12 modelos de mensagens de cobrança: SMS, WhatsApp e E-mail
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12 modelos de mensagens de cobrança: SMS, WhatsApp e E-mail

Confira exemplos prontos de mensagem de cobrança para SMS, E-mail e WhatsApp — com dicas práticas para melhorar sua estratégia e reduzir a inadimplência.

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Se sua empresa está em busca de uma forma eficiente de recuperar valores em aberto, usar mensagens de cobrança por canais digitais pode ser uma solução ideal. O SMS, por exemplo, tem alta taxa de entrega e funciona mesmo sem internet. O WhatsApp permite uma abordagem mais pessoal. E o E-mail é ideal para mensagens mais completas e formais. 

Neste artigo, reunimos 12 modelos prontos de mensagens de cobrança para enviar por diferentes canais — incluindo SMS, WhatsApp e E-mail — além de boas práticas para personalizar suas abordagens e tornar sua comunicação mais eficiente e humanizada

Quer tornar sua estratégia de cobrança mais eficiente? Fale com quem entende de comunicação digital para resultados reais.

Por que investir em mensagem de cobrança personalizada

Independente do segmento da sua empresa, existem alguns elementos que toda mensagem de cobrança deve ter: clareza, empatia, objetividade e profissionalismo. O objetivo é lembrar o cliente do compromisso financeiro de forma respeitosa, encorajando o pagamento sem causar constrangimento. 

Dessa forma, evite termos agressivos como “você deve” ou “não pagou” e prefira abordagens construtivas, que ofereçam alternativas para a regularização da dívida. Também é fundamental adaptar o tom conforme a fase da inadimplência: cobranças preventivas pedem mensagens mais leves, enquanto atrasos mais longos exigem posicionamentos mais firmes, mas ainda respeitosos. 

Além disso, mensagens de cobrança personalizadas demonstram cuidado com o cliente e aumentam significativamente as chances de conversão. Ao utilizar dados como nome, valor da dívida, data de vencimento e histórico de pagamento, sua comunicação se torna mais relevante e direcionada. Isso não só melhora a taxa de resposta, como também reforça a imagem da empresa como parceira do consumidor, e não apenas como uma cobradora.

12 modelos de mensagens de cobrança por canal

Que tal agora conhecer os modelos de mensagem de cobrança divididos por canal que separamos para a sua empresa? Além de personalizá-los para cada cliente, é possível assim incluir o nome e as demais informações variáveis, mesmo em um disparo em massa. Acompanhe:

Modelos de mensagens de cobrança para SMS

O SMS para cobrança pode ser mais eficiente. Isso porque ele não depende de conexão com a internet ou de aplicativo terceiros para recebimento da mensagem. Ou seja, a notificação de cobrança amigável surge na tela do consumidor, e ignorá-la se torna mais difícil. O SMS é direto, tem alta taxa de abertura e é ideal para cobranças curtas e objetivas. Confira alguns exemplos:

Modelo 1: aviso pré vencimento

[NOME DO CLIENTE], o pagamento do seu boleto no valor de R$ XXX,XX está com o prazo de vencimento para o dia XX/XX/XXXX. Utilize o código XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX para realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco. Dúvidas? Fale conosco pelo WhatsApp XXXX-XXXX.

Modelo 2: dia do vencimento

Seu boleto da [NOME DA EMPRESA] vence hoje! Não esqueça de pagá-lo em dia para evitar juros. Copie e cole o código de barras do boleto e pague agora mesmo: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX.

Modelo 3: cobrança após o vencimento

[NOME DO CLIENTE], não consta em nosso sistema o pagamento referente ao mês de XXXX para a [NOME DA EMPRESA]. Responda SIM para receber o código de barras com o valor atualizado. Caso você já tenha efetuado o pagamento, desconsidere esta mensagem.

Modelo 4: cobrança após o vencimento

Olá, [NOME DO CLIENTE]. Este é um lembrete de que a sua fatura de R$ XX,XX na [NOME DA EMPRESA] ainda está em aberto. Responda esta mensagem gratuitamente para negociarmos seu débito o quanto antes.

Modelo 5: cobrança após o vencimento

Oi, [NOME DO CLIENTE]. Gostaríamos de entender o motivo do atraso no pagamento do seu boleto de [MÊS] da [NOME DA EMPRESA]. A falta de pagamento pode interromper a prestação de serviços.
Use o código de barras a seguir para pagar o boleto atualizado: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX. Em caso de dúvidas, fale conosco pelo WhatsApp XXXX-XXXX.

Como enviar lembrete de pagamento ou cobrança por E-mail?

Apesar do crescente uso dos demais canais digitais, o e-mail continua sendo amplamente usado por muitos usuários, principalmente para receber mensagens corporativas. Então, se você tem uma base de contatos no e-mail, construa um planejamento de cobrança por e-mail marketing. O e-mail permite explicar melhor a situação e incluir anexos como contratos, boletos ou propostasConfira alguns modelos de mensagem a seguir:

Modelo 6: aviso pré vencimento

Assunto: O vencimento da fatura está chegando!


“Olá, [NOME DO CLIENTE], tudo bem?

O boleto no valor de R$ XXX,XX, referente à compra realizada com a [nome da empresa] vence nos próximos dias. Realize o pagamento até a data de vencimento para evitar multas por atraso.
Para facilitar o acesso, aqui está o seu código da fatura: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX.

O processamento do pagamento pode demorar até X dias. Então, se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais informações sobre seus próximos vencimentos, basta entrar em contato pelo WhatsApp XXXX-XXXX.

Conte conosco!

Atenciosamente,
[NOME DA EMPRESA]

Modelo 7: dia do vencimento

Assunto: Sua fatura [NOME DA EMPRESA] vence hoje!

Olá, [NOME DO CLIENTE]! Tudo bem?

Estamos enviando esta mensagem para te lembrar que hoje é a data limite para realizar o pagamento da sua fatura.

Em anexo, você encontra a fatura para realizar o pagamento.

Caso encontre alguma dificuldade ou tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco pelo WhatsApp XXXX-XXXX.

Atenciosamente,
[NOME DA EMPRESA] 

Modelo 8: cobrança após o vencimento

Assunto: Fatura em atraso

Prezado [NOME DO CLIENTE],

Ainda não recebemos o pagamento da fatura n.º [código], que venceu em XX/XX/XXXX.

Entendemos que imprevistos podem acontecer e, às vezes, perdemos alguns prazos. Para facilitar o seu acesso, atualizamos o boleto com o valor e uma nova data de vencimento.

Ainda assim, caso você tenha qualquer dificuldade para efetuar o pagamento, não deixe de entrar em contato conosco pelo WhatsApp XXXX-XXXX.

Atenciosamente,
[NOME DA EMPRESA]

Como mandar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp?

Assim como nos outros canais, a primeira mensagem a ser enviada pelo Whatsapp é a cobrança preventiva. Ainda que sirva para avisar sobre a chegada do prazo de vencimento do boleto, a mensagem tem por objetivo prevenir atrasos e inadimplência. Aliás, neste canal, opte por mensagens mais amigáveis. O WhatsApp é um canal mais pessoal, com altas taxas de leitura e interação. Use linguagem amigável e objetiva. Veja os exemplos:

Modelo 9: aviso pré vencimento

Olá, [NOME DO CLIENTE]. Sua fatura [NOME DA EMPRESA] vence nos próximos dias! 👀

Para facilitar o seu pagamento, copie e cole o código de barras: 

Código de barras: XXXXXXXX-XXXXX-XXXXXXXX-XXXXXX

Precisa falar com a gente? É só responder essa mensagem que teremos prazer em te ajudar. 

Conte com a gente!
[Nome da empresa].

Modelo 10: dia do vencimento

[PRIMEIRO NOME], tudo bem? 

Estou enviando esta mensagem para lembrar que hoje é o dia do vencimento do seu boleto [Nome da empresa], no valor de R$ XXX,XX. Pague o quanto antes e evite multas! 😊

Caso tenha alguma dificuldade para realizar o pagamento, você pode responder esta mensagem, combinado?

Atenciosamente,
[NOME DA EMPRESA].

Modelo 11: cobrança após o vencimento

Opa, [NOME DO CLIENTE]! Como vai?

Notamos que você tem uma fatura [NOME DA EMPRESA] que venceu no dia XX/XX/XXXX, no valor de R$ XX,XX, em aberto.

Caso esteja enfrentando problemas para regularizar sua situação, basta responder esta mensagem pelo Whatsapp, combinado?

A efetivação dos pagamentos pode levar até X dias. Então, se você já realizou o pagamento do boleto, desconsidere este lembrete.

Estamos à disposição,
[Nome da empresa]. 😊

Modelo 12: cobrança após o vencimento

Olá, [NOME DO CLIENTE], como vai? 

Aqui é da/do [NOME DA EMPRESA],

Ainda não identificamos o pagamento do seu boleto no valor de R$ XX,XX. O vencimento foi em XX/XX/XXXX. 

Solicite a sua 2ª via do boleto aqui pelo Whatsapp ou utilizar o código de barras abaixo para resolver essa pendência:

Código de barras: XXXXXXXX-XXXXXX.XXXXXXXX-XXXXXX

Atenciosamente,
[Nome da empresa].

Será que a sua estratégia de mensagens de cobrança está sendo eficiente?

Uma pesquisa feita pela CNDL em conjunto com o SPC Brasil mostrou que 40% das pessoas se sentem constrangidas quando são cobradas. Apesar do Código de Defesa do Consumidor proteger o cliente de qualquer constrangimento, isso não impede que a sua empresa realize cobranças, mas é importante se ater às boas práticas.

Nesse sentido, ter firmeza na mensagem de cobrança é diferente de ser agressivo. Nessa hora, é fundamental acertar, não só no tom da mensagem, como também no canal de cobrança. E claro, ter em mente que nenhuma mensagem de cobrança vai funcionar para todos os casos, já que cada situação pede um tipo de mensagem, pois os cliente é único e as circunstâncias das dívidas são diferentes. 

Mesmo assim, não é necessário escrever uma mensagem de cobrança para cada cliente. O interessante é manter alguns tipos de mensagem de cobrança salvos, com variáveis de nome bem como o valor da dívida. Uma forma bastante eficaz de aumentar a conversão do pagamento é oferecer o boleto ou o caminho para realizar o pagamento na mensagem. 

Outro ponto essencial a ser considerado nesses modelos de mensagem para acordo de cobrança é o tempo da dívida e o número de cobranças que já foram feitas anteriormente. Cobrar alguém que está com o pagamento atrasado em um dia não é o mesmo de cobrar alguém inadimplente há mais de um mês, certo? A primeira abordagem serve mais como um lembrete, e as próximas devem ser mais firmes, reforçando a importância do pagamento e os danos do não pagamento. 

Qual o melhor canal para mensagem de cobrança?

Muitos canais como SMS, e-mail e RCS ajudam na automatização dessas mensagens, entendendo a etapa da dívida e selecionando a melhor mensagem de cobrança para cada cliente. Então, que tal falarmos sobre os melhores canais para enviar mensagens de cobrança? Vem com a gente! 

SMS para cobrança

O SMS é uma ferramenta essencial para mensagens de cobrança automatizadas, simples e impessoais. Hoje em dia, praticamente todo mundo tem um celular, o que faz do SMS um canal com excelente alcance e taxas de abertura que chegam a 97%. Incrível, né? Por esse canal, você pode enviar lembretes de dívidas e junto com o código de barras para que o pagamento seja realizado, facilitando a jornada do cliente.

E-mail

Este canal também é uma excelente opção para mensagens de cobrança. Aqui, o ideal é priorizar contatos mais formais e aproveitar a possibilidade de redigir mensagens mais longas para abordar detalhes mais complexos, como proposta de negociação, por exemplo. Os e-mails com mensagens de cobrança podem trazer, além do valor em aberto, todo o detalhamento da dívida, incluindo contratos, tempo de atraso, juros, multas e eventuais correções.

Mensagem de cobrança por RCS

O RCS é um canal inovador para envio de mensagens de cobrança. Essa tecnologia, desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, tem como objetivo facilitar o envio de mensagens e traz benefícios únicos para o serviço de mensageria. 

Esse novo padrão de mensagens disponibiliza recursos que geram mais engajamento e interação através de elementos multimídia, como imagem, vídeo, áudio e gifs. Além disso, essas comunicações têm o nome da sua empresa, o logo e uma breve descrição, o que gera maior confiança e autoridade na hora de realizar uma cobrança.

Mensagem de cobrança pelo WhatsApp

Mensagens de cobrança por WhatsApp torna a mensagem mais pessoais e devem ser utilizadas quando você deseja conseguir respostas mais rápidas. No entanto, cuidado para não exagerar no volume e tornar-se um incômodo para o seu cliente. Pelo WhatsApp, a sua empresa pode apresentar o histórico da dívida e as possibilidades de liquidá-la. Um ponto a favor do aplicativo é que, através dele, você pode enviar fotos e mensagens de áudio, o que facilita o contato. 

Telefone

Recuperação de crédito é uma tarefa desafiadora, mas é possível com o canal correto. As ligações são uma boa opção quando são feitas por agentes virtuais de voz. Falar com um robô faz com que o cliente não se sinta constrangido para falar da sua dívida, ao contrário do que pode acontecer quando quem liga, é um atendente da sua empresa. As chances de conseguir reverter a inadimplência de forma rápida e dinâmica através dos robôs é bastante alta, o que faz do canal muito eficiente.

Quais indicadores de performance para mensagem de cobrança?

Para saber qual canal de envio de mensagens de cobrança está funcionando melhor, é preciso analisar alguns indicadores específicos. Veja a seguir o que levar em consideração:

CPC – Contato com a Pessoa Certa

Acertar o cliente, ou seja, cobrar a pessoa certa é crucial. Fazer o contato direto com o devedor e não com terceiros é primordial para o sucesso da cobrança. Para isso, cada contato deve ser monitorado a fim de garantir que os dados fornecidos estão corretos. Principalmente no que diz respeito ao número do telefone ou celular para envio de SMS, RCS e ligações e endereço de e-mail.

Valores recuperados

Esse, sem dúvidas, é um dos indicadores de cobrança mais importantes. Saber qual canal recupera mais valores é crucial para julgar a performance de cada um e justificar os investimentos (ROI). Essa métrica está diretamente ligada ao CPC, ou seja, o canal que conseguir contato com mais pessoas certas, terá um potencial maior de recuperar mais dinheiro para a sua empresa.

Sua empresa está pronta para recuperar mais crédito com menos esforço? Fale conosco e descubra como otimizar seus canais de cobrança com inteligência. 

Tempo de negociação e renegociação

Não só a quantidade de dinheiro recuperado é importante, mas também em quanto tempo é possível reduzir a inadimplência. Quanto mais dias se passam, mais difícil se torna a cobrança e a chance de sucesso. Para isso, é necessário saber o tempo médio de uma negociação ou renegociação a fim de otimizar as réguas de cobranças para cada canal que a sua empresa utiliza e saber qual discurso está sendo mais efetivo.

Conclusão: automatize suas mensagens de cobrança e reduza a inadimplência

Com os modelos certos e os canais ideais, você pode transformar sua estratégia de cobrança: mais agilidade, menos inadimplência e melhor relacionamento com seus clientes. 

Quer automatizar sua cobrança com SMS, WhatsApp, RCS, E-mail e Agente de Voz? Fale com a Pontaltech e descubra como a nossa plataforma pode ajudar sua empresa a aumentar a recuperação de crédito com mais eficiência e economia.  

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16 de novembro de 2022
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