Casas Bahia aumentou o ROI na Black Friday com RCS
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Veja como as Casas Bahia aumentou o ROI na Black Friday com RCS

Entenda as estratégias que as Casas Bahia usou na Black Friday utilizando o RCS que aumentou o ROI em 6,2%

Você já parou para pensar no poder do RCS marketing na sua estratégia de Black Friday? O mês de Novembro está aí e não tem como esperar, então, se a sua resposta foi não, você precisa conhecer alguns cases, como o das Casas Bahia, que aumentou seu ROI utilizando RCS em uma das épocas mais competitivas e importantes do ano.  

Vem com a gente desvendar as oportunidades que só RCS marketing traz para a sua empresa. Os resultados são reais e histórias como o RCS Casas Bahia estão aí para te mostrar que é possível vender mais na Black Friday e todos os dias. Quem sabe no ano que vem o case da vez não é o do seu negócio? Acompanhe! 

O que é o RCS?

O RCS é um formato inovador de mensagem que permite incluir conteúdos multimídia, como imagens, vídeos, carrosseis de produtos e botões interativos, tudo dentro do aplicativo de mensagens do smartphone, em outras palavras, é como levar a experiência das redes sociais e dos aplicativos diretamente para o ambiente de mensagens, tornando a comunicação mais rica, atrativa e interativa.

Isso faz com que esse canal tenha algumas vantagens em relação ao SMS e até mesmo ao WhatsApp, por exemplo. Dessa forma, além de ser visualmente mais atraente, ele permite uma comunicação mais envolvente, o que pode resultar em taxas de conversão mais altas. Outro benefício certamente, é que as mensagens são entregues diretamente no celular do cliente, sem a necessidade de baixar aplicativos extras, tornando o acesso rápido e fácil.

Como utilizar o RCS na Black Friday?

Como você percebeu, o RCS marketing é uma ferramenta poderosa, especialmente quando o objetivo é destacar-se durante a Black Friday. Abaixo, queremos que você conheça algumas estratégias eficazes para utilizar o RCS durante esse período:

Ofertas personalizadas e atraentes

Com o RCS, é possível enviar ofertas personalizadas que chamam a atenção do cliente, já que esse formato favorece o uso das imagens de produtos, animações e vídeos curtos para mostrar as promoções de maneira impactante. 

Botões interativos para ações rápidas

Uma das grandes vantagens do RCS marketing é a possibilidade de incluir botões interativos. Durante a Black Friday, você pode criar botões de “Compre Agora,” “Saiba Mais,” ou “Veja a Oferta,” facilitando a navegação e a conversão do cliente em meio a milhares de comunicações de outras empresas que ele estará recebendo. 

Mensagens automatizadas

A Black Friday é o momento de trazer eficiência para a sua operação de marketing. Portanto, use o RCS para segmentar sua base de clientes de acordo com interesses e histórico de compras e envie mensagens automatizadas com ofertas que se adequam ao perfil de cada consumidor, aumentando as chances de conversão.

Chatbots para suporte e vendas

O RCS também permite o uso de chatbots, que nesse caso, podem auxiliar os clientes durante a jornada de compra, tirando dúvidas e oferecendo sugestões de produtos 24 horas por dia. Isso melhora a experiência e ajuda a fechar mais vendas durante a Black Friday sem depender de um aumento no quadro de funcionários.

Como a Casas Bahia conseguiu aumentar sua receita em 17% usando RCS marketing?

Fundada em 1946, a Casas Bahia é uma das marcas mais reconhecidas do setor varejista brasileiro. Parte do Grupo Casas Bahia, a empresa acumula anos de experiência tanto no comércio físico quanto online, conectando-se com milhões de clientes todos os meses. Sendo assim, inovar nas estratégias de relacionamento, marketing e vendas é essencial para manter o engajamento do público. 

Diante dos desafios do setor varejista, a empresa queria expandir seu alcance além dos métodos tradicionais de marketing, proporcionando uma experiência mais envolvente e interativa para os clientes. A ideia era testar o potencial do RCS como um canal estratégico para campanhas digitais, promovendo uma solução exclusiva da marca: o Carnê Digital, uma opção de parcelamento digital para facilitar as compras dos consumidores.

Para isso, a Casas Bahia, em parceria com a Pontaltech, lançou uma campanha de marketing utilizando o RCS e o WhatsApp ao mesmo tempo, com o mesmo conteúdo sobre Carnê Digital sendo enviado através dos dois canais simultaneamente. O objetivo era avaliar o desempenho de ambos e identificar qual seria mais eficaz em termos de engajamento, conversão e ROI. 

Os resultados deste teste são incríveis!

Certamente, a campanha RCS Casas Bahia trouxe resultados expressivos que destacaram o poder desse canal em comparação com o WhatsApp desde o KPI inicial, até de fato, a conversão em vendas. Veja:

  • 24% a mais de taxa de leitura;
  • Aumento de 28% na taxa de resposta;
  • ROI de 397x, 6.2x maior que o WhatsApp;
  • Aumento de 8% no número de pedidos e 17% na receita de vendas, provando assim, que o RCS marketing não traz apenas engajamento, mas então, vendas.

Se impressionou com esses números, não é mesmo? O RCS se destaca por sua capacidade de combinar texto com conteúdo multimídia, elevando o engajamento e conversão em relação aos canais tradicionais. Mas, nada disso acontece sozinho, e é preciso uma estratégia consistente e que siga boas práticas para esse canal, então, continue acompanhando que vamos falar mais sobre isso a seguir!

8 dicas e boas práticas de RCS marketing para essa Black Friday 

Quer esse tipo de resultado aí, na sua empresa? Então, como eu disse, não deixe para depois e comece a usar o RCS marketing corretamente ainda nesta Black Friday. Veja algumas boas práticas: 

1. Crie senso de urgência

O RCS permite o uso de elementos visuais e interativos que ajudam a transmitir um senso de urgência. Utilize contagens regressivas, banners de “oferta por tempo limitado” e notificações de estoque baixo para motivar o cliente a agir rapidamente. 

2. Envie mensagens com moderação

Não é porque funciona que você precisa estressar o canal, muito pelo contrário. Apesar de o RCS marketing ser rico e interativo, é importante não exagerar na quantidade de mensagens, até porque o excesso de envios, consequentemente, pode cansar o cliente e aumentar a taxa de descadastramento. Portanto, nesta Black Friday, planeje uma frequência de mensagens que mantenha o interesse, mas sem ser invasivo.

3. Obtenha Opt-In 

Certifique-se de que seus clientes tenham optado por receber comunicações via RCS. Além de cumprir as regulamentações, o opt-in garante que você está alcançando um público que já está interessado em suas ofertas, aumentando as chances de conversão.

4. Personalize suas ofertas

Use os dados disponíveis para segmentar sua base de clientes e enviar ofertas personalizadas que façam sentido para cada grupo. O RCS permite incorporar o nome do cliente, sugestões de produtos e histórico de compras, aumentando a relevância das mensagens.

5. Facilite o descadastramento

A facilidade para se descadastrar das mensagens é fundamental para manter uma comunicação ética e respeitosa, sendo assim, inclua opções de opt-out visíveis para que os clientes que desejam interromper a comunicação possam fazê-lo facilmente.

6. Crie uma experiência de compra direta

O RCS marketing permite criar uma experiência de compra quase completa diretamente na mensagem, usando botões interativos, carrosseis de produtos e links para checkout. Aproveite para criar jornadas rápidas e intuitivas para o cliente, facilitando a conversão.

7. Faça testes A/B 

O RCS oferece métricas detalhadas sobre a interação dos clientes, como cliques e respostas. Aproveite essas informações para realizar testes A/B com diferentes tipos de mensagens, ajustando conteúdo, tom e elementos visuais para obter o máximo de resultado, por isso, esses testes devem ser feitos antes da Black Friday começar para que, durante o evento, você use as suas melhores versões. 

8. Aproveite todos os recursos 

O RCS permite usar vídeos, imagens e GIFs que ajudam a mostrar os produtos de forma visual e detalhada. Essa é uma ótima oportunidade de incluir demonstrações de uso, comparações de produtos e imagens em alta qualidade para atrair o cliente. Aproveite para criar vídeos curtos mostrando os principais produtos em promoção, incluindo depoimentos de clientes e vantagens da Black Friday.

Conte com o RCS Pontaltech

Quer descobrir como implementar o RCS na sua empresa ainda nesta Black Friday? A Pontaltech, parceira oficial do Google, já possui vários cases de sucesso que demonstram a eficácia do canal em diferentes aplicações. Para empresas que buscam atrair, encantar e engajar clientes, a Pontaltech está pronta para oferecer sua plataforma de RCS. 

Solicite uma demonstração e fale com um especialista sobre RCS marketing e descubra mais sobre todas as vantagens e usos dessa solução! 

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25 de outubro de 2024
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