UX Writing: como criar uma mensagem perfeita?
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Como criar uma mensagem perfeita com UX Writing?

Saiba o que é UX Writing, pilares, onde, como e quando deve ser usado e benefícios para utilizar na sua estratégia.
o que é ux writing

Seja um botão, um título ou uma frase de apoio, pensar na melhor mensagem para o cliente é um dos fatores com mais relevância para obter bons resultados no ambiente digital. Mas, como criar a mensagem perfeita para cada interação? O UX Writing tem sido a resposta para milhares de negócios conquistarem mais sucesso ao entregarem uma experiência mais satisfatória para os usuários. 

Se você utiliza diferentes canais digitais, e quer entender mais como construir boas mensagens em cada um deles, a prática de UX Writing está aí para isso. Com o objetivo de criar textos que sejam úteis, claros e concisos, essa abordagem trabalha de maneira muito próxima com o UX design, e traduz em palavras aquilo que o seu usuário precisa ler. 

Acompanhe esse conteúdo e descubra tudo sobre UX Writing: o que é, para que serve, como criar boas mensagens e os principais canais nos quais essa técnica pode ser empregada. Vamos lá? Boa leitura! 

RCS SMS

O que é UX Writing?

UX Writing é a prática de criar textos que guiam e orientam os usuários durante a interação com produtos e canais digitais, como sites, aplicativos e canais de mensageria. Seu objetivo é tornar a experiência do usuário mais intuitiva e agradável, ajudando a entender facilmente o que fazer em cada etapa. 

Pilares do UX Writing para criação de mensagens eficazes

Um UX Writer, ou seja, o profissional que trabalha com UX Writing, sempre vai elaborar uma mensagem com base em alguns princípios fundamentais. Vamos conhecê-los? Veja: 

1. Conhecimento do usuário: compreender quem é o usuário, suas necessidades, comportamentos e expectativas é crucial para começar a elaboração da comunicação.

2. Clareza e Simplicidade: o UX Writing sempre preza por uma linguagem clara e direta para evitar ambiguidades e facilitar a compreensão.

3. Consistência: a fim de alcançar bons resultados, é preciso manter um estilo e tom de voz consistente em toda a jornada do cliente para criar uma experiência coesa.

4. Orientação e Contexto: a principal missão no UW Writing é passar instruções e informações contextuais que ajudam o usuário a entender o que fazer e o que esperar, tirando qualquer atrito.

5. Empatia: colocar-se no lugar do usuário para antecipar dúvidas e frustrações, criando mensagens que ressoam com suas emoções e situações é a chave e é uma prática bastante comum dessa estratégia. 

6. Acessibilidade: por fim, o UW Writing trabalha para garantir que as mensagens sejam compreensíveis para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiência.

Com esses princípios de UX Writing, é possível criar textos que melhoram a experiência do usuário, tornando a interação com produtos e canais digitais mais intuitiva e agradável. Consequentemente, os negócios extraem mais resultados dessas comunicações, já que elas resultam em interações muito mais valiosas. 

Benefícios de usar UX Writing nas comunicações

Você já deve ter escutado alguém dizer que usar UX Writing nas comunicações traz diversos benefícios, não é mesmo? Mas, quais são essas vantagens no dia a dia? Primeiramente, melhora a experiência do usuário, pois textos claros e intuitivos auxiliam os usuários a navegar e entender facilmente o produto, aumentando a satisfação geral.

Conversão

Além disso, UX Writing aumenta a conversão. Mensagens bem elaboradas podem guiar os usuários com mais eficácia, levando-os a realizar mais ações desejadas, como compras ou inscrições, por exemplo. Esse direcionamento também reduz a taxa de abandono, já que orientações precisas e amigáveis diminuem a frustração, fazendo com que os usuários sejam menos propensos a abandonar o seu site ou aplicativo.

Branding

Outro benefício é o fortalecimento da marca. Manter um tom de voz consistente e alinhado com a identidade da marca pode aumentar o reconhecimento e a confiança dos usuários. Isso é especialmente importante para construir uma imagem de marca sólida e confiável.

Acessibilidade

Outro ponto que vem ganhando relevância é a acessibilidade. Textos acessíveis garantem que todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências, possam entender e usar o produto sem dificuldades. Essa inclusão é essencial para alcançar um público mais amplo e diverso, além de ser bem vista pela sociedade como um todo. 

Gestão de recursos

Ufa! Quantos benefícios, não é mesmo? Mas, não acabou. O uso eficaz de UX Writing economiza tempo e recursos. A partir de instruções claras, os usuários conseguem resolver mais problemas por conta própria, reduzindo a necessidade de suporte ao cliente. Isso permite que a equipe de suporte se concentre em questões mais complexas.

Fidelidade do cliente

Por fim, UX Writing fomenta a fidelidade do cliente, já que a experiência positiva e sem atritos pode aumentar a lealdade, que estarão mais propensos a voltar e recomendar o produto ou serviço para outras pessoas. Se você, assim como nós, já entendeu que não tem como ficar de fora dessa estratégia, continue a leitura e venha aprender como aplicá-la aí, no seu negócio!

Onde e como o UX Writing pode ser utilizado?

Escrever mensagens perfeitas para cada canal digital utilizando técnicas de UX Writing envolve respeitar o UX design de cada canal, utilizando os recursos disponíveis em cada um deles e considerando a etapa da jornada do cliente em que cada canal se insere. Aqui estão algumas dicas para usar UX Writing em diferentes canais. Acompanhe: 

Sites e aplicativos

As mensagens devem ser claras e concisas, guiando os usuários através da navegação, ações e processos. Utilize botões, menus, mensagens de erro e notificações e respeite a hierarquia visual e a arquitetura da informação para manter a consistência e a usabilidade.

Se o seu site ou aplicativo for um e-commerce, escreva descrições detalhadas e persuasivas para produtos, com informações claras sobre benefícios e características. Nas páginas de checkout, forneça instruções precisas e tranquilizadoras para reduzir a ansiedade do cliente e passar confiança. Além disso, mensagens pós-venda devem agradecer e incentivar feedback ou futuras compras.

E-mails

Personalize as mensagens segundo o comportamento e as preferências dos usuários e utilize um tom amigável e profissional, com chamadas para ação claras. E lembre-se: e-mails podem ser usados em várias etapas da jornada, desde a captação de leads até a fidelização de clientes, portanto, ajuste o conteúdo conforme a fase.

Algumas boas práticas de UX Writing para e-mail envolvem: 

  • Use parágrafos curtos, listas com marcadores e subtítulos para tornar o e-mail escaneável, com fonte legível e um layout limpo.
  • O assunto é a primeira coisa que o destinatário vê. Faça com que seja curto, interessante e relevante, para aumentar a taxa de abertura.
  • Coloque as informações mais importantes no início do e-mail. Muitos leitores não leem o e-mail inteiro, então garanta que eles vejam o essencial logo de cara.
  • Certifique-se de que seu e-mail seja responsivo e funcione bem em dispositivos móveis, já que muitos usuários acessam e-mails pelo celular.
  • Faça testes A/B com diferentes versões do seu e-mail para ver qual desempenho é melhor. Observe métricas como taxa de abertura, cliques e conversões para otimizar suas mensagens.

SMS e RCS 

Esses canais pedem por mensagens curtas e diretas, devido às limitações de espaço. Então, use uma linguagem clara e orientada para a ação, ideal para enviar lembretes, notificações urgentes ou promoções. Mas, não deixe de investir num toque de personalização, trazendo mais do que o nome do cliente, mas elementos que representem suas necessidades e desejos. Mostre que você o entende!

Através desses canais também é possível aplicar UX Writing para oferecer suporte rápido e eficiente, aproveitando os recursos de cada plataforma, como mídia enriquecida e respostas rápidas. É o caso do RCS que conta com imagens e botões interativos para enriquecer a comunicação. 

Atendimento ao cliente 

Chatbots e assistentes virtuais devem simular uma conversa natural, sendo claras e objetivas. Use uma linguagem acolhedora e preveja as necessidades dos usuários para fornecer respostas úteis. Chatbots lidam geralmente com dúvidas e suporte, portanto, as mensagens devem ser rápidas e precisas.

Outro material de muita ajuda são os FAQs. Neles, é possível oferecer soluções através de passo a passo e links úteis para resolver problemas rapidamente. Lembre-se que o suporte ao cliente é crucial nas etapas de pós-compra e resolução de problemas e tem um peso enorme na forma que o cliente vai avaliar a experiência de compra com a sua empresa.

A Pontaltech é especialista em experiência de comunicação

Como você viu, para escrever mensagens perfeitas, é fundamental entender o contexto e o comportamento dos usuários em cada canal. Por isso, unir o que cada um deles já oferece de recursos, respeitando o UX design, é o segredo para tirar ainda mais vantagens das estratégias de UX Writing e oferecer a melhor experiência possível para o seu cliente. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o blog da Pontaltech, que sempre traz novidades fresquinhas para te ajudar a melhorar o relacionamento com o seu cliente no ambiente digital. Somos especialistas nisso, e através de soluções e plataformas de mensageria, como RCS, SMS e e-mail, conseguimos aplicar não só o conceito de UX Writing, mas muitos outros para trazer mais resultado para o seu negócio. Fale conosco!

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12 de julho de 2024
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