Pesquisa de satisfação por RCS: por que utilizar esse canal? | Pontaltech

Blog

Pesquisa de satisfação por RCS: por que utilizar esse canal?

A melhor forma de oferecer o melhor atendimento é ouvindo o cliente. O RCS é um grande aliado das empresas na pesquisa de satisfação

Uma das melhores formas de compreender se sua empresa está atendendo às expectativas dos clientes é ouvindo o que eles têm a dizer, através de pesquisa de satisfação.

Não há uma receita pronta sobre como criar uma, isso depende do objetivo do negócio e o que se quer saber dos consumidores.

Mas de forma geral, através de uma pesquisa de satisfação, é possível entender:

– A opinião dos clientes sobre o serviço ou produto
– A qualidade do atendimento
– Como os consumidores avaliam a experiência que tiveram com a marca
– Desejo de voltar a comprar

Em resumo, fazendo as perguntas certas e colhendo um bom número de respostas, é possível acessar diferentes visões. Toda essa informação se torna insumo para melhorar o relacionamento entre a marca e os clientes.

Por que fazer pesquisas de satisfação?

Porque saber dos próprios clientes o que eles acham da marca ou dos produtos é uma das melhores formas de tomar decisões estratégicas, baseadas em dados.

A pesquisa de satisfação também ajuda a reforçar que a empresa está preocupada com a experiência que oferece. Além disso, abrindo as portas para ouvir os consumidores, ela encontra pontos que precisam de melhorias e pode investir em estratégias para reverter a insatisfação.

Com a pesquisa, as empresas:

  • Identificam falhas no atendimento ou em outro processo
  • Avaliam se a experiência que estão oferecendo é efetiva
  • Valorizam seus clientes ao ouvi-los
  • Acumulam dados para criação de estratégias e ações

Quais canais utilizar para fazer a pesquisa de satisfação?

Há várias formas de divulgar a pesquisa de satisfação, desde formulários impressos até ligação telefônica. Independente do canal, o mais importante é trabalhar para ter o maior número de respostas possível. Porque quanto maior a amostra de dados, mais confiável é o resultado da pesquisa.

O e-mail é o canal mais comum para enviar pesquisa de satisfação. Ele é muito efetivo, no entanto, não é a única opção de divulgação e não há motivo para ficar preso somente a ele.

O SMS também costuma ser muito utilizado para essa finalidade. Sua vantagem é a alta taxa de entrega e a simplicidade e objetividade das mensagens, que fazem os consumidores rapidamente saberem do que se trata.

Existe ainda o RCS, um novo canal de mensageria, que possui funcionalidades ideais para a realização de pesquisa de satisfação.

Principais recursos do RCS

As funcionalidades do RCS geram maior engajamento. Isso porque ele oferece a possibilidade de criar mensagens com forte apelo visual, com imagens em alta resolução e a inclusão de botões interativos.

Além disso, a segurança é um fator de destaque, garantida pelo Google, responsável pelo desenvolvimento e expansão desse novo canal.

Assim, RCS permite o envio de arquivos multimídia, entre eles: foto, vídeo, carrossel de imagem e GIFs, tudo em alta resolução e direto no aplicativo de mensagens nativo dos smartphones do sistema Android.

Os botões interativos incentivam facilitam a resposta, já que os clientes não precisarão digitar, apenas clicar na sua melhor resposta – perfeito para pesquisas de satisfação.

Mas o mais importante ainda não foi dito: o RCS integra com chatbot para a criação inteligente de fluxos de conversa.

Todos esses recursos podem fazer com que a pesquisa de satisfação seja mais atrativa, dinâmica, confiável e personalizada. 

Por que utilizar o RCS para realizar pesquisa de satisfação?

O RCS possui mais vantagens que diversos canais de comunicação. Nele é possível desenhar, através da integração com o chatbot, fluxos personalizados, em que a próxima pergunta é baseada na resposta anterior. Por exemplo: a empresa cria duas pesquisas de satisfação, uma para falar com clientes satisfeitos e outra com os insatisfeitos.

Mas como saber quem é quem para direcionar as perguntas? Por meio do chatbot.

Comece perguntando se de modo geral, a pessoa está contente com a experiência com a marca. A partir dessa resposta, as próximas perguntas serão apresentadas.

RCS: pesquisa de satisfação
Pesquisa de satisfação pelo RCS

 

Na mesma linha do SMS, o RCS traz a rapidez do envio da mensagem e a alta taxa de recebimento como vantagem. Além disso, a forma de colher as respostas da pesquisa é simples e dinâmica.  Já que o canal tem botões interativos, que aumentam as chances participação do usuário.

O mais importante, toda a pesquisa é feita em um único ambiente, ali mesmo no aplicativo de mensagens do celular.

E nem se preocupe com a segurança dos usuários, no RCS, assim que a mensagem chegar, os clientes já serão apresentados à identidade visual da empresa e sua política de privacidade. Além disso, O Google atesta a segurança com um selo de verificação.

Inove a forma de se conectar e ouvir seu público, entre em contato para saber mais sobre o RCS e todas as possibilidades que ele oferece.

 

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

Comportamento do consumidor e a evolução no mercado de consumo

Por que o RCS é o futuro da comunicação B2C?

Jornada do cliente omnichannel

03 de maio de 2022
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados