Cibersegurança: desafios na comunicação do setor financeiro
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Desafios da Cibersegurança na comunicação do setor financeiro

Entenda como os canais digitais e os recursos de identificação podem aumentar a credibilidade de empresas financeiras e a cibersegurança.
cibersegurança setor financeiro

Cibersegurança é um desafio para o setor financeiro, já que este é um alvo comum entre os fraudadores, que sempre encontraram novas formas de aplicar golpes. No entanto, com avanço da tecnologia que era direcionada principalmente para os meios físicos, a prevenção se voltou para as transações digitais. É a chamada segurança cibernética que mantém seguros os diversos canais digitais do setor financeiro para a realização de serviços.

Em 2021, o número de ataques fraudulentos contra brasileiros chegou a 1,9 milhão só no primeiro trimestre, representando um aumento de 15,6% em relação ao ano anterior. De boletos falsos a roubo de dados por ligações fraudulentas, os golpes via comunicação no setor financeiro deram um salto de 70% durante a pandemia, o que forçou as instituições a investirem ainda mais em cibersegurança nos seus canais digitais. 

Então, se você faz parte desse setor e quer entender melhor como proteger a sua empresa e o seu cliente dessas fraudes, acompanhe esse texto. Por aqui, vamos falar sobre os desafios da cibersegurança na comunicação do setor financeiro, quais são os principais golpes aplicados e como escapar deles. Confira a seguir e boa leitura!

Principais fraudes de golpes no setor financeiro

São muitas as fraudes aplicadas no setor financeiro. No entanto, listamos as 3 mais comuns para você começar a proteger a sua empresa e os seus clientes hoje mesmo. Acompanhe:

Clonagem de cartão

Mais de 24% dos golpes financeiros são de clonagem de cartões de crédito e débito. Infelizmente, o Brasil é líder em vazamentos de dados de cartões. Além do mais, geralmente, a cópia dos dados acontece quando não há a tecnologia de chip ou através do uso do caixa eletrônico, quando o criminoso insere um skimmer, ou seja, um pequeno dispositivo que rouba os dados.

Na clonagem do cartão, um criminoso utiliza os dados de um cartão de crédito ou débito e os insere em outro. Assim, as compras são feitas, mas quem paga é a vítima, já que os valores aparecem na fatura dela. Para minimizar essa prática, muitas instituições já disponibilizam cartões virtuais, que mudam o código de segurança de tempos em tempos, evitando dores de cabeça. 

Roubo de dados

O roubo de dados por ligação, e-mail, WhatsApp ou SMS chegam a 17% do total de fraudes cometidas, segundo levantamento do Sebrae. Nesse caso, os golpistas fingem ser uma empresa confiável, como um banco, através de ligações, e-mails ou mensagens de texto e inventam uma história que faz com que a vítima confirme os seus dados pessoais. 

Essa prática é tão comum que, quando o roubo de dados é feito por meio de um e-mail falso, é chamado de phishing. Em 2021, mais de 150 milhões de pessoas já foram vítimas desse golpe, por isso é fundamental informar os seus clientes sobre como a sua empresa faz uso dos canais de comunicação. 

Outra forma comum de roubo de dados é através de sites falsos, idênticos aos de empresas conhecidas, como a sua, por exemplo. Assim, a pessoa entra e coloca seus dados para fazer o login, e apenas com isso, já possui todos os dados roubados. 

Boletos falsos

Muito simples de ser aplicado, esse golpe cresceu 785% em 2021. Ele consiste na geração de um boleto falso, que imita uma conta de luz, internet, compras de e-commerce, só que a quantia especificada vai para a conta dos criminosos. Na maioria dos casos, esses boletos falsos chegam através de e-mail informando um pagamento atrasado. 

Como ele imita o boleto do prestador oficial e tem um código de barras válido, a vítima nem percebe a irregularidade. Ou seja, é importante comunicar os seus clientes sobre formas de envios de linhas digitáveis da sua empresa.

O uso de canais oficiais através de brokers e recursos de segurança com identificadores em chamadas ou mensagens de texto são ideais para oferecer mais credibilidade aos clientes.

Quais os grandes desafios da cibersegurança no setor financeiro?

Os desafios enfrentados pelo setor financeiro têm a ver com a transformação digital que esse segmento vive. E, apesar de não serem desafios exclusivos, eles são ainda mais intensos, já que esse é um dos segmentos mais visado entre os golpistas. Entre os principais desafios da cibersegurança no setor financeiro podemos citar: 

  • Roubo de dados: instituições financeiras possuem muitos dados pessoais, o que as tornam mais sujeitas a crimes baseados em falsificação de identidade.
  • Processamento de pagamentos: a constante cobrança pela diminuição do tempo para processar pagamentos desafia que a prevenção a golpes aconteça em tempo real, o que requer sistemas bem protegidos e automatizados. 
  • Open banking: a acessibilidade a dados requer mecanismos de segurança robustos e interconectados entre as várias instituições.
  • Aumento dos canais digitais: estar em vários canais é essencial, no entanto, isso torna a prevenção a fraudes ainda mais complexa.
  • Engenharia social: existem alguns tipos de golpes em que clientes são coagidos a fazer voluntariamente pagamentos ou transferências, o que dificulta a detecção dessas fraudes.

Como o setor financeiro pode investir em cibersegurança para proteger seus clientes?

O setor financeiro gasta, em média, 40% a mais em cibersegurança do que os demais segmentos. Com uma média orçamentária que ultrapassa R$1,8 milhão anual, os investimentos em LGPD, inteligência artificial e canais de comunicação oficiais têm se mostrado o único caminho viável para a proteção de empresas e clientes. Aliás, é através da inovação e da confiança que o setor financeiro conseguirá manter os seus clientes.

E trazer mais segurança e confiança para os seus canais de comunicação é algo bastante simples. Você já ouviu falar dos produtos do Google? Verified SMS, Verified Call e RCS? Então se liga nessas dicas! 

Verified SMS

Desenvolvido pelo Google em 2019, o SMS verificado traz mais credibilidade para as empresas, e segurança para os clientes, que saberão quando as mensagens recebidas são oficiais. Através de um processo simples de verificação, o seu SMS chega com identificação do nome e marca da sua empresa e, também, do selo de verificação do Google. Isso passa mais tranquilidade para que os clientes sigam clicar em links e confiar em senhas recebidas através do SMS.

Verified Call

Assim como o Verified SMS, esse produto Google é responsável por realizar a confirmação da identidade da sua empresa durante a ligação. Na tela do celular, aparecerá o nome e logo da sua marca, o selo de verificação Google e o motivo do contato. Dessa forma, a sua comunicação se torna muito mais segura e eficiente e as chances do cliente atender aumentam bastante. 

Entenda como os canais digitais e os recursos de identificação podem aumentar a cibersegurança de empresas financeiras.

RCS pode ser um aliado da cibersegurança

Por fim, a tecnologia RCS desenvolvida pelo Google em parceria com a Associação Mundial das Operadoras Móveis, é o novo padrão de mensagens. Isso permite que empresas se comuniquem de forma mais eficiente e segura ao disponibilizar recursos que geram maior engajamento e interação. Textos, emojis, fotos, áudios, GIF’s e figurinhas são enviados juntamente com um logotipo da sua empresa e o selo de verificação do próprio Google. 

É do setor financeiro e busca alternativas de cibersegurança para proteger a sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e conheça nossos produtos! Até a próxima! 

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01 de setembro de 2022
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