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As vantagens do SMS no setor bancário

O uso do SMS no setor bancário contribui para melhorar a relação entre agências e clientes e pode ser implantado.

As vantagens do uso do SMS na comunicação entre consumidores e empresas são inúmeras. No setor bancário, essa ferramenta contribui para melhorar a relação entre agências e clientes, já que é um meio eficiente, acessível e de baixo custo.

O SMS no setor bancário já é uma realidade, principalmente no que diz respeito a mensagens transacionais. Mas o seu uso não precisa ficar restrito a esse tipo de comunicação. O SMS pode ser usado para melhorar qualquer outro serviço que o banco oferece. E o mais importante, trazendo economia aos cofres.

Por isso, se o banco no qual você trabalha ainda não implementou essa estratégia, talvez devesse pensar na ideia.

A seguir você vai entender quais as vantagens do SMS para o setor bancário e como usar esse canal de comunicação da melhor forma. Continue acompanhando e boa leitura!

3 motivos para usar SMS no setor bancário

Principalmente para o setor bancário, o SMS é uma ferramenta de comunicação com um potencial enorme. Através dela, é possível proporcionar para qualquer cliente: segurança e praticidade.

Além de melhorar a experiência do cliente como um todo, ao apostarem no SMS, os bancos ainda economizam e tornam alguns processos mais eficientes, com um esforço muito pequeno.

A seguir, separamos os 3 principais motivos que levarão você a escolher o SMS como um facilitador.

1. Economia

Quando o setor bancário inclui o SMS nas sua rotina, ele opta não só pela melhora no relacionamento com os seus clientes, mas também pela economia! Não é só de dinheiro, mas também de tempo.

Pare e pense. Imagina quantos processos que hoje fazem o seu cliente ir até uma agência ou receber alguma ligação, poderiam ser resolvidos através de uma mensagem de texto?

Como resultado, o SMS gera menos filas na agência, menos carga de trabalho para a equipe, menos volume de ligações e muito mais informação para o cliente.

2. Rapidez na entrega

Você sabia que 90% das pessoas leem e respondem mensagens SMS em até 5 minutos após o recebimento? Isso faz dele um dos melhores canais para falar com o cliente, principalmente em situações importantes, como cobranças, tentativas de fraudes e etc.

No setor bancário, reconhecer rapidamente tentativas de fraudes é crucial. Alguns golpes podem sair bem caros para um banco e seus clientes. Então, quanto antes o banco emitir um alerta, mais cedo as providências poderão ser tomadas.

3. Alto poder de alcance

Mas afinal, o que faz o SMS ser tão eficaz? Ainda não sabe? A gente te conta!

Um dos motivos é o fato de não precisar de internet para ser entregue. Basta só um celular com sinal e pronto! A mensagem será entregue.

Outro fato fundamental é que ele não exige que o usuário baixe um aplicativo, ele já vem instalado em qualquer aparelho. Sendo assim, podemos dizer que o alcance do SMS é quase total.

Como usar o SMS no setor bancário?

O SMS é uma forma de comunicação rápida, direta e objetiva. E para o setor bancário, as vantagens não param. Como o celular é um dispositivo de acesso pessoal, o SMS pode ser usado para envio de dados sensíveis, muito comum nas comunicações entre bancos e clientes.

Apesar de muito promissor, os bancos devem fazer a sua parte, escolhendo bem os assuntos tratados por mensagens de texto, assim como o público que receberá a notificação.

Mas afinal, que tipo de SMS mandar para o seu cliente? E mais, como fazer a sua parte e garantir um bom resultado na comunicação? É sobre isso que vamos falar a seguir!

Mensagens transacionais do setor bancário

As mensagens transacionais são as mais comuns no do setor bancário. Elas servem para fortalecer a segurança das operações realizadas pelo cliente, como por exemplo: enviar alertas após uma transferência identificando a movimentação, ou avisando sobre o recebimento de PIX.

Essas mensagens não podem faltar ao longo da jornada do cliente com o banco. O melhor é que podem ser automatizadas facilmente.

Consultas

Os SMSs no setor bancário também podem ser enviados a partir de dados requisitados pelo próprio cliente. Por exemplo: consultas de saldo ou limite, através do envio de palavras pré-determinadas para um número do banco. Assim, o banco retorna à informação para o cliente, evitando idas até o caixa eletrônico ou ligações telefônicas.

Outra opção é o próprio banco definir uma periodicidade mensal ou semanal para que essas informações sejam enviadas automaticamente. O cliente pode, inclusive, definir de quanto em quanto tempo ele gostaria de receber essas notificações, e ativar o serviço.

Avisos importantes

Apesar do comprometimento, a correria do dia a dia pode fazer com que alguns clientes deixem passar datas importantes, como o vencimento da fatura do cartão, por exemplo. Agora, imagina se ele pudesse contar com o banco para lembrá-lo dessa data? O SMS pode fazer isso.

Adicione lembretes com avisos importantes como: vencimento (se adicionar o código de barras, melhor ainda!), recebimento do pagamento, compras com cartões de débito e crédito, atualizações cadastrais e tentativas de fraudes.

Percebeu como o setor bancário pode se beneficiar com o envio de SMS? Mas e aí, já sabe por onde começar? Se não sabe ainda, conte com a gente.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e aproveite ao máximo o que o SMS pode oferecer!

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20 de abril de 2022
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