O mercado de crédito no Brasil é extremamente competitivo e, ao mesmo tempo, cercado de desafios. Diante desta busca constante por formas de reduzir a fricção no processo de contratação de empréstimos e aumentar a conversão dos clientes, a NoVerde por Dotz, em parceria com a Pontaltech, identificaram uma oportunidade estratégica. Assim, desenvolver uma jornada de contratação de empréstimo 100% digital dentro do canal RCS (Rich Communication Services), o que gerou um aumento de 1.400% em seu ROI.
O desafio era claro: eliminar etapas desnecessárias que geravam atrito e desistência no processo, oferecendo uma experiência respeitando as normas regulatórias do setor de crédito. “Engajar esse público em canais mais tradicionais é uma tarefa bastante complexa, o que nos levou a buscar soluções que reforçassem o apelo visual da marca, como forma de transmitir maior confiabilidade em um produto sensível como este e, dessa forma, aumentar a conversão. E, encontramos tudo isso com o RCS”, explica Yuri Pereira, Analista BI Sênior da NoVerde por Dotz.
Diferentemente das mensagens de texto tradicionais, o RCS oferece recursos como botões de ação, carrosséis, vídeos e até formulários dentro da própria conversa, sem redirecionamentos. As mensagens chegam com nome, logo, cartão de visitas e descrição da marca, o que proporciona uma experiência semelhante à de aplicativos de mensagens populares, mas diretamente no aplicativo nativo de mensagens do celular.
A jornada de sucesso com RCS
A ideia, portanto, era desenvolver uma jornada sem redirecionamento para aplicativos ou páginas externas, de forma que o cliente pudesse conduzi-la em apenas oito interações. Assim, saindo com o empréstimo aprovado e contrato assinado, sem barreiras ou transbordo para outros ambientes digitais.
Todo o motor de crédito integrou na solução via API, trazendo um visual aderente à identidade da NoVerde por Dotz, no qual cada tela da jornada desenha em conformidade com o branding, reforça segurança e confiança. “Se tratando de um tema tão delicado à população, orientamos no desenvolvimento de um fluxo simplificado contendo, apenas, as etapas essenciais para essa aprovação, da validação de dados à assinatura eletrônica – o que trouxe uma experiência end-to-end bastante enriquecedora”, destaca Luiz Correia, Head Comercial da Pontaltech.
A campanha foi enviada para mais de 57 mil clientes, com resultados expressivos em cada etapa da jornada. De cada 100 simulações, 61 resultaram em aprovação, e 37 seguiram até a assinatura. No total, mais de R$ 600 mil contratados em empréstimos finalizados com um valor médio de, aproximadamente, R$ 2.611,00 cada. O custo médio por conversa foi de R$ 0,35, gerando um alto retorno do investimento.
Resultados que são Hero Case
Essas conquistas, segundo Luiz, comprovam como a escalabilidade do canal é viável mesmo em um produto complexo e regulado, como crédito, assim como seu potencial. Assim, como ferramenta estratégica de relacionamento, capaz de construir fluxos simples, fluídos e um elevado nível de conversão. Não à toa, o case também foi premiado na categoria Streamlining Processes and Efficiency do RCS World Tour, evento promovido pelo Google para premiar os melhores cases deste canal.
O projeto também figura entre os primeiros do mercado brasileiro a implementar uma jornada completa de crédito dentro do RCS. Assim, o posicionando como um meio estratégico não apenas para cobrança e marketing, mas também para operações complexas e reguladas. Assim, que necessitam fluxos conversacionais enxutos como forma de equilibrar simplicidade, escalabilidade e alta rentabilidade.
Mais do que números expressivos, o case abre caminho para que instituições financeiras explorem novos modelos de relacionamento digital. Então, capazes de unir eficiência, confiança e escalabilidade em um único fluxo conversacional. “O cliente está disposto a contratar crédito por bots, desde que o processo seja rápido, claro e transparente. Nesse sentido, o RCS se mostrou altamente eficaz para atrair e converter pessoas de difícil engajamento. O que nos motivará a continuar aperfeiçoando e inovando nossa comunicação perante uma experiência de crédito cada vez melhor”, finaliza Yuri.
