Uma empresa que pensa no futuro está sempre de olho nas tendências de tecnologia, não é mesmo? E não tem outro caminho: acompanhar as inovações tecnológicas é o que fará com que o seu negócio se modernize, atendendo às principais necessidades dos consumidores e se saindo na frente da concorrência.
Então, se você chegou até aqui e está em busca das principais tendências de tecnologia dos próximos anos, você está no lugar certo. A seguir, você conhecerá 5 tecnologias que prometem mudar o comportamento de consumo e a maneira que clientes e empresas se relacionam. Vem com a gente desbravar o futuro!
.
.
Dê boas-vindas à indústria 5.0
Desde 2021, o IBGE realiza a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec) para entender o panorama da inovação no nosso país. O resultado da pesquisa da primeira pesquisa de 2024 é animador, e revelou que 84,9% das indústrias de médio e grande porte já utilizam tecnologia digital avançada.
Mas, o que isso significa na prática? Bom, esse dado demonstra que o conceito de indústria 5.0 — uma evolução da indústria 4.0 — já é uma realidade. Se na 4.0 já foi possível avançar em questões como automação, IoT, inteligência artificial e big data, é na Indústria 5.0 que essas práticas deixam de acontecer de maneira isolada, aliás, a colaboração entre máquinas e humanos se torna ainda mais direta e integrada.
Em outras palavras, diferente da Indústria 4.0, que enfatiza a automação e a troca de dados nas tecnologias de fabricação, a Indústria 5.0 foca na colaboração entre humanos e robôs. Esses robôs — amplamente chamados de IA — trabalham ao lado dos humanos assistindo tarefas simples e recorrentes, enquanto os humanos aportam criatividade, resolução de problemas e decisões críticas.
.
5 tendências de tecnologia para ficar de olho
As tendências de tecnologia para os próximos anos trazem inovações que prometem transformar empresas de diversos setores e portes, desde a saúde até a indústria, passando pela educação, comércio eletrônico e entretenimento. A seguir, vamos conhecer as principais tendências de tecnologia para ficar de olho nos próximos anos:
.
1. Inteligência artificial
A protagonista de todas as discussões, quem nunca escutou que a IA é a principal entre todas as tendências de tecnologia do momento? E de fato, é. A Indústria 5.0 integra tecnologias de IA, tanto virtuais, quanto robótica, com a colaboração humana. Isso promove uma interação mais próxima e eficaz entre pessoas e máquinas, melhorando a tomada de decisões e a resolução de problemas complexos.
Mas inteligência artificial por si só é um termo muito amplo. Então, dentro dele, veja quais as principais aplicações para você ficar de olho nos próximos anos:
- IA auxiliando na manutenção preditiva, otimização da produção e logística, e no desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- IA Generativa com Modelos como GPT-4 e seus sucessores serão cada vez mais usados em diversas aplicações, desde a criação de conteúdo até diagnósticos médicos.
- A IA e o Machine Learning serão usados para automatizar tarefas rotineiras em diversas indústrias, aumentando a eficiência e reduzindo custos, principalmente no atendimento ao cliente.
- Melhorias contínuas em algoritmos de recomendação para fornecer sugestões mais precisas e personalizadas.
.
2. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas trata-se da interconexão de dispositivos físicos que se comunicam e compartilham dados através da internet. Sabe aquela casa com controle de iluminação, temperatura, segurança e eletrodomésticos através de dispositivos conectados e assistentes virtuais como Alexa e Google Assistant? Pois é, essa é uma das aplicações da Internet das Coisas.
A IoT fornece dados em tempo real que auxiliam na tomada de decisões inteligentes e na otimização de processos. Mas, para onde este conceito está caminhando e por que ele faz parte da lista de tendências de tecnologia? Veja o que está vindo por aí:
- Cidades Inteligentes: expansão de infraestruturas conectadas para melhorar a gestão urbana, incluindo transporte, energia e segurança.
- Dispositivos Vestíveis: como os relógios inteligentes, teremos avanços em dispositivos que monitoram a saúde e bem-estar em tempo real.
- Automação Residencial: aumento da adoção de dispositivos domésticos inteligentes que interagem entre si para facilitar a vida cotidiana.
.
.
3. Realidade Aumentada e Virtual
A realidade aumentada e a realidade virtual são ferramentas poderosas que estão sendo cada vez mais exploradas para aumentar a produtividade, segurança, colaboração e a criação de novos modelos de negócios.
Na indústria, a realidade aumentada (RA) fornece instruções de trabalho, dados de sensores, modelos 3D e outros elementos visuais sobrepostos no ambiente real, orientando e informando os trabalhadores em tempo real. Já a realidade virtual (RV) transporta os colaboradores para ambientes virtuais realistas, onde podem interagir com objetos e sistemas simulados para treinamento, planejamento e avaliação.
Para os próximos anos, vamos observar o uso crescente de AR e VR para criar experiências educacionais e de treinamento imersivas, além da expansão de conteúdos e experiências de entretenimento interativo e imersivos. Nas compras, essa tecnologia também estará presente em etiquetas inteligentes (com informações adicionais ao apontar o smartphone), ambientes de compra imersivos, exploração detalhada de produtos, etc.
Alguns exemplos já estão disponíveis no mercado, como:
- Sephora Virtual Artist: aplicativo de RA que permite aos usuários experimentarem maquiagem virtualmente.
- Amazon Showroom: experiência de RV onde os usuários podem ver como diferentes móveis e decorações ficariam em um ambiente de sala virtual.
.
4. Tecnologias verdes e sustentabilidade
Além dos avanços em tecnologias de energia limpa, como solar e eólica e seu armazenamento, uma das principais tendências de tecnologia verde é a economia circular. Esse conceito desenvolve processos industriais e produtos que reduzem o desperdício assim como promovem a reutilização e reciclagem.
Essa é uma das principais tendências de tecnologia e vai ao encontro de uma parcela cada vez maior da população que considera o processo de fabricação para o consumo das marcas. Sendo assim, fique de olho nessa tendência e não ache que ela diz respeito apenas aos negócios do segmento de moda, OK?
.
.
5. Robótica
É na robótica que a evolução da indústria 4.0 para a 5.0 ficará mais evidente. Sim, teremos uma crescente de robôs autônomos para tarefas de entrega, limpeza e até mesmo, segurança. No entanto, quem ganha a vez são os chamados “cobots”, ou seja, robôs colaborativos que trabalham lado a lado com humanos em fábricas e outros ambientes de trabalho.
Um exemplo que tem ganhado bastante visibilidade nos últimos anos são os robôs cirurgiões. Eles não trabalham sozinhos, corretos? Precisam ser previamente programados e instruídos por médicos, para que na execução possam realizar procedimentos complexos com mais precisão de forma menos invasiva.
.
Comece hoje mesmo!
Muitas dessas tendências de tecnologia ainda parecem muito distantes para você e para o seu negócio, não é mesmo? Mas, é importante acompanhar seu desenvolvimento para não ficar para trás, OK? Enquanto isso, há tecnologias que já conseguem ser utilizadas no seu negócio, como a inteligência artificial, por exemplo, e alguns modelos de realidade virtual e aumentada.
Falando em IA, muitas empresas hoje já empregam a inteligência artificial em seus canais digitais, reduzindo custos, melhorando a satisfação dos clientes e escalando com mais facilidade os atendimentos prioritários. Se você ainda não faz parte desse movimento, é tempo de começar.
Por aqui, somos especialistas em levar a experiência do seu cliente para outro patamar e estamos sempre atentos às principais tendências de tecnologia e como aplicá-las aos canais digitais. Através de plataformas intuitivas de RCS, SMS, e-mail marketing e agentes virtuais de voz, te ajudamos a tornar o relacionamento com o seu cliente mais fluido e atrativo, fazendo seu engajamento e conversão em vendas só aumentar!
Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções. Não temos dúvida que você encontrará uma tecnologia capaz de melhorar seu processo de vendas, comunicação, marketing e atendimento.