Transcrição de áudio no WhatsApp e seus efeitos na comunicação

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Transcrição de áudio no WhatsApp e seus efeitos na comunicação

A transcrição de áudio é a nova função do Whatsapp, entenda quais os efeitos dessa atualização para a comunicação de seus usuários!

A popularidade do Whatsapp é notória, e após atingir o marco de 2 bilhões de usuários e superar o Facebook na lista de aplicativos mais utilizados no mundo, seus desenvolvedores estão em uma corrida para proporcionar uma melhor experiência de comunicação para quem o utiliza e sua última atualização possibilita a transcrição de áudio para texto, o que otimiza as preferências de cada usuário.

E é sobre isso que nosso diretor de produtos e tecnologia, Igor Castro, falou em seu artigo para o portal Tecnolera.

Em uma crescente imersão na população no universo digital, o recurso é uma excelente forma de otimizar o contato entre as pessoas que preferem o online. Ainda mais, diante da grande massa da população que utiliza o aplicativo para diversas finalidades.

Em seu texto, Igor apresenta dados fornecidos pelo Global Web Index’s, empresa líder em segmentação de público para a indústria de marketing global, onde observamos a grandeza do WhatsApp no Brasil, já que ocupamos o 7º lugar em maior utilização do app no mundo. Dos 2 bilhões de usuários, mais de 120 milhões são brasileiros.

 Além disso, segundo dados divulgados pelo Sebrae, 84% dos empresários que utilizam o WhatsApp preferem esse meio de comunicação para se relacionar com o cliente, quando pouco mais de 20% utilizam o próprio site.

No entanto, Igor nos apresenta a crescente dependência que o WhatsApp gera em quem o utiliza, podendo também causar problemas de comunicação entre as partes envolvidas.

Por mais benéfica que seja, contudo, não há como negar a crescente dependência que gera em nosso dia a dia. Não há prova mais clara disso do que a queda recente do aplicativo, que impactou comércios ao redor de todo o mundo, impossibilitando a comunicação entre as partes.

Ainda assim, seu artigo defende o avanço tecnológico dentro dos recursos de comunicação, pois, assim, poderemos refinar a relação entre empresa e consumidor e entender ainda mais as necessidades de cada um. Como exemplo, Igor cita os chatbots, robôs programados para ter o primeiro contato com o cliente, reduzindo custos com a primeira parte do relacionamento, já que algumas dúvidas podem ser respondidas automaticamente, e aumentando a assertividade na comunicação.

Além de aperfeiçoar toda a experiência do usuário, a maior gama de possibilidades de atendimentos traz uma maior satisfação do usuário, sabendo que poderá escolher a forma de comunicação que prefere.

Por fim, o autor nos lembra da importância da experiência do cliente, e o quão é indispensável pensar em todas as etapas da jornada do consumidor e em como cada contato será feito. Por vezes, o WhatsApp possibilita uma presença ainda maior que o atendimento presencial e o avanço constante da tecnologia e suas atualizações permitem adequações ao estilo e ao mapeamento de cada cliente, e a função de transcrição de áudio facilia a presença da marca no dia a dia de seus clientes

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

29 de outubro de 2021
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