Uma nova forma de comunicação entre empresa e cliente que permite enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e outros tipos de mídia, o RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel. Desenvolvido pelo Google, ele oferece um sistema de mensagens mais seguro, interativo e personalizado.
O RCS (Rich Communication Services) é uma evolução no mercado de mensageria, que chegou para aprimorar a forma de comunicação preferida pelos clientes, quando o assunto é falar com as marcas: mensagem de texto. Segundo pesquisa da Avochato, 75% dos consumidores preferem se relacionar com marcas por mensagens, ao invés de canais tradicionais. A mesma pesquisa diz ainda que 63% dos entrevistados escolheriam trocar marcas que não se comunicam por mensagem de texto, por uma que ofereça esse canal.
Os números são muito positivos para o RCS! A expectativa é que a quantidade de usuários salte de 1,2 bilhão, em 2020, para 3,9 bilhões em 2025.
Mas como aproveitar a versatilidade do RCS na comunicação da sua empresa? Continue a leitura que a gente te explica.
O que é RCS?
O RCS é um protocolo de comunicação criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA) em parceria com o Google. Seu objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto completo e interativo.
Com ele, empresas podem oferecer uma experiência rica aos seus usuários, porque além dos textos comuns o RCS permite o envio de imagens em alta resolução, vídeos, arquivos, áudio, imagens em carrossel e muito mais.
Além disso, as marcas conseguem atestar a autenticidade de suas comunicações, já que as mensagens chegam ao celular do usuário com o logo da empresa remetente e com o selo de verificação. O RCS é moderno e totalmente adequado a um público cada vez mais digital.
Quais as principais características do RCS?
O que faz esse canal se destacar quando comparado a outros é, além da facilidade de envio de diferentes tipos de mídia, a possibilidade de engajar e interagir com o usuário em tempo real e ambiente único, através de chatbots e inteligência artificial (AI). Não só isso, as métricas são mais completas e é possível monitorar taxas de abertura e de clique, por exemplo.
No RCS, uma marca pode construir de um fluxo de comunicação interativo e inteligente, com respostas e botões customizados, indo além do “SIM” ou “NÃO” tipicamente vistos.
Nesse sentido, listamos algumas características que fazem desse protocolo uma revolução na forma de comunicação automatizada entre empresa e cliente, confira:
- Suporte a mensagens de áudio e vídeo
- Envio de arquivos e imagens, inclusive em carrossel
- Mensagens com marca verificada, com o nome e logotipo da empresa
- Suporte à criação de grupos de conversa
- Envio de mensagens com mais de 160 caracteres
- Possibilidade de usar o Wi-Fi
- É possível ver quando o outro usuário está digitando
- É compatível com QR Code
Contudo, como utilizar a versatilidade do RCS Google na prática?
Existem muitas maneiras de usar o RCS para transformar a comunicação da sua empresa com os clientes. Ele pode complementar suas campanhas de marketing e de relacionamento.
Já na área de cobrança, o usuário interage com a empresa, agenda pagamentos ou recebe boletos, diretamente pela mensagem. Tudo sem a necessidade de contato com um atendente humano.
Menos restrições e limitações, permitem que sua marca ofereça ao cliente:
- Envio do cartão de embarque de um voo
- Enfio de fotos e vídeos de produtos dentro da própria conversa, sem que ele precise sair do app para ver
- Campanhas de marketing, remarketing e promoções
- Comunicação direta com usuários que abandonam o carrinho no site
- Suporte técnico
- A possibilidade de fazer, modificar e rastrear pedidos
- Oferta de consórcios
- Confirmação e agendamento de consultas e exames
Todos os celulares podem se comunicar por RCS?
Por enquanto, o RCS funciona no aplicativo de mensagens do Android. Aliás, os aparelhos mais modernos, já são vendidos com a tecnologia embarcada. No entanto, para os mais antigos, é sou baixar o app e aproveitar o que o RCS tem a oferecer pra você.
Conclusão
Em resumo, o RCS chegou para transformar a comunicação entre marcas e pessoas, e as pesquisas indicam um crescimento exponencial nos próximos anos. Ou seja, se sua empresa ainda não o inseriu nas estratégias de relacionamento com o cliente, pode estar perdendo uma grande oportunidade.
Quer saber mais sobre o RCS e os produtos Google? Temos uma equipe de especialistas preparados para tirar todas as suas dúvidas.
Para produzir esse conteúdo, consultamos:
- Pesquisa When It Comes to Communicating with Businesses, Customers Overwhelmingly Prefer Texting, realizada pela Avochato (clique para ler).
- Artigo Mensagem multimídia RCS cresce mais de 200%, mas ecossistema depende do envolvimento das operadoras para atrair mercado corporativo, do IP News (clique para ler).
Conheça outros conteúdos que podem te interessar
RCS: tudo o que você precisa saber
RCS no Brasil: saiba como sair na frente e aproveitar todas as vantagens