[Guia completo] Envio de SMS em massa
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[Guia completo] Envio de SMS em massa

Saiba como fazer o envio de SMS neste guia com 7 estratégias principais para obter sucesso em suas campanhas de mensagens de texto.
envio de sms

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O envio de SMS em massa continua sendo uma das estratégias mais eficazes de comunicação entre empresas e consumidores. Em um cenário cada vez mais dinâmico, a agilidade e a entrega direta de mensagens são diferenciais importantes para engajar, informar e converter. 

Neste guia, reunimos as melhores práticas e estratégias de disparo de SMS, além de apresentar ferramentas ideais para otimizar suas campanhas. Se você busca melhorar os resultados da sua comunicação com baixo custo e alto impacto, continue lendo!

sms by google

O que é SMS?

SMS (Short Message Service) é um serviço de envio de mensagens curtas, com até 160 caracteres, entre dispositivos móveis. Esse formato simples de comunicação tornou-se uma ferramenta valiosa para organizações de todos os tamanhos. Assim, permitiu às empresas se comunicarem de maneira simples, econômica e direta com os consumidores. Isso porque um SMS pode ser enviado e recebido por qualquer tipo de celular, independentemente da conexão à internet ou de especificidades técnicas, tornando-a uma opção versátil e acessível. 

Embora tenha sido inicialmente desenvolvido como um meio de comunicação entre telefones celulares, com sua evolução, o SMS já é utilizado em várias outras aplicações, como serviços de autenticação de dois fatores, alertas de emergência e campanhas de marketing.

Envio de SMS para empresas

O SMS em massa consiste no envio simultâneo de mensagens para uma base de contatos, utilizando plataformas especializadas. Seja para colaboradores, clientes, fornecedores ou outros públicos, essa estratégia é ideal para empresas que desejam manter uma presença constante na vida de quem interage com a sua marca. 

Ao incorporar o SMS na estratégia de comunicação, as empresas podem reduzir custos, otimizar processos e aprimorar a comunicação de maneira abrangente. Além de oferecer agilidade, a mensagem se revela uma ferramenta eficiente para transmitir informações como avisos, bem como alertas, lembretes, status de pedidos, processos e transações. Mas, afinal, quais são os tipos de SMS que podem ser utilizados? Veja:

  • SMS de Marketing: envio de mensagens promocionais, lançamentos e campanhas para um grande grupo de pessoas.
  • SMS Transacional: mensagens automáticas geradas como resposta a uma ação específica do usuário, como confirmação de compra, envio de boleto bancário, atualização de status de entrega etc.
  • SMS de Confirmação ou Verificação (2FA): usado para autenticação de dois fatores, confirmação de transações ou verificação de identidade.
  • SMS de Alerta de Emergência: utilizado por instituições governamentais, empresas ou serviços de emergência para alertar as pessoas sobre situações críticas, como desastres naturais ou eventos de segurança.
  • SMS Interativo: permite a interação do destinatário com a mensagem, por meio de respostas específicas, votações ou pesquisas.
  • SMS de Atendimento ao Cliente: ferramenta para oferecer suporte ao cliente por meio de mensagens de texto.

Quer aplicar o SMS em campanhas promocionais sazonais? Veja como usar essa estratégia com eficiência na Black Friday com exemplos práticos e dicas de segmentação:

Como fazer envio de SMS em massa?

O envio de SMS em massa é realizado através de ferramentas especializadas em serviços de mensagens em larga escala. Para isso, o primeiro passo é escolher uma plataforma de envio de SMS. Pesquise e selecione uma plataforma confiável que ofereça serviços de envio, condizentes com o orçamento e necessidades da sua empresa. Vale lembrar que você deve procurar por uma empresa broker oficial de SMS, que possui autorização das Operadoras e órgãos regulamentadores.

Escolhida a plataforma oficial, registre-se e certifique-se de estar em conformidade com as leis de proteção de dados e regulamentações de envio de mensagens em massa, como o opt-in do destinatário. Logo após, prepare uma lista de contatos para os quais deseja enviar, crie sua mensagem, agende o envio e aguarde os resultados. 

Lembre-se de que o envio de SMS em massa deve ser feito de maneira ética e respeitando a privacidade dos destinatários. Certifique-se de obter consentimento quando necessário e evite práticas intrusivas, e mantenha a comunicação clara e objetiva, já que você terá poucos caracteres para passar a sua mensagem. 

A seguir, conheça duas opções de envio de SMS em massa aqui na Pontaltech:

Pointer SMS – plataforma de disparo de SMS da Pontaltech

Se você está buscando uma ferramenta confiável para envio de SMS, o Pointer SMS é a solução ideal. O envio de SMS tem altas taxa de abertura e é ideal para empresas de todos os segmentos e tamanhos. 

Intuitiva, de alto desempenho e estratégica, a sua empresa terá disparos personalizados, garantia de entrega com confirmação de recebimento, painel de respostas, recência e respostas por e-mail em tempo real, assim como a classificação automática de respostas, suporte online e presencial, rotas oficiais, segurança de dados e muito mais!

Nós somos homologados com todas as Operadoras do Brasil. Isso significa que temos a permissão para enviar SMS em massa respeitando todas as regras existentes, assim, garantimos a entrega das mensagens de forma segura e com relatórios completos. 

Com a Pointer SMS você envia mensagens pela nossa plataforma ou faz uma integração simples com o seu sistema CRM, utilizando APIs. Nossa plataforma é realmente completa e oferece relatórios customizados, controle de orçamento, higienização automática da base de dados, assim como gerenciamento das opções de classificação e bloqueio.

Se sua empresa está considerando integrar o envio de SMS ao sistema interno, vale a pena entender os formatos e possibilidades. Veja como funcionam as APIs de SMS e os tipos de integração disponíveis.

5 estratégias para disparo de SMS em massa

1. SMS Phygital

A estratégia phygital visa integrar o mundo digital e físico para aprimorar a experiência do cliente. Sendo assim, o SMS phygital pode impulsionar diversas estratégias, incluindo notificações por localização, programas de fidelidade, pesquisas de satisfação, atualizações de status de pedidos e integração com a tecnologia Scan & Go. Essas abordagens proporcionam comunicação eficiente e inovadora, fortalecendo a relação com os clientes e otimizando processos de vendas.

2. SMS com link de calendário

O SMS Calendar possibilita que empresas enviem lembretes e notificações aos clientes por meio de SMS, abrangendo compromissos, eventos e campanhas sazonais. Os lembretes são agendados previamente, incluindo detalhes como data, hora e local. Aliás, essa ferramenta proporciona uma solução simples e prática que não requer a instalação de aplicativos adicionais pelos clientes. Sua compatibilidade com todos os dispositivos móveis faz do SMS Calendar uma opção acessível para empresas de todos os tamanhos.

Para entender melhor como funciona essa funcionalidade e como ativá-la, confira o passo a passo completo de como enviar lembretes diretamente para o calendário do cliente via SMS.

3. Analise o funil de vendas do SMS

Você sabia que é possível rastrear cada clique do seu site vindos de um SMS, obtendo dados sobre funil de conversão, sistema operacional, IP e localização? O SMS Pointer Tracking é uma tecnologia que de track de rastreio da navegação por links em mensagens de texto, permitindo assim que as empresas acompanhem o comportamento dos clientes. 

Além disso, essa tecnologia também possibilita o acompanhamento de métricas e KPIs relacionados à navegação por links em mensagens de texto, incluindo o número de cliques, tempo de navegação na página de destino e o número de conversões. Esses dados proporcionam insights valiosos para enriquecer mais ainda sua jornada de envio de SMS.

4. Crie réguas de comunicação automatizadas com SMS

É possível criar réguas de comunicação automatizadas de SMS, inclusive mesclando esse canal com outros, como e-mail, por exemplo. Isso é feito na plataforma Maestro, um workflow inteligente que melhora a experiência dos clientes e integra todos os canais de comunicação que sua marca precisa.

Portanto, com essa ferramenta, sua empresa tem total liberdade para criar réguas de relacionamento, segmentando os públicos e definindo as mensagens e os canais. Além de organizar e controlar a base recorrente, você poderá acompanhar o disparo e a efetividade das ações, tendo acesso, de forma customizada, a todos os dados e indicadores pré-selecionados, conforme sua necessidade.

5. Easy RCS

Quer potencializar as suas campanhas de uma forma simples e que trará resultados que você jamais imaginaria para a sua empresa? Você precisa conhecer o Easy RCS, um sistema que permite o envio de SMS e RCS automaticamente em uma mesma campanha. O preço não muda e seus clientes terão acesso a suas experiências de mensagens, dependendo do sistema operacional que possui. 

Envie mensagens em um perfil dedicado e sem restrição de caracteres especiais. Dispare simultaneamente o RCS Basic para os aparelhos que aceitam essa opção, e do mesmo modo, SMS comum para os demais sistemas operacionais. Demais, não é mesmo?

RCS + SMS: a nova geração de comunicação móvel

Além do envio de SMS em massa, a Pontaltech oferece soluções como o RCS Basic é a versão básica do Easy RCS, um avançado serviço de mensagens lançado para revolucionar a forma como enviamos textos. Ele se assemelha a um SMS comum, mas chega de forma exclusiva e verificada pela marca, acompanhada de uma página de destino acessível pelo logo da empresa para mais informações.

Essa abordagem inovadora constrói confiança entre marca e consumidor, oferecendo conteúdo altamente seguro com criptografia. Dessa forma, a criação de um perfil comercial seguindo padrões de segurança do Google reduz os riscos de fraude, proporcionando uma experiência superior ao usuário.

Os smartphones Android mais recentes já possuem esse recurso ativado, enquanto em modelos mais antigos é necessário habilitá-lo. Aliás, é importante destacar que a Apple anunciou que passará a incorporar o protocolo RCS no sistema operacional iOS. Mas para garantir a entrega em dispositivos que ainda não suportam RCS, a solução é o envio automático de SMS como alternativa confiável. Vale muito a pena conhecer! 

Sua empresa está pronta para o disparo de SMS?

O disparo de SMS e o envio de SMS em massa são recursos poderosos que, quando bem aplicados, aumentam a eficiência da comunicação, reduzem custos e melhoram a experiência do cliente.

Invista em uma estratégia inteligente com apoio de plataformas seguras, como a da Pontaltech. Fale com nossos especialistas e descubra como transformar cada mensagem em resultado.

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11 de janeiro de 2024
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