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6 tipos de chatbots para usar no marketing digital

Saiba tudo sobre as categorias de chabot, como funcionam, 6 tipos de chatbots e ainda um guia para saber se sua empresa precisa de um.
tipos de chatbots

Já faz algum tempo que os chatbots vêm sendo amplamente utilizados para melhorar a interação entre empresas e clientes, automatizar processos e aumentar as conversões. Mas, você sabia que existem vários tipos de chatbots para usar no marketing digital? É isso mesmo, com funcionalidades e objetivos específicos, conhecer todas as opções é a melhor forma de investir naquele que o seu negócio realmente precisa. 

Se você quer saber mais sobre quais são os tipos de chatbots para usar no marketing digital, você chegou ao lugar certo. De forma prática, conheça quais os tipos de chatbots existentes, suas finalidades e quais deles podem ser aplicados na sua empresa para trazer mais resultados, elevando o relacionamento com os seus clientes e prospects. Acompanhe e boa leitura!

RCS SMS

O que são chatbots para usar no marketing digital e como eles funcionam?

Os chatbots são ferramentas que auxiliam todo o funil de vendas, seja ao gerar leads qualificados, passando pela compreensão dos hábitos de consumo até oferecer um atendimento pós-venda natural e espontâneo através de conversas automatizadas. Trata-se de uma ferramenta essencial no marketing digital, permitindo um atendimento eficiente, personalizado e disponível 24/7, melhorando a experiência do usuário e aumentando as taxas de conversão.

Esses sistemas de autoatendimento simulam conversas humanas e interagem com os usuários em sites, aplicativos ou canais de mensageria, conforme a preferência da empresa. Eles podem ser pré-programados com respostas baseadas em palavras-chave, ou gerar respostas completas via inteligência artificial. E o melhor, quando não conseguem responder, os chatbots conseguem encaminhar o atendimento para que um humano finalize. 

Quais são as três principais categorias de chatbots?

  • Chatbots baseados em regras: esse tipo de chatbot utiliza um conjunto de regras pré-determinadas, oferecendo opções de perguntas e respostas predefinidas. Como vantagem, tem uma implementação simples e rápida, sendo ideal para tarefas repetitivas e objetivas. No entanto, apresenta limitação de entendimento, necessitando integração com atendimento humano para casos mais complexos.
  • Chatbots baseados em IA: já esse tipo de robô utiliza aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural (NLP) para entender e responder de forma mais humanizada e adaptativa. Sua capacidade de aprender com interações é uma das principais vantagens, adaptando-se às nuances e intenções dos usuários, o que o faz ideal para SAC, reclamações e interações mais complexas. Em contrapartida, para ser implementado, necessita de um período maior de amadurecimento para atingir pleno funcionamento.
  • Chatbots híbridos: combinam regras pré-determinadas com capacidades de IA, aproveitando o melhor dos dois mundos. Sendo assim, oferecem uma flexibilidade maior, podendo lidar com interações simples e complexas, garantindo uma transição suave entre bot e humano quando necessário. No entanto, assim como a versão 100% IA, pode ser mais complexo de implementar e manter devido à necessidade de gerenciar ambos os sistemas.

6 tipos de chatbots para usar no marketing digital 

Mas, afinal, quantos tipos de chatbots para usar no marketing digital existem? Bom, as opções para atuação dessa tecnologia são ilimitadas, já que ela pode otimizar diversos processos, participando ativamente da jornada do cliente. No entanto, separamos 6 tipos de chatbots mais usados para você se inspirar. 

Utilizando esses diferentes tipos de chatbots, as empresas conseguem melhorar significativamente a interação com os clientes, aumentar a eficiência das operações e atingir melhores resultados em suas estratégias de marketing digital. Veja: 

1. Quais são os Chatbots parra atendimento?

Os chatbots de atendimento ao cliente são projetados para fornecer suporte instantâneo e contínuo, respondendo a perguntas frequentes, solucionando problemas e guiando os usuários em suas consultas. Sua disponibilidade se dá em diferentes canais, segundo a preferência do cliente, como chats no site e aplicativos, RCS, SMS, e-mail, telefone (voicebots) e muito mais. 

Eles são especialmente úteis para empresas que desejam oferecer um atendimento 24/7 sem sobrecarregar sua equipe de suporte. Esses bots ajudam a melhorar a satisfação do cliente, diminuindo o tempo de espera e garantindo que os clientes recebam respostas rápidas e precisas.

2. Chatbots de geração de leads

Os chatbots de geração de leads são ferramentas valiosas para capturar e qualificar potenciais clientes de maneira eficiente. Eles interagem com os visitantes do site, fazendo perguntas estratégicas para entender suas necessidades e interesses. 

Com base nas respostas, esses bots podem determinar a qualificação do lead e encaminhá-los para a equipe de vendas, garantindo que o time de vendas tenha foco em leads com maior potencial de conversão.

3. Como funcionam chatbots de marketing e vendas?


Esses dois tipos de chatbots são essenciais para aumentar as conversões e promover produtos de forma personalizada. Eles podem sugerir produtos baseados nas preferências dos usuários, responder perguntas sobre preços e disponibilidade, e até mesmo auxiliar diretamente no processo de compra, e podem estar disponíveis no site, ou canais de mensageria como RCS, SMS e e-mail. 

Ao oferecer recomendações e informações pertinentes, esses bots melhoram a experiência de compra e incentivam os clientes a tomar decisões de compra informadas, no exato momento em que a etapa de consideração e decisão pela compra está acontecendo.

4. Tipos de chatbots para redes sociais

Cada vez mais utilizados, os chatbots para redes sociais são projetados para interagir com os usuários nas plataformas sociais mais populares, como Facebook e Instagram, proporcionando uma comunicação direta e instantânea. 

Eles podem responder a consultas, enviar atualizações, promover campanhas e até processar pedidos diretamente nas plataformas sociais. Esses bots ajudam a fortalecer a presença da marca nas redes sociais e a engajar os seguidores de maneira eficaz e oportuna, já que estes se tornaram também canais de vendas. 

5. Chatbots para feedback

Os chatbots também podem ser ferramentas muito úteis para entender a satisfação do cliente e identificar áreas de melhoria. Após uma compra ou interação, eles podem solicitar avaliações, opiniões e sugestões dos clientes. A coleta de feedback é essencial para ajustar produtos e serviços conforme necessário, aumentando a lealdade do cliente. 

6. Chatbots de agendamento

Os chatbots de agendamento simplificam o processo de marcação de compromissos, permitindo que os clientes reservem reuniões, consultas ou eventos com facilidade. Esses bots podem acessar calendários em tempo real, sugerir horários disponíveis e enviar lembretes automáticos para os usuários. 

Ao automatizar o processo de agendamento, as empresas podem reduzir a carga administrativa e melhorar a conveniência para seus clientes. Sensacional, não é?

Como saber se a sua empresa precisa de um chatbot?

Agora que você conhece os tipos de chatbots para usar no marketing digital, é importante avaliar a necessidade de implementar um em sua empresa. Mas, como saber se você deve ou não investir nessa tecnologia? Aqui estão alguns fatores que indicam que o seu negócio pode se beneficiar, e muito, com um: 

Captação de leads baixa

Se a sua estratégia de marketing digital está em pleno funcionamento, mas a captação de leads continua baixa, um chatbot pode ajudar. Tradicionalmente, leads são capturados através de formulários, pop-ups e landing pages, mas essas abordagens são pouco personalizadas. Um chatbot oferece mensagens direcionadas, ajustadas ao conteúdo que o visitante está consumindo e ao seu estágio no funil de vendas, aumentando a conversão.

Muitos leads não qualificados

Ter muitos leads é ótimo, mas se eles não estão qualificados, seu funil de marketing não avança. Muitas empresas ficam presas nessa fase inicial devido à falta de qualificação dos leads. Um chatbot pode fazer perguntas de qualificação no momento da conversão, garantindo que os leads sejam mais adequados para a equipe de vendas, agilizando e tornando o processo mais assertivo.

Problemas na integração entre vendas e marketing


Um problema comum é a falta de integração entre as equipes de marketing e vendas. Embora tenham o mesmo objetivo, essas áreas muitas vezes operam de forma desconectadas. Um chatbot pode melhorar essa integração, qualificando e enviando leads automaticamente para a equipe de vendas, reduzindo a necessidade de intervenção manual e sincronizando os esforços de ambos os departamentos.

Equipes sobrecarregadas

Os chatbots podem automatizar tarefas repetitivas, como responder a perguntas frequentes, coletar informações básicas de clientes e qualificar leads. Por exemplo, eles podem gerenciar campanhas de marketing, enviando mensagens personalizadas e segmentadas para diferentes grupos de clientes. Isso automatiza o processo de engajamento com os clientes, permitindo que a equipe de marketing se concentre na criação de estratégias e conteúdos mais complexos.

Problemas no atendimento

Por fim, um chatbot que lida com consultas básicas e FAQs permite que a equipe de suporte ao cliente se concentre em casos complexos, melhorando a qualidade e a profundidade do atendimento. Além disso, oferecem atendimento 24 horas, 7 dias por semana, e reduzem a espera dos clientes por respostas, melhorando a satisfação. 

No atendimento, os chatbots também coletam feedback dos clientes após interações ou compras, e analisam os dados para identificar tendências e áreas de melhoria. Isso fornece insights valiosos sem sobrecarregar a equipe com a necessidade de conduzir pesquisas manuais, permitindo ajustes rápidos.

Percebe só como essa tecnologia pode ser vantajosa para a sua empresa? Diante dos diferentes tipos de chatbots para usar no marketing digital, sem dúvidas, um deles é o que você precisa para otimizar seus processos e entregar mais resultados, sem a necessidade de investir em mais equipe para isso. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o blog da Pontaltech, e procure nossos especialistas para conhecer nossas soluções de atendimento e relacionamento com o cliente. 

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26 de julho de 2024
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