Marketing de Relacionamento: como criar sua estratégia | Pontaltech

Blog

Marketing de Relacionamento: como criar sua estratégia

Com marketing de relacionamento, a empresa cria uma relação positiva com os clientes e os mantém fiéis. Veja como aplicar essa estratégia.

O marketing de relacionamento é essencial dentro da estratégia de qualquer empresa. Afinal, quem não quer aprimorar a experiência oferecida aos seus clientes? Em um cenário de competitividade e alto custo na aquisição de novos clientes, fidelizar aqueles que já fazem negócios com você é um excelente caminho.

Ao investir no marketing de relacionamento você estará se preparando para manter uma relação positiva com os seus clientes, utilizando técnicas de retenção, fidelização e aumento da lealdade do público. Mas, se você não sabe muito bem como aplicar essas estratégias no seu dia a dia, você está no lugar certo!

Preparamos um artigo que vai te explicar não só o que é o marketing de relacionamento, mas também como aplicá-lo na sua empresa. Através de dicas práticas, você conseguirá colocar em ação uma estratégia completa de retenção e fidelização que vai mudar a forma como os seus clientes enxergam a sua empresa. Vamos lá?

O que é marketing de relacionamento?

De forma prática, o marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como objetivo fidelizar clientes. Dessa forma, foca-se nas relações construídas e no aperfeiçoamento da experiência positiva dos clientes, através de técnicas de retenção e aumento de lealdade com a marca.

Com um conjunto de ações desenvolvidas em diferentes canais, a empresa reforça a proximidade com os seus clientes, oferecendo benefícios que vão garantir a satisfação dos mesmos. Como resultado final, além de clientes fiéis, o marketing de relacionamento transforma clientes em fãs da sua empresa.

Como colocar o marketing de relacionamento em ação?

O conceito do marketing de relacionamento é muito poderoso. Mas como colocá-lo em prática? O caminho é pensar na experiência que você entrega para o seu cliente hoje, e como você pode melhorá-la. Afinal, a lealdade dos clientes está diretamente ligada à experiência que o seu negócio proporciona.

É através do contato com a sua marca que o público reunirá impressões para decidir se continua comprando com você, ou até mesmo indicando seus serviços para os outros. Por isso, além de conhecê-lo muito bem, você precisa tratá-lo de forma personalizada, humanizada, e estar disponível em diferentes canais de comunicação.

A seguir, vamos ver algumas ações práticas para implementar o marketing de relacionamento na sua estratégia de marketing:

Conheça o seu público

Você deve estar pensando: “Mas eu já conheço o meu público”. Talvez sim, mas será que você sabe exatamente quem são, por exemplo, os seus clientes promotores? Através de uma simples pesquisa usando a metodologia do Net Promoter Score (NPS), você descobre quem são aqueles que dizem ter tido uma boa experiência com a sua empresa e voltariam a fazer negócios.

A partir daí, seu papel é incentivar esses clientes para que indiquem a sua empresa para outras pessoas e sigam comprando cada vez mais com você. A chance de sucesso, dentro de uma base que já é leal à você, aumentará, e muito!

Crie conteúdos exclusivos e personalizados

Criar conteúdos exclusivos e personalizados é essencial dentro da estratégia de marketing de relacionamento. Isso porque, o seu objetivo é fazer com que o seu cliente se sinta tão especial, que ele nem cogite fazer negócios com outra marca. Para isso, faça com que cada comunicação enviada seja única.

Ao invés de enviar conteúdos e promoções gerais, por exemplo, invista em criar ações voltadas só para esse público. A dica é nichar o máximo possível para acertar na mosca o que o seu cliente quer receber. Esses envios precisam ser periódicos, e não trazer temas mirando apenas na conversão em venda, mas sim na conquista e no relacionamento com esse cliente.

Invista em canais digitais

A melhor forma de manter um bom relacionamento com os seus clientes é antecipando possíveis questões que possam vir a ser um problema. Um dos principais problemas de empresas de diferentes setores é o atendimento e seus canais de comunicação. Por isso, mostrar ao seu público que você está aberto a um relacionamento de confiança é sinônimo de ter canais de comunicação eficientes.

O seu cliente precisa sentir que consegue entrar em contato com você e receber uma resposta no menor tempo possível.

Além disso, ele espera que você ofereça mais de uma opção para se comunicar, e que elas estejam integradas entre si, para que ele não tenha que ele tenha que repetir, em cada canal, o que está acontecendo.

Para isso, é importante investir em canais variados e que conversem entre si: telefone, e-mail, SMS, chat on-line, mídias sociais, agentes virtuais de voz e etc. E claro, não basta oferecer apenas quantidade. É preciso prezar pela qualidade com um atendimento gentil e simpático, pronto e feliz por falar com o cliente.

Quais são os melhores canais digitais para o marketing de relacionamento?

O melhor canal de comunicação com o seu cliente é aquele que ele preferir. Por isso, antes de mais nada, escute o que eles falam e principalmente, por onde eles falam.

Seus clientes podem querer falar com você pelo telefone, whatsapp, por email, SMS, RCS ou através de chatbots e a agentes de voz virtual.

As opções são muitas e caberá a você descobrir quais fazem mais sentido para o seu negócio. No entanto, se tratando de marketing de relacionamento, alguns canais digitais não são simples tendências e vieram para ficar. Veja a seguir:

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das principais formas de manter contato com a sua base de clientes. Por isso, um fluxo de e-mails planejado para garantir o bom relacionamento com os seus clientes, é uma ótima ideia.

Nessas comunicações você pode abordar tanto mensagens de cunho promocional, como também sazonais ou de pesquisas. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Oferecer promoções ou vantagens exclusivas;
  • Comunicar novidades sobre a empresa;
  • Realizar pesquisas de pós-venda;
  • Oferecer produtos similares aos consumidos anteriormente;
  • Enviar mensagens de aniversário e outras datas comemorativas.

SMS

O SMS é considerado um canal bastante íntimo, por isso ele é ideal para a sua estratégia de marketing de relacionamento. Ainda mais efetivo em termos de abertura do que o e-mail, o SMS é um canal objetivo que preza pela simplicidade, características fundamentais para o consumidor, que busca soluções que tornem sua rotina mais prática.

Ele pode ser usado na divulgação de promoções exclusivas, lançamentos, pesquisas, mensagens em datas comemorativas. E pode também ter um fluxo de conversa integrado com chatbot.

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Pontaltech tem sempre novidades do mercado de comunicação e  tecnologia. Fique atento!

18 de maio de 2022
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados