A Ademicon, maior administradora independente de consórcios do Brasil, em parceria com a Pontaltech, desenvolveu uma estratégia que une SMS, WhatsApp e Chatbot para agilizar a nutrição de leads. Com isso, os atendimentos se tornaram mais rápidos e eficientes, impactando diretamente a produtividade dos consultores de vendas.
Há algum tempo, a empresa já desejava implantar um Chatbot para simulação de planos de consórcio de forma rápida, sem depender da central de atendimento. Após a fusão com uma companhia de tecnologia e o reposicionamento da marca, essa necessidade tornou-se prioridade. Dessa forma, oferecer autonomia ao cliente para simular planos adequados à sua realidade permitiu repensar processos internos.
Integração de canais é a chave!
Com base no perfil e objetivos da empresa, foram definidos fluxos conversacionais que contemplassem toda a jornada do cliente. Além disso, decidiu-se integrar o Chatbot às ações de SMS e WhatsApp para potencializar a geração de leads. Outro ponto essencial era a praticidade operacional; por isso, o Chatbot foi integrado ao CRM. Assim, garantindo que as informações chegassem rapidamente e com precisão ao time de vendas.
O principal ganho foi proporcionar um atendimento ágil aos potenciais clientes. As ações combinadas com SMS foram altamente eficazes, aproveitando o alcance das mensagens curtas para atrair público ao Chatbot. Assim, com fluxos humanizados e respostas imediatas, a empresa identificou automaticamente os leads mais qualificados, poupando tempo dos atendentes e acelerando a chegada dos contatos mais quentes aos consultores — aumentando as chances de conversão.
O sucesso foi tanto que a Ademicon está implantando a solução também no setor de pós-vendas, visando ainda mais eficiência, padronização e agilidade no atendimento em tempo real.
