Vale a pena usar o SMS na estratégia de comunicação

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Vale a pena usar o SMS na estratégia de comunicação?

Apesar do avanço tecnológico, o SMS se manteve em nosso cotidiano. Descubra se ainda vale a pena mantê-lo na estratégia de sua empresa!

Tecnologia e inovação têm sido, há algum tempo, pauta e esforços de empresas que buscam melhorar a experiência de seus clientes durante o atendimento.

A forma de se conectar com os clientes mudou muito com o passar do tempo. Novos canais de comunicação entraram no mercado e hoje, por exemplo, é comum empresas estarem presentes nas redes sociais e utilizam chatbot com inteligência artificial para trazer agilidade e comodidade para seu público.

Mas apesar de tanta mudança, algo se manteve estável: o SMS.

Por ser um canal versátil, que se adequa a qualquer estratégia de comunicação, e ideal para empresas de diversos tamanhos e segmentos, o SMS demonstrou ao longo do tempo sua eficiência e continua firme e forte no mercado de mensageria.

Por que o SMS?

Além de ser uma das formas mais conhecidas de envio e recebimento de mensagens por celulares, o SMS é simples e muito sólido, o que gera confiança ao utilizá-lo.

O alcance das mensagens chega a 98% e a entrega é feita praticamente em tempo real. Podemos destacar ainda que 90% das pessoas visualizam os comunicados em até 3 minutos após seu recebimento.

Flexível e multivalente, a comunicação por SMS pode, e deve, ser utilizada durante toda a jornada do cliente.

SMS e o perfil do consumidor

Entender o comportamento dos consumidores é essencial para o sucesso de qualquer ação ou campanha.

Por isso coletamos alguns dados de uma pesquisa realizada pela Simple Texting, em que foram colhidas informações, tanto de empresas como de usuários, sobre as preferencias quando o assunto é mensagem de texto.

E vamos compartilhar com você agora. Acompanhe!

Economia de tempo

As pessoas estão com o celular em mãos a maior parte do tempo, logo estão atentas para qualquer nova notificação que chegue a eles.

Além disso, diversas tarefas do dia a dia estão ligadas ao uso dos smartphones.

Mas para a surpresa da pesquisa, a maior parte dos entrevistados, 67,8% afirmaram que checam, enviam e respondem mensagens de textos, o maior porcentual de todos os tipos de uso, sendo maior até mesmo que checar as mídias sociais, fazer ou receber ligações e consumir notícias ou entretenimento.

Que tipo de mensagens as pessoas querem receber das empresas?

Segundo estudo da Simple Texting, a maioria das pessoas está aberta a receber mensagens de textos das empresas. Abaixo você descobrirá quais são os assuntos e temas que mais interessam a elas. Conheça!

75% dos entrevistados querem saber do rastreio de seus pedidos.
65% gostam de acompanhar o status de seus pedidos.
46% apreciam marcas que enviam lembretes e alertas.
35% querem receber ofertas e promoções.
27% aprovam mensagens de cobrança por SMS.

Além de mapear os principais assuntos de interesse dos consumidores, na mesma pesquisa ainda foi revelado que a maior parte dos entrevistados afirmou que gostaria de ter a possibilidade de interagir.

Mais de 26% disseram que responder às empresas é útil e que afeta sua opinião, e 13% ainda completaram que são mais propensos a apoiar a empresa se houver a opção de interação.

Quais são os setores que têm maior abertura?

Alguns segmentos possuem maior probabilidade de aceitação de seus clientes, e vamos te contar agora os principais.

Em primeiro lugar está o Varejo, com destaque para o comercio eletrônico. Mais de 45% dos entrevistados optam por receber SMS de empresas que comercializam produtos ou serviços.

Saúde e bem-estar vêm em segundo lugar, com 42%, e em terceiro o segmento de serviços financeiros, com 41%.

Como as empresas enxergam o SMS?

Vimos, pelo lado do cliente, que o SMS é um bom canal de relacionamento e que eles possuem suas próprias motivações. Mas as empresas também possuem as suas.

Mais de 62% dos proprietários de negócios e profissionais de marketing acreditam que o grande diferencial do SMS é a sua entrega rápida, esse seria o grande benefício das mensagens de texto entre o mix de canais utilizados.

Conheça agora os motivos e outros benefícios que faz do SMS um excelente canal para ser trabalhado nas estratégias de comunicação.

Público possui aparelho celular, e não há necessidade de estar conectado à internet.
Fortalece o envolvimento com a marca.
Eficácia no custo.
Alcance em tempo real e alta taxa de abertura.
Amplo alcance demográfico.

Conteúdos extras

O envio de SMS, como qualquer outro canal, tem formas mais eficientes de alcançar o objetivo e conquistar as metas. Para conhecer as boas práticas do SMS, clique aqui, você encontrará combinações de fatores que ajudarão sua empresa a se destacar.

Além das dicas contidas no link que compartilhamos, você também pode conhecer alguns exemplos de SMS. Mas lembre-se, são apenas exemplos, conheça e adapte para o perfil da sua empresa e para o objetivo da sua ação. Clique aqui para conhecer exemplos de SMS.

Considerações finais

O futuro do SMS é muito promissor. E não há dúvidas que ele continuará fazendo parte das estratégias das empresas que querem estar presente na vida de seus clientes.

Porém, para utilizá-lo de forma eficiente é preciso ter claro a estratégia e seguir algumas boas práticas do mercado.

Se você deseja impactar os resultados de suas ações de comunicação usando o SMS, converse com um de nossos especialistas, nosso time está pronto para ajudar sua empresa a alavancar seu negócio. Conte com a gente!

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26 de novembro de 2021
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