Chatbot no atendimento: 5 motivos para ter na sua empresa
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5 motivos para ter chatbot no atendimento da sua empresa

Os chatbots têm sido muito utilizados para automatizar e otimizar o atendimento ao cliente. Conheça 5 motivos para ter em sua empresa.

Você provavelmente já conversou com algum chatbot para atendimento. Pode ser que o termo não seja tão familiar, mas após a leitura desse artigo, você vai saber como essa tecnologia tem impactado os atendimentos.

Vamos começar?

O que são Chatbots?

Saber o que são é tão simples quanto a própria palavra sugere. Na língua inglesa, a palavra chat significa bate-papo ou conversa, enquanto bot é o diminutivo de robot (robô). Ou seja, chatbots nada mais são do que robôs programados por meio de Inteligência Artificial para interagir.

Os chatbots têm sido muito utilizados por empresas que buscam automatizar e otimizar seu atendimento. Isso porque o poder de interação em tempo real é um dos maiores benefícios que atraem o público digital.

Você já pensou nas dúvidas que o seu cliente pode ter sobre seus serviços? E que não ter as respostas para essas dúvidas, pode ser o motivo de uma possível venda não acontecer?

Manter o seu público próximo, atendendo suas dúvidas e necessidades é um dos grandes desafios, e o chatbot é uma das principais ferramentas para auxiliar nesse processo.

Conheça alguns dos motivos para ter um chatbot no atendimento

1. Garantir um atendimento personalizado e humanizado

Mesmo no meio virtual, a relação entre vendedor e cliente tende a ser cada vez mais estreita. Além de responder em tempo real, o chatbot possui uma figura personalizada que dá a sensação de realmente estar falando com uma pessoa.

Hoje, com o avanço das tecnologias, as conversas são fluidas e humanizadas, o que gera proximidade. Além disso, esses robôs aprendem a cada contato, o que chamamos de machine learning.

2. Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana

Uma das principais vantagens do chatbot é o tempo de resposta. Isso porque eles ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, o usuário pode esclarecer suas dúvidas em qualquer horário, sejam dias úteis ou não.

Ter um atendimento full time para falar com seu público é essencial para aproximação e fidelização. E incluir o chatbot nesse processo, com certeza é um diferencial.

3. Melhora a experiência do usuário

Um dos principais pontos para fidelização é oferecer uma boa experiência ao usuário. Isso faz com que ele lembre da sua marca, aumentando as possibilidades de contatos futuros ou vendas.

Quando um usuário tem uma dúvida, ele procura a solução o mais rápido possível. Podemos considerar que o chatbot é uma grande ferramenta para esse processo, já que possuem atendimento imediato e respondem muito mais rápido do que os humanos.

Tudo isso acaba passando para o usuário uma segurança maior e a imagem de uma empresa organizada e preocupada com praticidade .

O chatbot tem grande influência na experiência do clientes, pois proporciona uma comodidade maior, gerando assim consumidores mais satisfeitos.

4. Crescimento em vendas

Os bots cada vez mais estão sendo utilizados para vendas. E isso quer dizer que eles atuam em toda jornada de compra.

Um processo de vendas passa por etapas que vão do reconhecimento e descoberta até a venda de fato. E no mundo conectado em que vivemos, as empresas precisam estar preparadas para atender seus potenciais clientes de maneira ágil e em diversos canais.

É por isso que o chatbot tem se destacando tanto neste canal. Afinal, com um atendimento mais rápido e prático, as pessoas tendem a se sentir motivadas a comprar.

5. Redução de custos

Ao implantar o chatbot em seus canais de atendimento sua empresa gera economia. Vou te explicar.

Sua empresa reduzirá o investimento em contratação e treinamento de colaboradores. Além disso, você poderá ter uma equipe menor, já que o chatbot tem a capacidade de atender várias pessoas ao mesmo tempo. Há um estudo da IBM que revela que os chatbots reduzem em até 30% os custos destinados ao atendimento.

Chatbot no atendimento

Gostou das vantagens de se trabalhar com chatbots? Mas você pode estar se perguntando, mas em que canais eles podem atuar?

Os chatbots podem ser integrados em diversos canais. WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Business Messages, SMS e muito mais. Se você quer se aprofundar mais no assunto e saber como aplicá-lo em sua estratégia, clique aqui.

O fato é, hoje as pessoas estão mais conectadas do que nunca e têm os seus canais prediletos. Sua empresa está pronta para atendê-los?

Conheça o nosso Chatbot

Vimos ao longo do texto que para garantir a satisfação dos clientes e manter a boa reputação da marca é necessário estar presente nos canais de preferência dos consumidores. Por isso, criamos o nosso Chatbot, uma plataforma que integra todos os canais de comunicação em um único lugar.

Temos um time de especialistas prontos para desenhar jornadas completas de conversação. Nossa plataforma foi desenvolvida para gerar maior controle de todas as interações e agilidade no atendimento.

Com ela é possível gerenciar todos os canais, aumentar a produtividade, e ter uma visão gerencial e operacional muito mais eficiente.

E por meio de fluxos conversacionais e inteligência artificial, o Chatbot possibilita com que sua empresa se comunique sempre que seu cliente quiser, onde ele quiser.

Pronto para revolucionar o atendimento da sua empresa? Vamos juntos?

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17 de maio de 2021
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