Garantir a segurança da informação que os dados dos seus clientes fornecem é de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Nosso Head de Tecnologia, Lucas Beda, contou a Revista Varejo sobre estratégias e formas desta proteção. Leia o resumo abaixo ou clique aqui para conferir o artigo na íntegra.
Segurança da informação: qual a importância?
Toda segurança da informação é pouca e não é difícil comprovar essa relação. Nos últimos anos, casos frequentes de invasões cibernéticas, roubos e vazamentos de dados, dentre muitos outros crimes, afetaram a população mundial. Com o avanço tecnológico, métodos cada vez mais “criativos” são utilizados por esses hackers, na busca de qualquer brecha que consiga captar estas informações dos usuários.
Atualmente, somos o segundo país no ranking de ataques cibernéticos, segundo um levantamento feito pela Fortinet. Considerando as organizações da América Latina e do Caribe, cerca de 360 bilhões de tentativas de golpes foram registradas em 2022 – sendo 103,1 bilhões delas apenas no Brasil. A quantia é 16% maior em relação a 2021.
Estratégias da Segurança da informação
Por mais sistemas e soluções robustas que tenhamos acesso atualmente, o cenário que ainda enfrentamos referente a essas brechas é preocupante. Se proteger contra esses ataques não é tão simples. Contudo, através de mecanismos de verificação que confirmem a identidade do usuário durante o acesso a uma conta, barram qualquer login suspeito.
Muito além de prezar por estratégias de segurança da informação como o envio de códigos de verificação, é necessário incorporá-los de forma simplificada, sem gerar retrabalho ou dificuldade ao usuário na proteção de suas informações.
Sendo assim, muito vem sendo explorado desta funcionalidade no RCS, novo modelo de mensageria desenvolvido pelo Google. Nele, todas as marcas terão seu próprio selo de autenticidade, com uma imagem de sua logo em toda mensagem enviada. Assim, os consumidores terão uma maior segurança de quem os estarão contatando e avisando em pedidos de confirmação de identidade.
Proteja os dados
Por fim, cogitar um mercado livre destes crimes cibernético é utópico. Novos crimes ocorrem conforme os sistemas e mecanismos cada vez mais robustos. Por isso, prover esta segurança da informação é indispensável para qualquer negócio.
Garanta que seus clientes estejam seguros frente ao armazenamento de suas informações e, assim, fortaleça a imagem corporativa, ao se mostrar como uma empresa verdadeiramente preocupada com essa proteção e, acima de tudo, que investe nos melhores mecanismos para esta conquista.