Jornadas de compras: o que são e como otimizar a sua eficiência
  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Como criar jornadas de compra mais eficazes

Entenda o que é o o caminho que o cliente percorre até o momento da conversão e como otimizar as suas jornadas de compras.

Quando se fala em jornadas de compras, o que vem à mente é o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a marca até o momento da conversão. Contudo, muitas empresas ainda não percebem a importância de desenvolver uma otimização de jornada bem estruturada, que facilite a nutrição de leads e promova uma experiência do cliente fluida e satisfatória. 

Imagine que cada cliente em potencial esteja diante de inúmeras marcas, produtos ou serviços similares aos seus. Se você não for capaz de conduzi-lo de forma inteligente e personalizada, corre o risco de perder oportunidades para a concorrência. Afinal, a jornada de compra é um processo que envolve vários pontos de contato até chegar ao momento decisivo de fechar negócio.

Mas a grande questão é: como criar uma jornada de compra mais eficaz? A resposta envolve estratégias de nutrição de leads, aplicação de automação de marketing, análise de dados e, principalmente, o uso de soluções que centralizam informações e permitem comunicações mais personalizadas, como RCS e Qualify. 

A seguir, vamos falar sobre a importância de entender profundamente a jornada de compra, sobre as principais ferramentas e estratégias de otimização de jornada, criando uma experiência do cliente muito mais positiva. Vem com a gente? 

Quais as etapas das jornadas de compras? 

Para entender como otimizar a jornada de compra, é fundamental conhecer cada uma de suas etapas. Dessa forma, você saberá qual estratégia adotar em cada momento, evitando abordagens genéricas e aproximando-se verdadeiramente do cliente. Acompanhe:

1. Conscientização

Nesta primeira etapa, o potencial cliente toma conhecimento de um problema ou necessidade e começa a pesquisar soluções. Aqui, entra a importância de tornar sua marca visível: seja por meio de anúncios, seja pelo blog da empresa ou pelas redes sociais. 

Se você oferece conteúdo de qualidade, capaz de responder às dúvidas iniciais do consumidor, já dá um passo rumo à otimização de jornada. Dica: utilize materiais informativos, como artigos e vídeos, para atrair a atenção inicial. Com um bom conteúdo, você desperta curiosidade e inicia o processo de nutrição de leads ainda no estágio de conscientização.

2. Consideração

Na fase de consideração, o cliente já sabe que precisa resolver um problema e está avaliando as alternativas disponíveis. É o momento de mostrar o valor da sua solução. Aí entra o papel de uma automação de marketing eficiente e de um bom CRM para armazenar e analisar dados de comportamento.

Ofereça recursos de comparação, depoimentos de clientes satisfeitos ou provas de sucesso do seu produto ou serviço. Esses materiais ajudam na qualificação de leads, pois indicam quem está avançando na jornada de compra e precisa de mais informações para se sentir seguro.

3. Decisão

Chegamos ao momento em que o cliente avalia se efetivamente fechará negócio com você. Se tudo foi bem conduzido até aqui, as dúvidas devem estar quase sanadas. Uma experiência do cliente positiva é essencial nessa reta final, para que o lead tome a decisão de forma tranquila e sem ressentimentos depois.

Um contato direto ou uma demonstração personalizada pode ser o que falta. Mostre prontidão para tirar dúvidas e apresente soluções rápidas para eventuais objeções, assim, você aumenta a probabilidade de conversão e conquista de vez a confiança do cliente.

Otimização de jornadas: 3 ferramentas de automação e análise de dados

Uma vez conhecidas as etapas da jornada de compra, o próximo passo é entender como otimizar cada fase de maneira estratégica. Isso inclui o uso de automação de marketing, ferramentas de análise de dados e, claro, a implementação de soluções específicas, como RCS e Qualify.

RCS: comunicação mais interativa

O RCS é uma evolução das tradicionais mensagens de texto. Em vez de enviar apenas texto puro, você pode criar mensagens multimídia, com imagens, botões interativos, carrosséis de produtos e muito mais. Tudo isso sem que o cliente precise instalar apps adicionais ou acessar links externos complicados.

Com o RCS, você enriquece a experiência do cliente, tornando cada interação mais imersiva e eficiente. Por exemplo, ao iniciar a nutrição de leads, é possível enviar um carrossel com opções de materiais para download, ou até mesmo apresentar produtos/serviços que o lead demonstrou interesse no seu site.

Ao usar o RCS, a taxa de abertura e interação tende a ser mais alta do que a de e-mails convencionais, justamente por oferecer um canal simplificado e direto. Assim, você mantém o lead envolvido durante toda a jornada de compra, ampliando as chances de conversão.

Qualify: validando dados de contato em tempo real

Quando falamos em nutrição de leads e otimização de jornada, uma das maiores dores é manter a qualidade dos dados de contato. Afinal, enviar mensagens para números de celular desatualizados ou que não pertencem ao CPF informado significa desperdiçar recursos e ter uma comunicação ineficaz. É aí que entra o Qualify.

O Qualify é uma solução capaz de validar o vínculo entre o celular e o CPF diretamente na base de dados das operadoras, como Claro, Vivo e Tim. Isso acontece em tempo real, garantindo que o número informado realmente pertence àquela pessoa. Com o Qualify é possível: 

  • Economizar recursos, ao validar os dados antes de iniciar campanhas de marketing ou disparos de mensagens, você não gasta dinheiro enviando materiais para contatos inválidos.
  • Melhorar a eficiência da comunicação com campanhas que chegam às pessoas certas.
  • Ter mais confiança, pois quando você sabe que aquele número e CPF são compatíveis, fica mais seguro ao enviar ofertas específicas, solicitando informações adicionais ou promovendo uma conversa mais próxima.
  • Manter a base de dados atualizada com essa validação constante, evitando duplicidades ou erros que atrapalham a qualificação de leads.

Em outras palavras, o Qualify permite que você alcance mais, gaste menos e converta melhor. Ele se integra às principais operadoras e faz a checagem de dados em tempo real, de modo que sua experiência do cliente seja mais coerente e efetiva. No fim do dia, tudo isso torna a jornada de compra muito mais fluida, com menos riscos de falhas na comunicação.

Automação de Marketing e CRM

Quando pensamos em automação de marketing, a primeira coisa que vem à mente costuma ser o envio automático de e-mails. Mas hoje em dia, essa automação vai muito além disso. Ela engloba a definição de fluxos de comunicação omnicanal (incluindo RCS, chatbots, e-mails, redes sociais, SMS, entre outros) e a personalização das mensagens de acordo com o comportamento do usuário.

Já o CRM (Customer Relationship Management) é o sistema onde você organiza e registra todas as interações com o cliente, desde o primeiro formulário que ele preencheu até as conversas com a equipe de vendas, se fizer sentido para o seu negócio. Essa base de dados se torna o “coração” da estratégia, pois reúne insights sobre o que funciona ou não para cada lead.

Ao combinar automação de marketing com o CRM, você sabe exatamente quem abriu ou clicou em determinada campanha, que páginas visitou, quanto tempo passou em cada conteúdo, etc. Essas informações são valiosas para adequar a nutrição de leads ao momento exato em que o cliente se encontra na jornada de compra.

Com o CRM, fica fácil saber quando um lead interagiu pela última vez ou se está há muito tempo sem respostas. A automação de marketing gera gatilhos e lembretes automáticos para que sua equipe não perca nenhuma oportunidade. Isso torna a experiência do cliente muito mais agradável, evitando que ele se sinta abandonado ou sobrecarregado de conteúdo irrelevante.

Conforme a qualificação de leads evolui, o sistema pode sinalizar automaticamente que determinado contato atingiu um nível de engajamento mais elevado. Nesse caso, a equipe de vendas é notificada para oferecer um contato pessoal, seja por telefone, vídeo ou uma reunião presencial. Assim, você age na hora certa, com a mensagem certa.

Tornando cada etapa mais prazerosa e produtiva

Quando falamos em experiência do cliente, não estamos falando apenas de satisfazer. É preciso encantar, surpreender e, principalmente, facilitar a vida de quem está considerando ou adquirindo seu produto/serviço. Ao combinar automação de marketing, CRM, RCS e Qualify, a sua empresa consegue:

  • Comunicação Assertiva: Enviar a mensagem certa para a pessoa certa (CPF atrelado ao número, validado pelo Qualify) e no momento mais propício da jornada.
  • Evitar disparos para contatos inexistentes e manter sua base limpa.
  • Dar mais agilidade ao time, já que todos sabem exatamente em qual estágio cada lead se encontra e podem focar nas oportunidades mais “quentes”.
  • Usar dados de comportamento para criar ofertas e sugestões personalizadas, seja por e-mail, chat ou RCS. É o melhor dos dois mundos: alto volume de contatos e abordagem individualizada.

Com todos esses recursos funcionando em harmonia, a jornada de compra torna-se muito mais intuitiva, fazendo com que o lead avance pelas etapas sem sentir que está sendo pressionado ou ignorado. É a união perfeita entre eficiência e humanidade, garantindo não apenas conversões mais altas, mas também uma base de clientes satisfeitos e propensos a indicar sua marca.

A Pontaltech está com você nessa missão!

Como você viu, criar jornadas de compra mais eficazes exige entender cada etapa do processo, investir em nutrição de leads, empregar automação de marketing, contar com um bom CRM e usar soluções que realmente façam diferença, como o RCS e o Qualify. 

Quando todos esses elementos trabalham juntos, a experiência do cliente ganha relevância, fluidez e qualidade, refletindo em melhores taxas de conversão e relacionamentos de longo prazo.

Se você deseja colocar todas essas ideias em prática e ver resultados concretos, convidamos você a conhecer as soluções da Pontaltech. Com a gente, você vai encontrar tanto o RCS quanto o Qualify, duas soluções que podem turbinar a otimização de jornada da sua empresa e tornar o contato com o cliente mais certeiro e eficiente. 

Converse com a gente e descubra mais sobre como essas ferramentas podem ajudar a transformar sua jornada de compra em uma experiência realmente inesquecível, do primeiro contato até a conversão!

Conteúdos relacionados

25 de abril de 2025
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter