Como contornar a inadimplência do seu negócio?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Como contornar a inadimplência no seu negócio?

Atualmente, empresas percebem crescimento na quebra de acordos. Descubra qual a melhor estratégia para enfrentar esse momento!
contornar inadimplência

Contornar a inadimplência tem sido um desafio para as empresas. Atualmente, o aumento de desemprego e inflação está se tornando uma das maiores preocupações de empresas dos mais diversos segmentos. Dados publicados pelo G1 mostram que em março de 2021 cerca de 57% da população adulta brasileira estava endividada.

Aliás, é sobre essa deficiência financeira que nosso Superintendente de Receitas Marcos Guerra falou em seu artigo para o Jornal Jurid.

Esta crescente onda de incapacidade de pagamentos é extremamente prejudicial para todos os envolvidos. Para os clientes, além de terem seu nome sujo, encontrarão mais dificuldade em adquirir empréstimos e outras operações que dependam de instituições bancárias. Para as empresas, sua saúde financeira será cada vez mais impactada, impedindo investimentos em áreas estratégicas para o crescimento do negócio, prejudicando o faturamento mensal

Marcos mostra em seu artigo a incapacidade de atribuir essa responsabilidade a somente um culpado, mas que sem dúvidas o cenário econômico nacional é um dos principais influenciadores. Ele apresenta dados realizados pela Austing Rating, que mostram que o Brasil é o quarto país do mundo com a maior taxa de desemprego.

De acordo com Guerra, o aumento constante dos preços dos produtos e serviços é outro ponto importante a ser considerado.

A redução do poder de compra da população é atingida por diversos lados, impossibilitando que grande parte das pessoas tenham condições de arcar com suas dívidas. Sem o devido planejamento, as contas apenas tenderão a se acumular cada vez mais, danificando não apenas os próprios consumidores, mas também as companhias que, perderão constantemente clientes com condições para adquirir seus produtos.

Canais digitais: a solução para contornar a inadimplência

Como solução, Marcos sugere um planejamento interno bem executado. Para ele, a cobrança preventiva é uma das melhores estratégias para evitar a piora dos quadros de inadimplência há mais de 90 dias, para ajudar o cliente a evitar o acúmulo de juros.

Relembra também a importância de manter um olhar humanizado durante todo o processo, não somente enviar notificações constantes sobre a situação da dívida. O cliente sabe que está com pagamento atrasado e é importante que a empresa saiba da situação atual do país como um todo.

SMS cobrança

Para auxiliar a contornar a inadimplência, Marcos evidência o uso de diversos canais de comunicação como grandes aliados na estratégia de cobrança. Agentes virtuais com inteligência artificial, por exemplo, entendem o melhor momento para entrar em contato com o devedor e oferecem condições de pagamento de acordo com a necessidade apresentada.

Já o SMS e o e-mail também trazem resultados assertivos, pois permitem o envio de mensagens e lembretes de maneira automatizada. O primeiro até possibilita o envio mesmo que o cliente esteja sem conexão com a internet. Confira mais vantagens do uso de SMS em nosso blog!

Apesar de difícil, é importante manter uma visão positiva e adotar ações para evitar maiores danos.

De acordo com Marcos, “com uma boa organização estratégia e comunicação clara sem invasões, todos podem ser beneficiados”.

Conheça mais conteúdos interessantes

RCS: a evolução da mensagem de texto na cobrança

Conteúdos relacionados

17 de fevereiro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter