RCS Google: entenda como a nova ferramenta funciona
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Entenda como funciona a nova ferramenta RCS Google

Conheça o RCS e saiba como aproveitar a versatilidade desse canal na comunicação da sua empresa

Uma nova forma de comunicação que permite enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e outros tipos de mídia chegou e se chama RCS Google. Trata-se de protocolo de entre operadoras de telefonia móvel que oferece um sistema mais seguro, interativo e personalizado. Mas quais são as vantagens dessa ferramenta em comparação ao SMS e ao WhatsApp?

Em primeiro lugar, o RCS (Rich Communication Services) é uma evolução das mensagens de texto tradicionais. Segundo pesquisa da Avochato, 75% dos consumidores preferem se relacionar com marcas por mensagens, ao invés de canais tradicionais. A mesma pesquisa diz ainda que 63% dos entrevistados escolheriam trocar marcas que não se comunicam por mensagem de texto, por uma que ofereça esse canal.

Além de possuir um amplo suporte multimídia e integração com outros aplicativos, o canal também conhecido como Google Business Messages tem atributos que chamam atenção. A exemplo disso, as mensagens chegam no perfil exclusivo e verificado das marcas, o que oferece mais credibilidade.

Quer saber mais sobre esse canal? Então, continue a leitura e veja como incluir o RCS na sua comunicação.

rcs google

O que é RCS?

O RCS é um protocolo de comunicação criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA) em parceria com o Google. Seu objetivo é oferecer um sistema de mensagens de texto completo e interativo. Aliás, o canal possui criptografia de ponta a ponta e os perfis criados na ferramenta passam por um sistema de aprovação e validação das informações.

O aplicativo Google Messages já é nativo de alguns aparelhos do sistema operacional Android e passou por algumas atualizações ao longo do tempo. A mais recente foi a inclusão de novos mecanismos que facilitaram a comunicação das empresas com seus clientes.

Seguindo a tendência de mercado, a inclusão de imagens, banners em carrossel vídeos e documentos no mesmo lugar onde são enviados textos simples, foi um passo importante na evolução do envio de SMS tradicional.

O RCS Google fez o caminho inverso de ‘apps’ como WhatsApp e iMessage do iOS que focaram no produto para o usuário final. Ambos já utilizavam esses recursos, mas não de maneira tão abrangente e elaborada para todas as necessidades. Isto é, o Google Messages, que recebe SMS e MMS, focou nas empresas para revolucionar esse serviço, dando espaço para a construção de toda a jornada do usuário/cliente em um mesmo ambiente.

Outro ponto positivo é que as marcas conseguem atestar a autenticidade de suas comunicações, já que as mensagens chegam ao celular do usuário com o logo da empresa remetente e com o selo de verificação. Ou seja, o RCS é moderno e totalmente adequado a um público cada vez mais digital.

Quais as principais características do RCS?

Para além da facilidade de envio com diferentes tipos de mídia, é possível engajar com o usuário em tempo real através de chatbots e inteligência artificial (AI). No RCS, uma marca pode construir de um fluxo de comunicação interativo, com respostas e botões customizados, indo além do “SIM” ou “NÃO” tipicamente vistos.

Não só isso, as métricas são mais completas e é possível monitorar taxas de abertura e de clique, por exemplo. Existem diversos benefícios do canal e por isso listamos algumas características que revolucionam a comunicação entre empresa e cliente, são eles:

  • Envio de imagem, gifs, vídeo, áudio e documentos
  • Mensagens corporativas únicas ou conversacionais
  • Recurso de carrossel com até 10 mídias em um único disparo
  • Perfil da marca verificado, com o nome e logotipo da empresa
  • Suporte à criação de grupos de conversa
  • Envio de mensagens com mais de 160 caracteres
  • Integração com aplicativos Google como Calendário, Mapas, Telefone, Carteiras (Wallet), entre outros
  • Relatórios sintéticos e analíticos completos
  • Possibilidade de criação de jornada do usuário
  • Chatbot com mídia integrada
  • P2A – ‘person-to-agent’: onde o usuário inicia uma conversa com a marca

Como utilizar a versatilidade do RCS Google na prática?

Existem muitas maneiras de usar o RCS para transformar a comunicação da sua empresa com os clientes. Ele pode complementar suas campanhas de marketing, relacionamento, saúde, cobrança, vendas, logística, serviços e muito mais.

Utilizando o RCS para cobrança, por exemplo, o usuário pode agendar pagamentos ou receber boletos, diretamente pela mensagem. Tudo sem a necessidade de contato com um atendente humano.

Com menos restrições, o canal RCS Google permite que sua marca ofereça ao cliente:

  • Envio do cartão de embarque de um voo
  • Portfólio de fotos e vídeos de produtos dentro da própria conversa, sem que ele precise sair do app para ver
  • Campanhas de marketing, remarketing e promoções
  • Comunicação direta com usuários que abandonam o carrinho no site
  • Suporte técnico
  • Possibilidade de fazer, modificar e rastrear pedidos
  • Oferta de consórcios
  • Confirmação e agendamento de consultas e exames
  • E muito mais!

Conclusão

Em resumo, o RCS chegou para transformar a comunicação entre marcas e pessoas, e as pesquisas indicam um crescimento exponencial nos próximos anos. Ou seja, se sua empresa ainda não o inseriu nas estratégias de relacionamento com o cliente, pode estar perdendo uma grande oportunidade.

Quer saber mais sobre o RCS e os produtos Google? Temos uma equipe de especialistas preparados para tirar todas as suas dúvidas.

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17 de maio de 2021
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