Campanha Dia das Mães: 9 estratégias para 2024
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9 estratégias para a sua campanha de Dia das Mães 2024

Conheça as tendências de 2024, aprenda 9 estratégias para campanha do dia das mães e veja 4 exemplos de mensagens usando canais digitais.
dia das mães campanha 2024

Uma das ações mais significativas do calendário comercial é a campanha Dia das Mães sem dúvidas. Não apenas por celebrar as mulheres que nos deram vida, mas também por representar uma oportunidade valiosa para as marcas se conectarem emocionalmente com seu público-alvo. E para 2024, há muitas maneiras de fazer isso. 

Neste artigo, vamos mergulhar nas estratégias de comunicação para o Dia das Mães. Desde táticas de marketing até abordagens criativas, veja como capturar o coração dos consumidores e transformar essa celebração em sucesso para sua marca. Se você está buscando inspiração, está no lugar certo. Vamos lá? 

Qual é a origem do Dia das Mães?

A celebração do Dia das Mães tem raízes antigas na Grécia, onde Reia, considerada a mãe dos deuses, era honrada em uma grandiosa festa que marcava a chegada da primavera. No entanto, o termo “Dia das Mães” foi formalizado apenas no século XVII na Inglaterra, quando o quarto domingo da Quaresma, dedicado à Virgem Maria, passou a ser reconhecido como tal.

Mais tarde, em 1914, nos Estados Unidos, a data foi oficialmente reconhecida como um feriado nacional, graças aos esforços de Anna Jarvis, após o falecimento de sua mãe em 12 de maio de 1907. Esse mesmo dia tornou-se referência para o primeiro Dia das Mães no Brasil, celebrado em 1918.

Quatorze anos depois, o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães no Brasil. Desde então, essa data se tornou uma ocasião especial para homenagear e reconhecer o amor e a dedicação materna em todo o país.

Tendências para campanhas de marketing

Para o dia das mães 2024, elencamos 4 tendências: campanhas por influenciadoras maternas, conteúdo gerado pelos próprios usuários, responsabilidade social e omnicanalidade. Vamos falar sobre cada uma delas e como aplicá-las. 

1. Influenciadoras Maternas

Estamos na era do marketing de influência, não tem como negar. Por isso, colaborações com influenciadores que são mães podem significar uma estratégia poderosa para o Dia das Mães. Essas personalidades têm credibilidade e uma base de seguidores leais que confiam em suas recomendações, tornando-as eficazes para promover produtos e serviços relacionados a data.

2. Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)


Não são apenas os influenciadores que podem influenciar outros consumidores. Isso porque, incentivar os clientes a compartilharem suas próprias histórias, fotos e vídeos relacionados ao Dia das Mães pode gerar um conteúdo autêntico e envolvente. Aliás, não apenas cria uma conexão mais profunda com a marca, mas também amplia o alcance da campanha por meio do compartilhamento orgânico.

3. Sustentabilidade e Responsabilidade Social


Cada vez mais consumidores estão valorizando marcas que demonstram preocupação com questões sociais e ambientais. Por isso, incorporar esses elementos em suas campanha de Dia das Mães não apenas pode ressoar com esses valores, mas também pode atrair uma base de clientes mais consciente.

4. Omnicanalidade

Por fim, as campanhas do Dia das Mães devem ser integradas em diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, SMS, RCS, anúncios pagos, lojas físicas e websites. Uma abordagem omnicanal garante que as marcas alcancem os consumidores onde eles estão e assim, forneçam uma experiência consistente em todos os pontos de contato.

Como planejar a campanha do Dia das Mães?

Planejar a campanha para o Dia das Mães em 2024 requer uma abordagem estratégica e bem pensada. Antes de tudo, é preciso identificar o que você deseja alcançar com a ação, isso pode incluir aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca, fortalecer o relacionamento com os clientes existentes, entre outros. Nesse sentido, defina muito bem as suas métricas e KPIs, ok?

Para chegar no objetivo, será preciso entender quem é sua principal audiência para esta campanha. Ou seja: quais são seus interesses, necessidades e desejos relacionados ao Dia das Mães? Quais são os pontos de dor ou problemas que sua marca pode resolver para eles?

Com base nas respostas, crie uma mensagem central e certifique-se de que ela seja emocionalmente envolvente e autêntica, só então, determine quais canais de marketing serão mais eficazes para alcançar seu público-alvo. Isso pode incluir redes sociais, e-mail, canais de mensageria bem como SMS e RCS, publicidade online, mídia impressa, entre outros. Lembre-se de considerar a integração de canais para uma abordagem omnicanal.

campanha dia das mães 2024

9 estratégias que não podem faltar na campanha dia das mães 2024

Algumas estratégias são o que chamamos de “feijão com arroz”, ou seja, são básicas para se ter sucesso na sua campanha Dia das Mães, independente do setor ou porte da sua empresa. Veja a seguir o check-list dessas estratégias e não deixe nada de fora em 2024.

Seleção de Presentes por Faixas de Preço

Em primeiro lugar, a busca por presentes domina essa data. Então, facilite a decisão dos clientes oferecendo seleções de produtos divididos por faixas de preço. Destaque categorias especiais no site e envie e-mails direcionados, orientando o público sobre opções de presentes que se encaixam em diferentes orçamentos.

Brindes para Compras Acima de um Valor

Uma excelente maneira de incrementar o ticket médio é oferecer brindes especiais para compras acima de um determinado valor. Certifique-se de que o brinde seja relevante para a data e comunique a promoção de forma eficaz em todos os canais de marketing.

Guia de Presentes

Simplifique o processo de escolha para os clientes indecisos através de um guia de presentes no site. Aliás, uma grande oportunidade é trabalhar artigos, conteúdos e até mesmo o SEO on-page do seu site. Para isso, destaque produtos populares e sugestões de presentes adequados para diferentes tipos de mães, facilitando a decisão de compra.

Cupom de Desconto

Ofereça cupons de desconto exclusivos para incentivar as compras e destacar produtos específicos. Utilize estratégias de segmentação para enviar cupons personalizados e comunique a oferta de forma atrativa em e-mails, SMS e RCS.

Captação de Leads

Além de criar estratégias para vender mais para a sua base atual de clientes, é preciso pensar em maneiras de expandir sua base. Sendo assim, utilize pop-ups de captação de leads para oferecer conteúdo exclusivo, brindes ou descontos em troca do cadastro dos usuários. Essa estratégia simples pode atrair visitantes para o site e aumentar a base de leads para futuras campanhas.

E-mail Marketing

Destaque-se na caixa de entrada dos clientes com títulos chamativos e conteúdo relevante. Utilize imagens relacionadas à data e mensagens para que dessa forma, você explore o apelo sentimental do Dia das Mães, incentivando a compra sem cair em clichês. 

RCS e SMS

SMS e RCS são excelentes ferramentas para impulsionar as vendas no Dia das Mães. Elas são uma estratégia econômica e eficaz para alcançar seus clientes instantaneamente, garantir que sua mensagem chegue diretamente às mãos dos consumidores e assim, aumentando as vendas nesta ocasião tão especial.

Aproveite esse formato ágil e direto para divulgar promoções exclusivas, compartilhar cupons de desconto, sendo assim, destaque uma seleção especial de produtos para a data ou ainda envie um lembrete gentil aos seus clientes, lembrando-os da importância de escolher o presente perfeito para suas mães. 

Não seja apenas comercial

Nós sabemos que você quer aproveitar a campanha Dia das Mães para vender, mas, tome cuidado para não ser frio. Esta data é profundamente carregada de significado emocional para muitas pessoas, já que é uma oportunidade de expressar amor, gratidão e apreciação pelas mães e figuras maternas em suas vidas.

Ao adotar uma abordagem sentimental e emotiva em sua campanha, você cria uma narrativa que ressoa com as experiências e sentimentos dos consumidores. Isso pode gerar um impacto emocional duradouro, fortalecendo a relação entre sua marca e seu público-alvo. Além disso, uma abordagem emocional tende a ser mais memorável e envolvente, o que pode levar a uma maior retenção de marca e lealdade do cliente.

Segmentações inteligentes

Uma campanha de Dia das Mães precisa considerar que o público-alvo geralmente não são as próprias mães. Enquanto em outras épocas do ano e em períodos normais para o varejo, o foco costuma ser a pessoa que necessita do produto, nesta ocasião, as ações devem se concentrar nos membros da família, já que são eles quem comprarão os presentes.

Portanto, na hora de criar sua campanha lembre-se que você estará falando com esposos, esposas e filhos que desejam comprar presentes, crianças que buscam presentear suas mães, mães que desejam presentear suas próprias mães e sogras e mães que desejam presentear a si mesmas..

4 exemplos de campanhas para o Dia das Mães

happy mothers day

E-mail marketing com cupom de desconto

Assunto: Celebre o amor neste Dia das Mães! 🌷

Oi [Nome do Cliente],

No próximo domingo, temos a oportunidade de celebrar o amor, dedicação e carinho que nossas mães nos proporcionam todos os dias. E para tornar este Dia das Mães ainda mais especial, preparamos uma seleção de presentes que expressam todo o amor e gratidão que sentimos por elas.

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Não perca a oportunidade de expressar seu amor e gratidão neste Dia das Mães. Visite nosso site ou lojas hoje mesmo e encontre o presente perfeito para a mulher mais importante de sua vida.

Aproveitamos para desejar a todas as mães um dia repleto de amor, alegria e momentos felizes ao lado de suas famílias.

Com carinho,

[Empresa]

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Viu quantas possibilidades e estratégias para a sua campanha de Dia das Mães em 2024? Continue ligado no nosso blog e se precisar de ajuda com seus canais digitais, não deixe de falar com nossos especialistas.

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15 de fevereiro de 2024
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