Mensagem de cobrança: conheça os melhores canais | Pontaltech

Blog

Mensagem de cobrança: conheça os melhores canais

Conheça os melhores canais para enviar mensagem de cobrança, benefícios e como ter sucesso na comunicação para recuperação de valores.

Escolher o melhor canal para enviar uma mensagem de cobrança pode gerar muitas dúvidas. E, claro, toda cautela é válida. Afinal, um erro no tom da mensagem, ou um envio pelo canal errado pode, não só fazer com que a empresa não receba o valor devido, mas também fragilizar o relacionamento com o cliente. 

Para ajudar a sua empresa a enviar mensagens de cobrança de forma amigável e com mais assertividade, você vai entender neste artigo quais são os canais mais indicados para fazer esse tipo de envio. Além disso, veja quais indicadores devem ser analisados para definir as melhores estratégias para a sua empresa. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura! 

Será que a sua estratégia de cobrança está sendo eficiente?

Uma pesquisa feita pela CNDL em conjunto com o SPC Brasil mostrou que 40% das pessoas se sentem constrangidas quando são cobradas. Apesar do Código de Defesa do Consumidor proteger o cliente de qualquer constrangimento, isso não impede que a sua empresa realize cobranças, mas é importante se ater às boas práticas.

Nesse sentido, ter firmeza na mensagem de cobrança é diferente de ser agressivo. Nessa hora, é fundamental acertar, não só no tom da mensagem, como também no canal de cobrança. E claro, ter em mente que nenhuma mensagem de cobrança vai funcionar para todos os casos, já que cada situação pede um tipo de mensagem, pois os cliente é único e as circunstâncias das dívidas são diferentes. 

Mesmo assim, não é necessário escrever uma mensagem de cobrança para cada cliente. O interessante é manter alguns tipos de mensagem de cobrança salvos, com variáveis de nome bem como o valor da dívida. Uma forma bastante eficaz de aumentar a conversão do pagamento é oferecer o boleto ou o caminho para realizar o pagamento na mensagem. 

Outro ponto essencial a ser considerado nesses modelos de mensagem é o tempo da dívida e o número de cobranças que já foram feitas anteriormente. Cobrar alguém que está com o pagamento atrasado em um dia não é o mesmo de cobrar alguém inadimplente há mais de um mês, certo? A primeira abordagem serve mais como um lembrete, e as próximas devem ser mais firmes, reforçando a importância do pagamento e os danos do não pagamento. 

Qual o melhor canal para mensagem de cobrança?

Muitos canais como SMS, e-mail e RCS ajudam na automatização dessas mensagens, entendendo a etapa da dívida e selecionando a melhor mensagem de cobrança para cada cliente. Então, que tal falarmos sobre os melhores canais para enviar mensagens de cobrança? Vem com a gente! 

O futuro do atendimento ao cliente depende de canais de comunicação eficientes para trazer maiores resultados de sucesso na cobrança. Confira os principais meios de comunicação para mensagem de cobrança e os benefícios de cada um. Acompanhe!

SMS

O SMS é uma ferramenta essencial para mensagens de cobrança automatizadas, simples e impessoais. Hoje em dia, praticamente todo mundo tem um celular, o que faz do SMS um canal com excelente alcance e taxas de abertura que chegam a 97%. Incrível, né? Por esse canal, você pode enviar lembretes de dívidas e junto com o código de barras para que o pagamento seja realizado, facilitando a jornada do cliente.

E-mail

Este canal também é uma excelente opção para mensagens de cobrança. Aqui, o ideal é priorizar contatos mais formais e aproveitar a possibilidade de redigir mensagens mais longas para abordar detalhes mais complexos, como proposta de negociação, por exemplo. Os e-mails com mensagens de cobrança podem trazer, além do valor em aberto, todo o detalhamento da dívida, incluindo contratos, tempo de atraso, juros, multas e eventuais correções.

Mensagem de cobrança por RCS

O RCS é um canal inovador para envio de mensagens de cobrança. Essa tecnologia, desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, tem como objetivo facilitar o envio de mensagens e traz benefícios únicos para o serviço de mensageria. 

Esse novo padrão de mensagens disponibiliza recursos que geram mais engajamento e interação através de elementos multimídia, como imagem, vídeo, áudio e gifs. Além disso, essas comunicações têm o nome da sua empresa, o logo e uma breve descrição, o que gera maior confiança e autoridade na hora de realizar uma cobrança.

WhatsApp

Mensagens de cobrança por WhatsApp torna a mensagem mais pessoais e devem ser utilizadas quando você deseja conseguir respostas mais rápidas. No entanto, cuidado para não exagerar no volume e tornar-se um incômodo para o seu cliente. Pelo WhatsApp, a sua empresa pode apresentar o histórico da dívida e as possibilidades de liquidá-la. Um ponto a favor do aplicativo é que, através dele, você pode enviar fotos e mensagens de áudio, o que facilita o contato. 

Telefone

Recuperação de crédito é uma tarefa desafiadora, mas é possível com o canal correto. As ligações são uma boa opção quando são feitas por agentes virtuais de voz. Falar com um robô faz com que o cliente não se sinta constrangido para falar da sua dívida, ao contrário do que pode acontecer quando quem liga, é um atendente da sua empresa. As chances de conseguir reverter a inadimplência de forma rápida e dinâmica através dos agentes virtuais de cobrança é bastante alta, o que faz do canal muito eficiente.

Quais indicadores de performance para mensagem de cobrança?

Para saber qual canal de envio de mensagens de cobrança está funcionando melhor, é preciso analisar alguns indicadores específicos. Veja a seguir o que levar em consideração:

CPC – Contato com a Pessoa Certa

Acertar o cliente, ou seja, cobrar a pessoa certa é crucial. Fazer o contato direto com o devedor e não com terceiros é primordial para o sucesso da cobrança. Para isso, cada contato deve ser monitorado a fim de garantir que os dados fornecidos estão corretos. Principalmente no que diz respeito ao número do telefone ou celular para envio de SMS, RCS e ligações e endereço de e-mail.

Valores recuperados

Esse, sem dúvidas, é um dos indicadores de cobrança mais importantes. Saber qual canal recupera mais valores é crucial para julgar a performance de cada um e justificar os investimentos. Essa métrica está diretamente ligada ao CPC, ou seja, o canal que conseguir contato com mais pessoas certas, terá um potencial maior de recuperar mais dinheiro para a sua empresa. 

Tempo de negociação e renegociação

Não só a quantidade de dinheiro recuperado é importante, mas também em quanto tempo. Quanto mais dias se passam, mais difícil se torna a cobrança e a chance de sucesso. Para isso, é necessário saber o tempo médio de uma negociação ou renegociação a fim de otimizar as réguas de cobranças para cada canal que a sua empresa utiliza e saber qual discurso está sendo mais efetivo.

Mensagem de cobrança: envie com a Pontaltech!

Gostou do conteúdo e quer investir em um ou mais canais para enviar mensagens de cobrança? Então entre em contato com a gente e conheça nossa plataforma com RCS, SMS, e-mail, agentes de voz e muito mais! 

25 de julho de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados