O que é SMS Marketing, como usar e por que adotá-lo

Blog

O que é SMS Marketing, como usar e por que adotá-lo

Saiba o que é SMS Marketing, ferramenta essencial para o sucesso de sua conexão e relacionamento com o cliente!

Mesmo após grandes inovações tecnológicas, o SMS ainda é um dos principais pilares quando falamos em troca de mensagens por telefones móveis. Não é à toa que é uma das escolhas primárias feitas por empresas que desejam melhorar sua performance e relacionamento com o cliente. Mas o que é SMS Marketing e o que ele pode fazer pelo marketing da sua empresa? Confira agora.

O que proporciona o enorme sucesso dessa ferramenta é seu alcance e a receptividade positiva dos destinatários – 90% dos usuários visualizam a mensagem em até 3 minutos após o seu recebimento.

Isso porque ele é simples. E, ao enviar uma mensagem de forma acessível e direta cria-se uma relação mais próxima com o cliente.

Além disso, outro fator importante sobre o SMS Marketing é seu grande alcance (98%), que aumenta proporcionalmente o engajamento.

As empresas podem utilizar as mensagens curtas de texto durante toda a jornada do cliente: ações de fidelização, promoções, eventos, cupons e novidades exclusivas são alguns exemplos.

O SMS ainda se mostra fundamental para envio de comunicados em massa, pois faz a entrega das mensagens feita praticamente em tempo real com um enorme custo-benefício.

Nesse momento, talvez você esteja se perguntando como, na prática, usufruir dos benefícios do SMS? Continue a leitura e descubra.

Como utilizar o SMS na estratégia de comunicação?

Antes de criar uma ação ou campanha de SMS, existem alguns pontos para levar em consideração. Veja abaixo.

• Permissão de contato

Ninguém gosta de receber mensagens de desconhecidos, principalmente se você nunca passou seu contato para o remetente.

Enviar mensagens sem permissão afastará o consumidor, além de manchar a imagem da empresa. Mas não é difícil conseguir a autorização, algumas sugestões: utilizar formulários e oferecer benefícios exclusivos para quem autorizar.

• Nunca compre listas de contato

Além de ser proibido, toda a efetividade da mensagem será perdida se você não souber com quem está falando. Comprar listas de contato não garante venda, muito menos uma boa relação com possíveis clientes.

• Seja objetivo

As mensagens devem conter no máximo 160 caracteres, por isso deve-se ir direto ao ponto. Deixe claro o benefício para que o cliente perceba o valor do conteúdo e do relacionamento que está sendo criado.

• Estimule o engajamento

Um bom CTA (Call to Action, ou Chamada à Ação) chama a atenção dos consumidores e os atraem para fazer o que a empresa espera que ele faça.
Neste caso, é importante utilizar links para o site ou para landing pages, para que seja possível medir a efetividade da mensagem mensurando a quantidade de cliques.

Vale usar esse recurso para a criação de contas, por exemplo, ou para cadastro em promoções e eventos. Ou ainda, para acesso a descontos especiais em programas de fidelidade.

• O SMS é um canal versátil

O SMS um dos canais mais usados e, consequentemente, tem muitas vantagens quando integrado no mix de canais de comunicação.

Ele é ideal para empresas de diversos tamanhos e segmentos, já que se adequa perfeitamente a qualquer estratégia e etapa da jornada do cliente.

O SMS pode, e deve, ser usado desde o primeiro contato, até em ações de pós-venda. Mas para uma campanha ser bem sucedida é preciso entender a necessidade do consumidor e criar a mensagem certa.

• Personalize as mensagens

Atualmente, as pessoas estão com um celular na mão durante a maior parte de seu dia, seja trabalhando, estudando ou se entretendo. Por isso, elas estão sempre atentas em suas notificações.

Quando realizar ações de SMS Marketing, busque personalizar a mensagem de acordo com o perfil do cliente. Ou seja, quanto mais você entender a relação marca e cliente, mais eficaz a comunicação será.

Boa prática de SMS Marketing, o que é?

Ainda que cada persona tenha suas preferências, existem boas práticas que garantem uma boa comunicação e relação com o usuário. Conheça agora as principais.

  1. Cuidado com o horário
    Geralmente o envio de mensagens só é permitido de segunda a sexta-feira entre as 8h e 20h e aos finais de semana, entre 9h e 16h. Mas prefira enviar somente no horário comercial.
  2. Identifique-se
    Já imaginou receber uma promoção incrível e não saber quem a mandou? Por isso, sempre deixe claro de quem é a mensagem. Identificar-se é fundamental para o sucesso da estratégia.
  3. Evite polêmicas
    É importante lembrar que mensagens com posicionamentos políticos e religiosos colocam em xeque a reputação da marca e interferem na tentativa de relacionamento. Além disso, a Anatel proíbe a divulgação de tais mensagens.

O SMS Marketing quando bem utilizado é um excelente aliado para gerar conexões entre marca e consumidor. Sendo assim, planeje ações em datas comemorativas e fidelize seus clientes.

Além disso, busque usar a simplicidade do SMS a favor da sua empresa. Preze pela objetividade e informalidade, assim o cliente vai entender e se identificar com a mensagem.

Outra excelente tática é enviar promoções especiais. Você pode fornecer essas condições com base no perfil dos consumidores de forma automatizada.

SMS Marketing e suas aplicações

A flexibilidade do SMS permite que ele seja inserido em qualquer ação durante a jornada do cliente. Veja suas características e como aplicações.

SMS Transacional

O SMS Transacional informa dados sobre transações entre o cliente e empresa. Por isso, ele é usado para confirmação de pagamento, prazos de troca e rastreamento de pedidos.

SMS Institucional

O objetivo desse modelo é divulgar campanhas e posicionamentos da marca. Por exemplo, a divulgação de ações e projetos sociais, ou conteúdos sobre a empresa.

SMS Promocional

Como o próprio nome diz, esse SMS é usado para divulgar promoções e ofertas.

Para que o cliente perceba os benefícios que tem ao estar da base de contatos, ofereça descontos exclusivos para essa lista.

SMS de tráfego

Esse modelo de SMS possui como meta levar o cliente para uma página na internet.

Portanto, não se esqueça de se identificar e garantir que a página seja preparada acessos pelo celular.

SMS em datas especiais

Uma outra maneira de se relacionar com o cliente é desejar boas festas em datas especiais, como Páscoa, Natal ou aniversário. Dessa forma, as marcas ficam presentes na vida das pessoas, em dias especiais.

Mas, acima de tudo, é importante nesse tipo de mensagem focar no cliente, não em vendas. Não use datas comemorativas para se promover.

Mensagens preferidas pelos clientes

As pessoas estão abertas a receber mensagens de texto de todos os tipos das empresas, porém elas têm suas preferências. Portanto, a empresa precisa entender seu nicho e como seu público quer ser abordado.

Confira os assuntos mais aceitos pelos clientes, segundo pesquisa da Simple Texting.

  • 75% querem saber do rastreio de seus pedidos.
  • 65% gostam de acompanhar o status de seus pedidos.
  • 46% apreciam marcas que enviam lembretes e alertas.
  • 35% querem receber ofertas.
  • 27% aprovam mensagens de cobrança por SMS.

Dos setores com maior aceitação do público estão: varejo e comércio eletrônico, saúde e bem-estar. Em seguida vêm: serviços financeiros, hotéis e empresas de tecnologia.

SMS Marketing: o que avaliar?

Só há uma forma de saber se a campanha ou ação foi um sucesso: analisar o resultado.

Avalie os principais dados: taxa de entrega, taxa de saída, mensagens não entregues e taxa de conversão.

Porque acompanhar resultados e encontrar os pontos que de melhoria é crucial para manter o cliente por perto.

Insistir em enviar SMS com conteúdos que não interessam para o usuário ou em horários ruins, pode levá-lo a sair da base. Por outro lado, quando ele percebe que o conteúdo é interessante, se aproxima ainda mais da marca.

Quanto custa o SMS?

O preço do disparo varia de acordo com o serviço e o volume de mensagens enviadas. Entretanto, o custo-benefício do SMS é baixo em comparação a outras canais.

Existem ofertas desse serviço com um valor abaixo do praticado no mercado. Nesse caso, cuidado! É muito provável que se trate de SMS Pirata: serviço não homologado pela Anatel.

O SMS Pirata pode trazer problemas para sua empresa, como por exemplo, a falta de garantia de entrega da mensagem.

A falta de garantia de entrega acontece porque ele não é de rastreado, ou seja, não é possível ter certeza se a mensagem foi entregue.

Um dos pontos para identificar o SMS Pirata é ver se o número do remetente tem de 8 a 9 dígitos. Se tem, você está diante de SMS Pirata.

Só fornecedores oficiais possuem o short code, que são números de identificação menores, com 4 a 6 dígitos. Por meio do serviço oficial, há a rastreabilidade das mensagens, além das informações de envio e recebimento.

Confie sua comunicação a um broker oficial

São muitas as informações que devemos considerar ao realizar um planejamento com o SMS Marketing. Em primeiro lugar, escolher uma ferramenta que assegure campanhas eficientes.

Ser homologado com as principais operadoras representa a permissão do envio de SMS respeitando todas as regras, com certeza de entrega e de ter relatórios.

Com a nossa plataforma, certamente, você tem muitos benefícios!

  • Interface intuitiva

Nossa plataforma de SMS é flexível e se adequa à comunicação das empresas através de criação ou importação de layout. Da mesma forma, a navegação é descomplicada e intuitiva.

  • Monitoramento

Com visão analítica completa, todos os indicadores ficam disponíveis em tempo real. Ao todo são 18 status de envio e recebimento para que as tomadas de decisão sejam feitas estrategicamente.

  • Garantia de entrega

Além da entrega rápida, temos a confirmação de recebimento. Mas, caso a mensagem não seja entregue, é apresentado o motivo.

  • SMS API Fast

Ideal para mensagens transacionais, o envio do SMS por API Fast tem entrega da mensagem em até 15 segundos.

  • Rastreamento da navegação

Em ações em que o cliente é direcionado para uma página na internet, é possível fazer o rastreamento da navegação completa. Ou seja, você tem mais dados e informações para a melhoria das campanhas.

  • API de integração

Fácil integração de outros canais de comunicação, como chatbot, e-mail e agente virtual de voz, assim como outros webservices.

  • Interação

A plataforma tem painel de respostas, o que se transforma em um chat. Assim, a interação com os clientes se torna prática e rápida.

  • Segurança

Temos certificado digital com criptografia, com proteção de dados em três pilares: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações.

  • Calendar

Essa funcionalidade permite incluir no calendário do smartphone do cliente lembretes com as datas importantes.

Concluindo, o que é SMS Marketing

Agora você já sabe o que é SMS Marketing. E que essa é uma ferramenta simples e prática, mas que faz uma diferença grande no relacionamento com o cliente. Ao entrar em contato com ele por esse mecanismo com certa periodicidade, as empresas estreitam laços e elevam a relação entre marca e cliente.

Para conhecer mais sobre nossa solução, acesse mais conteúdos no blog ou entre em contato com um de nossos especialistas. Eles podem te ajudar a entender como essa tecnologia pode ser usada aí na sua empresa.

Mais conteúdos que podem te interessar

Cliente fiel: o papel do SMS no relacionamento

SMS: mensagem de texto como facilitador de vendas no varejo

Comportamento do consumidor e a evolução no mercado de consumo

27 de janeiro de 2022
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.

Conteúdos relacionados