidor em cliente fiel.

Envie mensagens em datas especiais, isso demonstra interesse. É valioso em qualquer relacionamento estar presente em momentos específicos, como aniversário.

Fale, mas também ouça. Peça feedbacks para seus clientes, mostre que sua empresa existe por ele e que a sua opinião é valiosa.

Identifique-se. Para que as mensagens sejam facilmente assimiladas, identifique sua marca nas mensagens.

Cuidado com o horário. Envie sempre as mensagens em horário comercial e tome muito cuidado com a quantidade, para ser lembrado não é preciso ser invasivo.

Quer mais dicas? Então leia Boas práticas do SMS: 5 dicas + bônus.

O SMS tem grande potencial para manter um bom relacionamento com os clientes e que pode ajudar a torna-los fieis a sua marca.

Mas para isso é necessário um planejamento sempre levando em consideração as características do público-alvo.

Para se aprofundar ainda mais no assunto, você pode visitar nosso blog, que está repleto de conteúdos ou ainda solicitar um bate-papo com um especialista. Conte com a gente para fidelizar os clientes por meio de uma comunicação ágil e eficiente.

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