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SMS em massa: dúvidas respondidas

Saiba tudo sobre o envio de SMS em massa. Respondemos às principais dúvidas sobre os benefícios da mensageria curta. Confira!

O SMS em massa é uma estratégia bastante utilizada no meio corporativo, seja para realizar cobranças, informar atualização de aplicativo, ou até mesmo para vender. No entanto, em meio a diversas opções de canais conversacionais, será que o SMS ainda gera resultados? 

A resposta é sim! O SMS ainda tem forte influência nos consumidores, e traz resultados expressivos para as empresas. Além disso, os custos de envio e as taxas de sucesso justificam o investimento, fazendo do SMS uma excelente opção, tanto para quem envia, quanto para quem recebe

Se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre SMS em massa, você está no lugar certo. A seguir, vamos responder às principais perguntas sobre o tema, e mostrar as boas práticas para que você possa extrair ao máximo desse tipo de comunicação. Vamos lá!

Dúvidas mais frequentes sobre o envio de SMS em massa

São muitas as perguntas quando o assunto é SMS em massa. No geral, as empresas se questionam sobre o custo de envio, a efetividade, como melhorar os resultados e, até mesmo, como de extrair análises e informações dos envios. Essa e outras questões sobre os benefícios do SMS serão respondidas a seguir. Acompanhe! 

É caro enviar SMS em massa?

A primeira pergunta da lista é aquela que mexe diretamente nas finanças das empresas. A boa notícia é que o SMS é um canal de comunicação extremamente viável para todas as empresas, independente do seu porte e setor de atuação. Inclusive, o SMS em massa tem um custo de disparo menor do que você fazer campanhas de remarketing no Google Ads, por exemplo. 

O retorno do investimento em SMS pode chegar ao triplo do valor investido no envio das mensagens. Então, se a sua empresa busca por um ROI mais atrativo com diminuição dos gastos, o SMS é uma opção a ser considerada. Outro ponto positivo para o serviço de mensageria curta é que, ao contrário de outros investimentos em marketing, quanto mais mensagens forem disparadas, o custo de envio por mensagem pode ser menor. Interessante, não é mesmo? 

O SMS é um canal relevante?

O SMS é sim um canal relevante, e os números mostram, não só a sua relevância perante os demais canais de comunicação. O envio de SMS em massa é uma estratégia utilizada no mundo todo, aliás, ele se destaca por atingir o cliente tão bem quanto qualquer outro serviço de mensagem direta.

Isso acontece porque, além de estar atrelado aos celulares, ele dispensa a necessidade de internet para o recebimento de mensagens, ampliando assim a penetração da base. Ou seja, se a sua empresa busca um canal com garantia de entrega, SMS é o canal. Veja a seguir alguns exemplos de uso dessa ferramenta e potencialize as suas comunicações:

  • Fidelizar os clientes;
  • Enviar promoções;
  • Informar sobre eventos;
  • Encaminhar cupons de desconto;
  • Compartilhar novidades exclusivas;
  • Oferecer lembretes com datas importantes;
  • Realizar cobranças.

Qual a taxa de abertura do SMS?

Como comentamos acima, a entregabilidade do SMS em massa é quase 100%. Sendo assim, a taxa de abertura, ou seja, engajamento com a mensagem, também é algo admirável. Segundo os dados, 98% das pessoas abrem mensagens de SMS. Isso mesmo, 98%. Qual outro canal de comunicação te traz essa resposta? 

E além da alta abertura, o que surpreende nesse canal é a rapidez com que a mensagem é lida. 90% das mensagens são abertas em até 3 minutos após o recebimento. Ou seja, se você precisa falar com o seu cliente quase que em real time, você tem muito mais chances de sucesso com o envio de um SMS. 

Como melhorar os resultados do envio de SMS em massa?

Existem diversas maneiras de melhorar os resultados dos seus envios de SMS em massa. A primeira dica diz respeito às mensagens. Procure redigir mensagens efetivas, com até 160 caracteres. Além disso, é muito importante que a comunicação esteja adequada para o seu cliente, ou seja, escrita com uma linguagem que combine com o seu consumidor. 

A segunda dica, além de aumentar os resultados do envio de SMS, ainda otimiza bastante a sua operação. Trata-se da possibilidade de automatizar essas conversas, com o uso de chatbots, por exemplo. Com inteligência artificial, esses robôs são capazes de reproduzir diálogos e dar andamento a conversas com os seus clientes, a partir de um primeiro envio. 

É possível extrair informações dos envios?

Ao contratar um sistema para envio do SMS, você terá acesso a relatórios de entrega das suas campanhas. Nele, será possível analisar o desempenho completo das suas ações bem como traçar planos para melhorá-las. Além disso, dependendo do conteúdo da mensagem, você talvez queira enviar um link junto, certo? Isso também é possível. 

Mensagens que contenham um link direcionando para o seu site ou produto, por exemplo, podem ser mensuradas a partir da quantidade de acessos e vendas feitas pelo link enviado no SMS. Veja a seguir alguns indicadores que você poderá acompanhar:

  • Número de visitas e de usuários únicos
  • Quantidade de ações realizadas
  • Tempo de navegação
  • Horários de maior engajamento
  • Possibilidade de identificar a localização dos clientes
  • Taxa de rejeição

Como a Pontaltech pode te ajudar

Que tal começar hoje mesmo a usar ao seu favor o alto poder de alcance do SMS em massa? Além de muito eficiente, você vai ver como é simples adicioná-lo em qualquer estratégia de comunicação! 

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13 de junho de 2022
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