Token por SMS: importância deste canal para gerar segurança
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Entenda a importância do token por SMS para gerar segurança

Saiba o que é um token, como funcionam as autenticações, e a importância do SMS para o envio de códigos de acesso por mensageria simples.
enviar código token por SMS

Quando realizamos transações na web, as preocupações sobre segurança de nossos dados e validade jurídica acabam surgindo. Ou seja, ainda existem muitas dúvidas sobre os meios de proteção que estão disponíveis nas operações eletrônicas.

Assim, os tokens surgiram para ser uma forma a mais de autenticação dos acessos online, desenvolvida para os serviços de internet banking. Anteriormente, os códigos foram gerados em dispositivos físicos semelhantes a um chaveiro. Outra forma de autenticação era por meio de um cartão a parte com códigos estáticos.

Com o tempo, a tecnologia evoluiu e os tokens passaram a ser viabilizados por e-mail, mensagens de texto, ligação e arquivos de certificado digital salvos em smartcards ou USBs.

Atualmente, eles estão disponíveis até mesmo para representar criptoativos – objetos, contratos, moedas ou propriedades – com valor financeiro, no qual a partir de um blockchain fica assegurada a custódia do ativo a quem o tem.

Conheça mais sobre os tokens e sua importância no texto a seguir.

O que é um SMS token?

O token ajuda a contribuir com a segurança dos clientes, usuários, dos serviços bem como das empresas a partir da geração de códigos numéricos temporários. Eles funcionam como autenticadores para garantir a privacidade de contas e acessos privados.

Frequentemente, criminosos cibernéticos tentam entrar no sistema das instituições para roubar dados ou sequestrar sistemas inteiros. Por isso, o uso do token dificulta essa prática.

Uma das maneiras mais comuns de enviar códigos de tokens é por meio de SMS ou RCS, ou seja, através de canais de mensageria. O número do celular é cadastrado pelo próprio cliente e o código enviado é exigido para realizar alteração de dados, recuperação de senhas, confirmação de informações e algumas outras ações sigilosas.

Instantaneamente após gerar os códigos, o sistema integrado a plataforma que faz a requisição para permitir o acesso e a ferramenta de mensagem enviam sinais, via API, de maneira a “conversarem” entre si para garantir a agilidade desta autenticação ao usuário.

Desse modo, apenas o proprietário terá acesso aos dados, para assim logar na plataforma, o que dificultaria uma tentativa de golpe.

Por exemplo, podemos citar o serviço de internet banking de vários bancos, que contam com aplicativos que geram senhas aleatórias com duração de poucos segundos e que logo são substituídas por outra sequência numérica.

Ainda, para casos de recuperação de senhas e acessos em redes sociais, e-mails e aplicativos de planos de saúde, também é comum receber tokens via mensagens de SMS ou RCS. O sistema funciona do mesmo modo, enviando uma mensagem contendo um número de verificação ao número de celular vinculado à conta para confirmar o acesso.

Como funciona o token?

As autenticações possuem três principais categorias: baseadas em conhecimento (senhas e informações pessoais); propriedade (objeto físico) e característica (identificação por sistemas biométricos, como o reconhecimento da impressão digital).

Atualmente, o token é comumente utilizado por usuários de plataformas digitais. E acontece a partir de um dispositivo físico sincronizado com o tempo real, entre o sistema e a rota por onde o conteúdo da mensagem com o código é disparado. 

Os tokens geram senhas randômicas que são atualizadas em intervalos de segundos e não podem ser reutilizadas. A exemplo, o mercado de luxo já está gerando tokens de propriedade. Recentemente, têm-se enxergado no NFT possibilidades de aplicar certificações digitais para atestar a autenticidade de peças únicas como jóias, itens de moda e obras de arte.

Isso faria com que os clientes proprietários destes itens sentissem maior segurança, conforto e transparência ao adquiri-los e acabaria com os transtornos gerados por falsificações e perdas dos certificados de papel.

Assim, o token é utilizado para outras abordagens. São elas: acesso ao certificado digital, emissão de NFC-e, dupla autenticação de segurança, etc.

Por que enviar o token via SMS?

Umas das maiores vantagens de enviar token é a segurança, tanto dos dados quanto da sua empresa. Isso faz com que a chance de roubo das informações seja muito menor.

Veja a seguir 3 benefícios de enviar token via SMS para seus clientes e deixá-los mais seguros:

1. Mandar mensagem direto para o celular

O acesso das pessoas ao celular é direto e rápido, o que facilita a segurança e dificulta o roubo de códigos e dados.

2. Não utiliza a internet

O cliente receberá a mensagem mesmo que não tenha acesso a uma conexão estável. Aliás, como os códigos de verificação do token são descartáveis, é necessário que ter uma estratégia automatizada.

3. Os clientes se sentem seguros

É preciso fazer seus clientes saberem que você se preocupa com a segurança deles e deseja protegê-los. Com o envio de SMS, mesmo que alguém tenha as informações suficientes para fazer uma transação, o token dificulta a aplicação de golpes.

Qual a importância do token quando o assunto é segurança?

Com o aumento das transações online, a cibersegurança, ou simplesmente segurança na internet, é um assunto que ganha cada vez mais importância. Isso porque os riscos como roubo de informações e fraude estão aumentando.

Por fim, como o conceito do que é um token está totalmente ligado ao seu objetivo de garantir proteção nas operações digitais, a utilização dessa abordagem evita prejuízos e oferece tranquilidade aos usuários e empresas.

Enquanto os clientes se sentem mais protegidos ao utilizar essa tecnologia, as empresas que a disponibilizam tornam-se mais atrativas ao público e também ficam protegidas de ações judiciais por danos causados ​​pela não utilização.

rota oficial para recuperação de veículos e token por SMS

Envie tokens com segurança via SMS para seus clientes

Nosso produtos possuem qualidade, rapidez e todo o apoio tecnológico necessário! Aliás, são vários os benefícios do SMS para o setor bancário, empresas financeiras e serviços de alto risco, que possuem a necessidade de segurança extra. Por isso, conte com a plataforma de disparo de SMS em massa da Pontaltech!

Clique para entrar em contato com nosso time de especialistas agora mesmo e obtenha uma cotação!

Conteúdos relacionados

12 de dezembro de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter