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Vale a pena usar o canal SMS na estratégia de comunicação?

Apesar do avanço tecnológico, o SMS se manteve em nosso cotidiano. Descubra se ainda vale a pena mantê-lo na estratégia de sua empresa!
canal SMS

Apesar das inovações tecnológicas que têm ganhado destaque, como os chatbots com inteligência artificial e a presença das empresas nas redes sociais, o canal SMS ainda mantém sua relevância. Isso porque o comportamento do consumidor em relação ao canal revela que este ainda é um recurso eficiente na comunicação rápida e direta. Mas será que você deve implementá-lo na sua estratégia?

Fato é que o SMS permanece reconhecido como uma das formas mais populares de troca de mensagens via dispositivos móveis. Sua simplicidade e confiabilidade o tornam uma escolha sólida para comunicação empresarial.

Confira a seguir se incorporar o canal SMS ainda é uma estratégia válida para a sua empresa. Boa leitura!

Canal SMS e o comportamento do consumidor: dados e tendências

Antes de tudo é necessário pontuar que através da taxa de entrega de até 98% praticamente em tempo real, o SMS destaca-se pela praticidade. Além disso, cerca de 90% das mensagens são visualizadas pelo usuário em até 3 minutos após o recebimento.

Sendo assim, compreender o comportamento dos consumidores é crucial para o sucesso de qualquer campanha ou iniciativa. Dados de uma pesquisa realizada pela Simple Texting abrange informações tanto de empresas quanto de usuários, sobre suas preferências no que diz respeito às mensagens de texto, serão apresentadas a seguir. Acompanhe!

Economia de tempo

A maioria das pessoas mantém seus celulares por perto durante todo o dia, tornando-se receptivas a qualquer nova notificação que recebam. Além disso, muitas tarefas do cotidiano estão diretamente ligadas ao uso de smartphones.

Surpreendentemente, a pesquisa revelou que a maioria esmagadora dos entrevistados (67,8%) afirmou que verifica, envia e responde a mensagens de texto com mais frequência do que checa mídias sociais, faz ou recebe chamadas e consome notícias ou entretenimento.

Preferências das mensagens empresariais

Segundo o estudo da Simple Texting, a maioria das pessoas está aberta a receber mensagens de texto das empresas. Veja abaixo quais são os assuntos e temas que mais despertam interesse:

  • 75% desejam receber atualizações sobre o rastreamento de pedidos;
  • 65% gostam de acompanhar o status de seus pedidos;
  • 46% apreciam receber lembretes e alerta;
  • 35% desejam ser informados sobre ofertas e promoções;
  • 27% aceitam mensagens de cobrança por SMS.

Além de identificar os principais interesses dos consumidores, a pesquisa também revelou que a maioria deles gostaria de interagir com as empresas. Mais de 26% dos entrevistados afirmaram que responder às empresas é útil e influencia sua opinião, enquanto 13% afirmaram que são mais propensos a apoiar a empresa se houver opção de interação.

Setores com maior aceitação

Alguns setores têm maior probabilidade de aceitação por parte dos clientes:

  • Varejo, com destaque para o comércio eletrônico, com mais de 45% dos entrevistados optando por receber SMS de empresas que oferecem produtos ou serviços;
  • Saúde e bem-estar, com 42%;
  • Serviços financeiros, com 41%.

Perspectiva das empresas sobre o canal SMS

Do ponto de vista das empresas, mais de 62% dos proprietários de negócios e profissionais de marketing consideram que a grande vantagem do SMS é sua entrega rápida, tornando-o um benefício significativo entre os diversos canais disponíveis.

Aqui estão outros motivos e benefícios que tornam o SMS um canal excelente para integrar às estratégias de comunicação:

  • Alcance universal, uma vez que a maioria do público-alvo possui um aparelho celular, mesmo que não tenha conexão à internet;
  • Fortalecimento do envolvimento com a marca;
  • Custo eficaz;
  • Entrega em tempo real e alta taxa de abertura;
  • Amplo alcance demográfico.

Considerações finais

Em resumo, o futuro do SMS é altamente promissor, e sua presença nas estratégias empresariais continuará forte. Para utilizá-lo de maneira eficaz, é essencial ter uma estratégia clara e aderir às melhores práticas do mercado.

Se deseja potencializar os resultados de suas iniciativas de comunicação por meio do SMS, entre em contato com um de nossos especialistas. Nossa equipe está pronta para auxiliar sua empresa a alcançar novos patamares de sucesso. Conte com a gente!

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26 de novembro de 2021
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