Conversational Summit: tudo o que rolou no evento
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

1 bilhão de usuários e novo P2A: conheça as novidades do RCS reveladas no ‘Conversational Summit’

Saiba o que aconteceu no ‘Conversational Summit: além dos diálogos digitais’, veja um resumo das palestras e novidades sobre o RCS.
evento conversational summit

Em parceria com o Google, a Pontaltech realizou o evento ‘Conversational Summit: além dos diálogos digitais’ no dia 18 de abril, em São Paulo. O tema explorou as facetas do marketing conversacional – e não poderia ser outro –, aliás o foco da companhia é expandir o uso do RCS para esta finalidade.

Marcas de diversos segmentos, como varejo, cobrança, tecnologia, financeiras, telefonia, educação, transporte e energia, tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o uso das tecnologias de mensagens nas jornadas digitais dos usuários, além de conhecer com exclusividade, o lançamento de um novo caso de sucesso do e-commerce Casas Bahia.

O poder do marketing conversacional

Thiago Gomes, diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Pontaltech, abriu o evento contextualizando o novo comportamento do consumidor e suas preferências digitais. “A comunicação sempre existiu e acompanhou a evolução da humanidade”, explica. Hoje, as pessoas estão conectadas a vários dispositivos ao mesmo tempo e interagem com as marcas da mesma forma que interagem com familiares ou amigos.

Contudo, é preciso estruturar uma comunicação que de fato, converse com o usuário. O conceito “conversacional” depende de várias outras frentes e tecnologias para ser aplicado. Desde a própria plataforma, passando pela interface e até mesmo o uso da IA, o design das ferramentas bem como a própria jornada de comunicação deve propiciar a personalização de fluxos mais inteligentes e conversas simples em experiências enriquecedoras.

Nesse contexto o RCS se torna uma ferramenta ideal no contato entre empresas e clientes. Em apenas um ano, o protocolo já está presente em 1 bilhão de dispositivos móveis. Segundo Kaio Marin, responsável pela expansão do Google Messages LATAM, em 2024, a companhia está incentivando novas empresas a testarem a ferramenta em suas ações.

Aumento de ROI

A atração principal ficou por conta do painel moderado por Marin e apresentado por Nadia Bagdanavicius e Otávio Augusto, consultores financeiros da Via – Casas Bahia, no produto Carnê Digital. Com aumento de 17% nas vendas através de campanhas feitas pelo RCS em comparação ao WhatsApp, os dados surpreenderam. Além da elevada porcentagem de interação, a campanha de RCS obteve 8% a mais de conversão e um ROI de 397 contra 56 no WhatsApp.

Fique atento às nossas redes sociais e aqui no blog para saber todos os detalhes sobre esse caso de sucesso.

Novidades RCS

Após a Apple anunciar a adesão do novo tipo de mensagens no iOS, há grande expectativa que o RCS se torne praticamente universal nos próximos meses, com grandes chances de se tornar o tipo de mensagens mais enviado. Somente no Brasil, o market share do Android ultrapassa os 85% e o Google Business Messages que contempla o RCS, é grandemente utilizado neste mercado.

Outra novidade é o lançamento da versão beta do ‘Click-to-RCS’ que funciona como um ‘Person-to-agent’, o famoso P2A. Através de uma URL, o usuário poderá iniciar uma conversa com a empresa e se deparar com um fluxo automatizado para facilitar a comunicação.

Em 2023, o RCS cresceu em 20% na Pontaltech e neste ano, a aposta é que o uso do bot para conversas automatizadas cresça. Segundo o CEO da companhia, Carlos Secron, “2024 é o ano do RCS Conversacional” e a previsão é de se obter ainda mais conquistas, com crescimento de cinco vezes mais que o ano anterior.

Conteúdos relacionados

23 de abril de 2024
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter