RCS: Entenda como a nova ferramenta do Google funciona | Pontaltech

Blog

RCS: Entenda como a nova ferramenta do Google funciona

Conheça o RCS e saiba como aproveitar a versatilidade desse canal na comunicação da sua empresa

Uma nova forma de comunicação entre empresa e cliente que permite enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e outros tipos de mídia, o RCS é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel. Desenvolvido pelo Google, ele oferece um sistema de mensagens mais seguro, interativo e personalizado.

O RCS (Rich Communication Services) é uma evolução no mercado de mensageria, que chegou para aprimorar a forma de comunicação preferida pelos clientes, quando o assunto é falar com as marcas: mensagem de texto. Segundo pesquisa da Avochato, 75% dos consumidores preferem se relacionar com marcas por mensagens, ao invés de canais tradicionais. A mesma pesquisa diz ainda que 63% dos entrevistados escolheriam trocar marcas que não se comunicam por mensagem de texto, por uma que ofereça esse canal.

Os números são muito positivos para o RCS! A expectativa é que a quantidade de usuários salte de 1,2 bilhão, em 2020, para 3,9 bilhões em 2025.

Mas como aproveitar a versatilidade do RCS na comunicação da sua empresa? Continue a leitura que a gente te explica.

O que é RCS?

O RCS é um protocolo de comunicação criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA) em parceria com o Google. Seu objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto completo e interativo.

Com ele, empresas podem oferecer uma experiência rica aos seus usuários, porque além dos textos comuns o RCS permite o envio de imagens em alta resolução, vídeos, arquivos, áudio, imagens em carrossel e muito mais.

Além disso, as marcas conseguem atestar a autenticidade de suas comunicações, já que as mensagens chegam ao celular do usuário com o logo da empresa remetente e com o selo de verificação. O RCS é moderno e totalmente adequado a um público cada vez mais digital.

Quais as principais características do RCS?

O que faz esse canal se destacar quando comparado a outros é, além da facilidade de envio de diferentes tipos de mídia, a possibilidade de engajar e interagir com o usuário em tempo real e ambiente único, através de chatbots e inteligência artificial (AI). Não só isso, as métricas são mais completas e é possível monitorar taxas de abertura e de clique, por exemplo.

No RCS, uma marca pode construir de um fluxo de comunicação interativo e inteligente, com respostas e botões customizados, indo além do “SIM” ou “NÃO” tipicamente vistos.

Listamos algumas características que fazem desse protocolo uma revolução na forma de comunicação automatizada entre empresa e cliente, confira:

  • Suporte a mensagens de áudio e vídeo
  • Envio de arquivos e imagens, inclusive em carrossel
  • Mensagens com marca verificada, com o nome e logotipo da empresa
  • Suporte à criação de grupos de conversa
  • Envio de mensagens com mais de 160 caracteres
  • Possibilidade de usar o Wi-Fi
  • É possível ver quando o outro usuário está digitando
  • É compatível com QR Code

Você deve estar se perguntando: mas na prática, como usar a versatilidade desse canal na comunicação da minha empresa?

Existem muitas maneiras de usar o RCS para transformar a comunicação da sua empresa com os clientes. Ele pode complementar suas campanhas de marketing e de relacionamento. Já na área de cobrança, o usuário interage com a empresa, agenda pagamentos ou recebe boletos, diretamente pela mensagem. Tudo sem a necessidade de contato com um atendente humano.

Menos restrições e limitações, permitem que sua marca ofereça ao cliente:

  • Envio do cartão de embarque de um voo
  • Enfio de fotos e vídeos de produtos dentro da própria conversa, sem que ele precise sair do app para ver
  • Campanhas de marketing, remarketing e promoções
  • Comunicação direta com usuários que abandonam o carrinho no site
  • Suporte técnico
  • A possibilidade de fazer, modificar e rastrear pedidos
  • Oferta de consórcios
  • Confirmação e agendamento de consultas e exames

Todos os celulares podem se comunicar por RCS?

O RCS funciona no aplicativo de mensagens do Android. Os aparelhos mais modernos, já são vendidos com a tecnologia embarcada. Para os mais antigos, é sou baixar o app e aproveitar o que o RCS tem a oferecer pra você.

Conclusão

O RCS chegou para transformar a comunicação entre marcas e pessoas, e as pesquisas indicam um crescimento exponencial nos próximos anos. Se sua empresa ainda não o inseriu nas estratégias de relacionamento com o cliente, pode estar perdendo uma grande oportunidade.

Quer saber mais sobre o RCS e os produtos Google? Temos uma equipe de especialistas preparados para tirar todas as suas dúvidas.

Para produzir esse conteúdo, consultamos:

  • Pesquisa When It Comes to Communicating with Businesses, Customers Overwhelmingly Prefer Texting, realizada pela Avochato (clique para ler).
  • Artigo Mensagem multimídia RCS cresce mais de 200%, mas ecossistema depende do envolvimento das operadoras para atrair mercado corporativo, do IP News (clique para ler).

Conheça outros conteúdos que podem te interessar

RCS: tudo o que você precisa saber

RCS no Brasil: saiba como sair na frente e aproveitar todas as vantagens

SMS marketing: o que e como usar e porque adotá-lo

17 de maio de 2021
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados