Sabe aquele e-mail que você recebe com anúncios que nunca pesquisou ou newsletters que nunca assinou? Isso é um spam!
Existem muitas divergências sobre o significado do termo spam, mas mais aceita atualmente, é “Sending and Posting Advertising in Mass”, ou seja, “Enviar e Postar Publicidade em Massa”.
O spam pode ser recebido tanto nas mensagens das redes sociais e, onde é mais comumente encontrado, no e-mail. No entanto, nem sempre o que enviamos como empresa deve ser diagnosticado como spam.
Mas como evitar que sua mensagem caia no spam? Trouxemos 3 dicas para evitar que seu e-mail marketing não seja diagnosticado erroneamente!
1. Evite comprar listas de e-mails e construa sua própria base de leads!
Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas, certo? Seu cliente não vai se interessar pelo seu produto se você o enviar sem aviso prévio e os softwares estão sempre atentos sobre como cada destinatário recebe esse e-mail.
Se muitas pessoas o excluírem sem ler, marcarem como spam ou mesmo não receberem, suas próximas mensagens provavelmente irão diretamente para caixa de spam. Saiba tudo sobre hard bounce e soft bounce clicando aqui.
Para criar sua base de leads, busque criar um conteúdo de inbound no site de sua empresa, por exemplo, e estreite relações com esses conteúdos. Além de melhorar sua taxa de conversão e abertura pro e-mail, seus leads serão muito mais bem qualificados.
Entenda aqui a importância de encantar seu cliente!
2. Sempre utilize HTML
Os principais serviços de e-mail atualmente desconsideram e marcam como spam e-mails enviados contendo somente imagens. Nesse sentido, busque utilizar templates em HTML para que sua mensagem possa ser transmitida com a aparência que deseja.
Além disso, você economizará tempo ao criar o comunicado e a identidade de sua marca será sempre a mesma.
3. Evite os gatilhos
É sempre importante lembrar que seu conteúdo deve ter qualidade, ser claro e objetivo de modo que desperte o interesse do leitor.
Lembre-se de evitar ao máximo utilizar palavras de risco. Estas são palavras que serviços de e-mail tendem a entender como spam, evitando que seu e-mail chegue ao seu lead.
Palavras como grátis, clique aqui, descontos, urgente, oferta, atenção e clique aqui são mais suscetíveis a cair no spam.
Como sei se estou enviando Spam?
Apesar das dicas, é difícil identificarmos se estamos ou não enviando um spam. Por isso, você pode contar com nossa plataforma de e-mail marketing, já que ele possui a funcionalidade de medir a probabilidade de sua mensagem ser enviada diretamente ao spam de seu lead. Incrível, né? Descubra como diminuir a taxa de rejeição de seus e-mails.
Conheça nossa solução em e-mail e conheça mais diferenciais nosso que farão toda a diferença em suas campanhas. Se precisar conversar, temos um time de especialistas à sua disposição!
Conheça outros conteúdos que podem te interessar
Hard bounce e soft bounce na estratégia de comunicação