Em parceria com o Google, a Pontaltech realizou o evento ‘Conversational Summit: além dos diálogos digitais’ no dia 18 de abril, em São Paulo. O tema explorou as facetas do marketing conversacional — e não poderia ser outro —, aliás o foco da companhia é expandir o uso do RCS para esta finalidade.
Marcas de diversos segmentos, como varejo, cobrança, tecnologia, financeiras, telefonia, educação, transporte e energia, tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o uso das tecnologias de mensagens nas jornadas digitais dos usuários, além de conhecer com exclusividade, o lançamento de um novo caso de sucesso do e-commerce Casas Bahia.
O poder do marketing conversacional
Thiago Gomes, diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Pontaltech, abriu o evento contextualizando o novo comportamento do consumidor e suas preferências digitais. “A comunicação sempre existiu e acompanhou a evolução da humanidade”, explica. Hoje, as pessoas estão conectadas a vários dispositivos ao mesmo tempo, e interagem com as marcas da mesma forma que interagem com familiares ou amigos.
Contudo, é preciso estruturar uma comunicação que, de fato, converse com o usuário. O conceito “conversacional” depende de várias outras frentes e tecnologias para ser aplicado. Desde a própria plataforma, passando pela interface e até mesmo o uso da IA, o design das ferramentas, bem como a própria jornada de comunicação, deve propiciar a personalização de fluxos mais inteligentes e conversas simples em experiências enriquecedoras.
Nesse contexto, o RCS se torna uma ferramenta ideal no contato entre empresas e clientes. Em apenas um ano, o protocolo já está presente em 1 bilhão de dispositivos móveis. Segundo Kaio Marin, responsável pela expansão do Google Messages LATAM, em 2024, a companhia está incentivando novas empresas a testarem a ferramenta em suas ações.
Aumento de ROI
A atração principal ficou por conta do painel moderado por Marin e apresentado por Nadia Bagdanavicius e Otávio Augusto, consultores financeiros da Via — Casas Bahia, no produto Carnê Digital. Com aumento de 17% nas vendas através de campanhas feitas pelo RCS em comparação ao WhatsApp, os dados surpreenderam. Além da elevada porcentagem de interação, a campanha de RCS obteve 8% a mais de conversão e um ROI de 397 contra 56 no WhatsApp.
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Novidades RCS
Após a Apple anunciar a adesão do novo tipo de mensagens no iOS, há grande expectativa que o RCS se torne praticamente universal nos próximos meses, com grandes chances de se tornar o tipo de mensagens mais enviado. Somente no Brasil, o market share do Android ultrapassa os 85% e o Google Business Messages, que contempla o RCS, é grandemente utilizado neste mercado.
Outra novidade é o lançamento da versão beta do ‘Click-to-RCS’ que funciona como um ‘Person-to-agent’, o famoso P2A. Através de uma URL, o usuário poderá iniciar uma conversa com a empresa e se deparar com um fluxo automatizado para facilitar a comunicação.
Em 2023, o RCS cresceu em 20% na Pontaltech e neste ano, a aposta é que o uso do bot para conversas automatizadas cresça. Segundo o CEO da companhia, Carlos Secron, “2024 é o ano do RCS Conversacional” e a previsão é de se obter ainda mais conquistas, com crescimento de cinco vezes mais que o ano anterior.