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RCS: a nova experiência de mensagens

Saiba tudo sobre o RCS, benefícios para empresas e usuários e como as marcas podem vender mais e se relacionar melhor com seus clientes!
RCS e SMS qual a diferença

A partir dos inúmeros estímulos visuais de chatbot e aplicativos de mensagens que dependem da internet, a GSMA criou o sistema RCS que garante novas experiências aos usuários.

Similar ao SMS, o novo padrão de mensagens interativas desenvolvido pelo Google ganhou destaque nos últimos anos. Ainda há muito a ser explorado, já que mais empresas de telefonia brasileiras estão aderindo ao RCS.

Apesar do sistema ser compatível apenas com Android, existem muitas possibilidades para que as marcas criem conexões mais próximas com os seus clientes. Aliás, você verá neste conteúdo que o RCS possibilita maior personalização de branding.

Além de ser uma nova experiência de mensagens, o usuário de RCS pode automatizar o conteúdo das mensagens, seja integrando um QR code de um ingresso no Google Calendário, assim como clicando em botões para enviar respostas rápidas.

Conheça as mensagens RCS e tudo o que ela tem a oferecer para a sua empresa. Não deixe de conferir as funcionalidades deste sistema bem como descobrir que a sua marca pode aplicar nossas dicas para vender mais e melhor.

O que é Google RCS?

O RCS (Rich Communication Services), significa literalmente “sistema de comunicação rico” que está transformando o mercado de mensageria assim como a experiência de receber mensagens.

Em primeiro lugar, as novas possibilidades de interação permitem ao usuário receber diversos tipos de mídias, carrosséis, botões além de ter a percepção de estar em um chat.

Basicamente, as mensagens de RCS utilizam o mesmo canal e a mesma lógica do SMS, já que têm o mesmo destino: a caixa de mensagens do smartphone.

Como surgiu o RCS?

Aumentar a interatividade é um dos desafios constantes das empresas de tecnologia, uma vez que isso potencializa a conexão entre marcas e consumidores, tornando usuários cada vez mais engajados e propensos ao consumo.

Dessa maneira, a Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA) em parceria com o Google, desenvolveu um sistema que revoluciona o serviço de mensagem de texto e possibilita cada vez mais integrações e análise do comportamento do usuário.

Através de dados de cliques em botões, tráfegos para sites, ou até mesmo respostas a imagens e gifs, as empresas podem mensurar a efetividade das mensagens, sendo assim, a lembrança da marca se torna ainda maior.

Especialmente, o RCS cria novas experiências e pode também oferecer maior possibilidade de interagir com o tom da marca bem como seu branding (conceitos de marca). Com o sistema de verificação do Google, o usuário pode ter mais segurança e por outro lado, as empresas passam maior credibilidade na comunicação.

Funcionalidades do sistema RCS

As funcionalidades das mensagens RCS são inúmeras. Dessa forma, é possível transformar uma simples mensagem em um chat interativo que conta com:

– Imagens, gifs, vídeos;

– Carrossel com exibição de produtos e serviços com redirecionamento para ecommerces, lojas virtuais via Google Shopping;

– Envio de links clicáveis;

– Botões de ações rápidas;

– Avaliações diversas;

– Chat com possibilidade de resposta e sugestões de respostas rápidas;

– Envio de QR code;

– Confirmação de reservas, envio de cupons e ingressos;

– Integração com plataforma de pagamento via Google Pay;

– Abertura automática de aplicativo que estiver na Play Store;

– Integração com Google Maps, Calendário, Discador, e outros produtos Google.

Qual a diferença entre RCS e SMS?

O RCS é uma evolução do SMS, mas não significa dizer que ele é um substituto completo. Cada ferramenta desempenha seu papel, além de que ambos podem ser complementares em uma mesma estratégia de comunicação.

Já que nem todo contato merece uma interação, as empresas podem decidir qual é a melhor maneira de enviar uma determinada mensagem baseado no objetivo de cada canal. Sendo assim, tanto o RCS como o SMS têm benefícios e diferenças entre si.

 SMSRCS
CredibilidadeVerified SMS, Shortcode e Broker OficialSelo Business Messages, Verified SMS, Broker Oficial
InteratividadeTexto SimplesImg, Gif, Vídeo, URLs, Botões
PreçoBaixoMédio/ Variável
BrandingNúmero únicoPersonalização Total
Limitações160 caracteresAtende apenas Android
MétricasTx. Abertura, Resposta, Cliques no linkTotalmente metrificável em cada interação
Operadoras CompatíveisTodasVivo, Claro, Tim e Nextel
Comparativo entre SMS e RCS

Benefícios das mensagens RCS para empresas

Ter contato direto com o cliente é um grande benefício para manter os consumidores ativos através de um relacionamento constante. Nesse sentido, qual outra forma mais direta de contato, senão a ligação e a mensagem de texto?

Outros canais como e-mail ainda são muito utilizados e trazem diversos resultados, no entanto, o RCS chegou como um dos principais canais mais bem elaborados e ágeis que prometem um desempenho maior de comunicação.

Um exemplo disso é que a taxa de SMS já é bem alta: 90% de abertura contra 20% do e-mail. É claro que a comparação pode ser injusta se o objetivo do contato for diferente. No entanto, este dado revela que o cliente está disposto a ter uma comunicação mais direta.

Por outro lado, o excesso de informações não é interessante para o usuário. Se na caixa de e-mail dele há muitas propagandas desnecessárias, a mesma prática utilizando o SMS ou o RCS pode gerar grande incômodo e prejudicar a marca.

Portanto, o objetivo da comunicação é fundamental. Apesar de precisar de uma boa estratégia, as empresas também têm que analisar o comportamento do usuário a longo prazo e mensurar a efetividade das interações disponíveis.

A boa notícia é que o RCS é um canal direto, objetivo, ágil e conversacional. Isso quer dizer que uma mensagem pode se transformar em um chat, bem como em um canal de vendas. Veja a seguir quais são os principais benefícios para as empresas.

Marca verificada pelo Google com selo

O Google tem um sistema de segurança que verifica se a empresa está apta a receber o selo de autenticação. Contudo, são necessárias algumas etapas no início do processo, e somente as empresas com selo podem enviar conteúdos via RCS.

Embora esta validação seja necessária, a marca que quer enviar mensagens RCS em massa precisa de um broker oficial para efetuar o disparo junto às principais operadoras de telefonia.

Personalização de Branding com nome e logo

A personalização da mensagem oferece credibilidade uma vez que o usuário tenha certeza de que está interagindo com uma marca real. Por isso, o RCS possibilita que as marcas padronizem o nome da marca, logo e a linguagem para criar conexões com o cliente, além de passar segurança.

Métricas de confirmação de leitura e taxa de interação

Apesar do SMS também ter métricas, o RCS tem maior possibilidade de análise da efetividade da campanha, já que possui maior interatividade.

Dessa forma, a plataforma oferece taxas de abertura da mensagem, conformação da leitura, resposta, cliques, e outras interações, totalmente mensuráveis.

Conteúdo rico e mídias com alta qualidade

Se o sistema de mensageria evoluiu é porque os usuários precisam de cada vez mais estímulos visuais para capturar a sua atenção. Isso porque em todas as ferramentas de interação, bem como aplicativos de mensagens, as mídias são um dos recursos fundamentais.

Através de imagens em carrossel, vídeos, gifs e botões, o RCS transforma o que antes era um simples SMS em uma conversa automática. Ou seja, a interação se torna cada vez mais interessante para o usuário que pode também enviar respostas rápidas ou integrando informações das mensagens em outros aplicativos do Google.

Jornada de compra interativa

Utilizando a plataforma de RCS, a empresa pode otimizar a jornada de compra do consumidor e principalmente transformar uma simples mensagem em um canal mais interativo que possa converter em vendas. As empresas podem disponibilizar catálagos ou até mesmo automatizar carrosséis com ofertas baseado no comportamento de compra ou de busca em um ecommerce.

Além de ser uma ferramenta com potencial de venda, ela também é ideal para fluxos conversacionais que necessitam de interações objetivas como se fosse um chat. Por fim, a empresa pode tanto oferecer estímulos de compra, indicações, promoções, etc, e até mesmo informá-lo de um ingresso para um evento, passagem aérea ou dicas para utilizar melhor o produto.

Seja para a pré-venda, venda, remarketing, upsell, oferecer produtos e serviços complementares, educar o cliente, divulgar uma campanha, mostrar o acompanhamento de uma compra ou logística reversa, ou até mesmo ser um canal de autoatendimento, o RCS pode abranger incontáveis possibilidades.

Como habilitar mensagens RCS no seu celular?

Para ativar o RCS para receber mensagens no seu celular, seu dispositivo precisa ter as atualizações mais recentes do Android.

Veja como é simples:

  1. Torne o seu aplicativos de mensagens SMS como padrão.
  2. Abra as Configurações do seu aplicativo de SMS
  3. Clique em Recursos de Chat e para ativá-lo
  4. Certifique-se de que o status está “conectado”

Dispositivos iOS recebem mensagens RCS?

Os aparelhos da Apple por enquanto não são compatíveis com o sistema RCS Android, já que os usuários iOS contam com outra ferramenta similar, o iMessage.

Como enviar mensagens RCS?

Para enviar mensagens RCS basta contatar um broker oficial e parceiro do Google como a Pontaltech! Nós temos a solução perfeita para a sua empresa e podemos te ajudar a atingir os seus objetivos com uma comunicação eficiente! Entre em contato com a gente agora e saiba como utilizar o melhor o RCS na sua empresa!

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20 de junho de 2022
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