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Tipos de conteúdo para o mercado financeiro

A criação de conteúdo no mercado financeiro é a oportunidade de posicionar empresa autoridade, conquistando a confiança do público

A criação de conteúdo é uma excelente estratégia para se destacar em qualquer segmento. No entanto, principalmente no mercado financeiro, essa é uma oportunidade de mostrar para os clientes que a sua empresa é autoridade no setor. E pode ter certeza que assuntos para serem abordados não vão faltar. 

Com o tabu ainda muito presente quando o assunto é dinheiro, a falta de conhecimento é uma barreira para a venda de novos serviços financeiros. Então, para resolver esse problema, nada melhor do que se posicionar como uma empresa que explica conceitos e desmistifica ideias através de conteúdo. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios e os tipos de conteúdos no mercado financeiro. Por fim, vamos te dar algumas dicas sobre como divulgar esses materiais para expandir a marca nos canais digitais.

Vem com a gente e boa leitura!

Por que investir em conteúdo para o mercado financeiro?

Como falamos no início do artigo, produzir conteúdos é uma forma de educar as pessoas sobre serviços financeiros e, consequentemente, se destacar, quebrando barreiras e conquistando novos clientes. Porém, trazer mais leads e gerar mais vendas não é o único benefício que a estratégia de marketing de conteúdo traz para o mercado financeiro. 

SMS - mercado financeiro

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Xerpay, mais da metade das pessoas procuram informações sobre produtos financeiros no site ou aplicativo de instituições financeiras. Isso mostra que, ao criar conteúdos relevantes, a empresa aumenta o engajamento com os clientes e se aproxima das pessoas para falar de dinheiro. 

Além da busca em apps e sites, milhões de pessoas realizam pesquisas no Google todos os dias. Publicar conteúdos em formatos otimizados para esse buscador, investindo em palavras-chave é uma forma de ser achado por aqueles que têm interesse em serviços e no mercado financeiro como um todo.  

Tipos de conteúdos para o mercado financeiro

Agora que você já sabe como o conteúdo pode ser importante no mercado financeiro, que tal algumas ideias sobre o que produzir?

É importante lembrar que, independente do tipo de conteúdo, ele precisa ser relevante e responder às dúvidas das pessoas sobre finanças, por isso o planejamento é essencial.

Veja a seguir alguns tipos de conteúdos relevantes para o mercado financeiro:

Explicações de conceitos da área

Para quem não é do ramo, o mercado financeiro pode ter alguns conceitos difíceis de entender. Por isso, por que não apostar em explicar esses conceitos para as pessoas? Dessa forma, você consegue familiarizá-las com os temas, ampliando a chance de conseguir novos clientes! 

Faça uma busca sobre quais termos são mais pesquisados no Google e também pelos seus clientes. Open banking? Criptomoedas? Previdência? Capitalização? A partir daí, é só organizar um calendário editorial e soltar, aos poucos, o que você preparou.

Mas atenção: quem oferecer a melhor explicação, ganha mais visibilidade. Por isso, capriche!!!

Conteúdos interativos

Os conteúdos interativos são aqueles que transmitem conhecimento de uma forma envolvente para o leitor. Alguns exemplos desses materiais são: testes, quizzes e infográficos, que entregam para o usuário de forma prática, a informação que ele procura. 

Uma outra ideia de conteúdo interativo bem interessante para o mercado financeiro é a calculadora de investimento. Nela, a pessoa coloca informações como valor e tempo do investimento e vê uma estimativa de rentabilidade, de forma rápida e sem complicações.

É claro que, em troca dessas informações, você pode solicitar o contato da pessoa. Assim ela passa a fazer parte do seu funil de venda e pode entrar num fluxo de nutrição de lead, recebendo conteúdos . 

Consultoria

Os conteúdos do tipo consultoria são muito ricos para o mercado financeiro. Esse tipo de material traz dicas e tendências do mercado, e ajuda as pessoas a conquistarem seus objetivos usando serviços financeiros. Para que alguém confie no que está sendo dito neste conteúdo, é preciso que a sua empresa seja considerada uma fonte confiável. Para isso, vale trazer cases reais, especialistas e outras fontes confiáveis ao longo do texto.

Podemos dizer que é um tipo de conteúdo para quem já entende do mercado, mas ainda precisa de uma ajuda especializada sobre o caminho a seguir. Por estar no fundo do funil, entende-se que essas pessoas já estão maduras, então é um bom momento para oferecer ferramentas e demonstrações dos produtos financeiros.

Note que um tipo de conteúdo depende do outro. Por exemplo: ninguém vai aceitar dicas de investimento sem antes entender qual a rentabilidade ou, até mesmo, o que é esse investimento. Por isso, a dica é diversificar e produzir conteúdos para todas as etapas do funil. 

Canais, formatos e divulgação dos conteúdos de mercado financeiro

Deu pra perceber que existem muitos tipos de materiais que podem ser produzidos sobre o mercado financeiro, não é mesmo? O segredo é investir em mais de um tipo, a fim de ajudar os leads a evoluírem no funil de vendas.

Mas anote aí: para ter mais resultado ao longo do funil de vendas, é preciso diversificar formatos e, principalmente, os canais de divulgação. 

Os canais digitais são a chave para divulgar os conteúdos que você planejou e preparou. Por isso, vá além de só postar no blog e distribua seus materiais através de e-mails, SMS, RCS e redes sociais, por exemplo. Essa é uma excelente maneira de colocar o seu público em contato com diferentes materiais de forma natural, aumentando o engajamento com a sua marca.

Vamos a alguns exemplos práticos de como fazer isso?

Você pode indicar um novo tipo de investimento que combine com o perfil do usuário através do SMS, oferecendo junto uma calculadora para que ele projete os seus ganhos. Ou então, enviar um e-mail marketing comunicando sobre um novo limite pré-aprovado de empréstimos, junto com um artigo que explica como esse serviço financeiro funciona.

Fique de olho nas métricas e observe o que traz mais resultado em cada canal. 

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20 de maio de 2022
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