IA no mercado de trabalho: quais são os desafios?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Tudo sobre a adoção da IA no mercado de trabalho

Entenda qual é o papel da ia no mercado de trabalho, quais são os principais desafios para a adoção dessa tecnologia e dicas de implementação.
IA no mercado de trabalho

A palavra da moda parece ser uma só: inteligência artificial. Mas, será que a IA no mercado de trabalho é só mais uma ferramenta ou ela chegou, de fato, para redefinir a forma que trabalhamos? Fato é que sua adoção já vem revolucionando diferentes processos, principalmente os que têm relação com a experiência do consumidor. 

Se você já compreendeu o poder da IA no mercado de trabalho, mas reconhece que ainda existem desafios para colocá-la como uma estratégia estruturada e de longo prazo, você não está sozinho. No conteúdo de hoje, vamos discutir sobre o papel da IA no mercado de trabalho e os principais desafios que as empresas enfrentam e ainda enfrentarão na sua adoção na área de CX. Vem com a gente e boa leitura!

RCS SMS

Qual o papel da IA no mercado de trabalho?

Segundo uma pesquisa que visa estudar o cenário de Customer Experience, 81% das empresas reconhecem que a IA generativa ajudou no aprimoramento das interações digitais com seus clientes, mas ainda reclamam da falta de clareza nas estratégias. 

E isso é normal, afinal, trata-se de uma tecnologia muito nova, cheia de possibilidades, e poucas pessoas no mercado tem um conhecimento prévio sobre como utilizá-la de maneira profunda. Por isso, é fundamental compreender que há, sim, uma curva de aprendizado, e é nela que o papel da IA no mercado de trabalho vai se definindo. 

Mas, até aqui, quais papéis a IA vem assumindo no mercado de trabalho em CX? Vejamos: 

Chatbots

Com 60% dos consumidores se sentindo mais confortáveis em interagir com bots, há uma corrida para melhorar ainda mais suas capacidades. Os chatbots estão se tornando cada vez mais sofisticados, indo além de responder perguntas frequentes para oferecer atendimento ao cliente contínuo e suporte 24/7. 

Eles podem resolver problemas comuns e encaminhar solicitações mais complexas para agentes humanos, melhorando a disponibilidade e a satisfação do cliente. A IA generativa está sendo integrada nos fluxos de trabalho para ampliar as capacidades humanas. Ou seja, em vez de substituir os agentes de atendimento ao cliente, a IA auxilia na execução de tarefas repetitivas e na automação de processos, permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas. 

Além disso, hoje, um chatbot consegue refletir a identidade da marca, incorporar análises de sentimento e intenção, e fornecer respostas personalizadas e precisas. Essa transformação veio para atender às demandas de mais de 79% dos líderes que acreditam que seus chatbots são capazes de criar jornadas ricas e personalizadas

Capacidade preditiva

A IA no mercado de trabalho pode analisar grandes volumes de dados para identificar tendências, padrões de comportamento e oportunidades de mercado, auxiliando os gestores na tomada de decisões informadas com base em insights derivados de dados. 

Com isso, é possível prever necessidades e problemas dos clientes, por meio da IA preditiva. E pode apostar: o gerenciamento preditivo dos agentes revolucionará a eficiência da força de trabalho. Segundo pesquisas, 80% dos líderes de CX que já utilizam IA preditiva relatam melhorias na produtividade de suas equipes, na qualidade do atendimento ao cliente e um retorno sobre o investimento positivo.

E essa inteligência pode ser aplicada em diferentes frentes, não apenas no atendimento. Na gestão de estoques, a IA ajuda a prever a demanda por produtos, otimizando os níveis de estoque e reduzindo custos associados a excesso ou falta de produtos. No planejamento de produção, ajusta as operações com base em previsões precisas de demanda, melhorando a eficiência operacional, e assim por diante. 

Experiências personalizadas e imersivas

A segmentação precisa do público-alvo de campanhas publicitárias, possibilitada pela IA, otimiza o retorno sobre o investimento em marketing ao direcionar mensagens personalizadas para diferentes segmentos de clientes. Nos e-commerces, por exemplo, a IA pode sugerir produtos com base no histórico de navegação e compras do cliente, aumentando as chances de conversão. 

Aliás, a IA no mercado de trabalho também está moldando o futuro das compras online através de tecnologias imersivas como o comércio conversacional e as compras ao vivo. Os consumidores esperam interações mais envolventes e simplificadas, com 59% dos brasileiros desejando jornadas de compra mais intuitivas e 87% esperando assistência total pelo chat.

Principais desafios em adotar IA no mercado de trabalho

Apesar das infinitas oportunidades de uso da IA no mercado de trabalho, algumas questões ainda são bastante desafiadoras para as empresas que decidem adotar esse tipo de tecnologia. A boa notícia é que você não está sozinho, e talvez reconheça algumas das principais dificuldades que tem vivido com a IA a seguir. Veja: 

Transparência e ética

Essa tem sido a questão de 1 milhão de dólares e envolve toda sociedade. Com preocupações crescentes sobre privacidade e ética, 87% dos líderes de CX brasileiros consideram a transparência indispensável. A clareza no uso de dados é um fator-chave para ganhar a confiança dos consumidores. Até porque, eles esperam que as empresas sejam claras sobre como seus dados são coletados e usados.

Apesar disso, os líderes de CX estão cada vez mais conscientes de seu papel como guardiões das informações dos clientes. Estratégias robustas de proteção de dados são uma prioridade, com 83% dos profissionais reconhecendo a importância da segurança da informação e 89% priorizando essas estratégias.

Divergência de percepção

Há uma diferença significativa na percepção da eficácia da IA entre líderes e agentes de atendimento ao cliente. Enquanto 73% dos líderes de CX defendem a tecnologia de inteligência artificial, 64% não a consideram eficaz em suas rotinas de trabalho. Essa divergência é muitas vezes causada pela falta de treinamento adequado e clareza na implementação das estratégias de IA.

Ou seja, para que a IA no mercado de trabalho seja eficaz, é fundamental que as equipes de atendimento ao cliente recebam treinamento adequado. A falta de treinamento pode resultar em uma utilização inadequada das ferramentas, diminuindo assim a sua eficácia e potencial, gerando frustração no profissional.  

Além disso, a adoção de IA também requer uma mudança cultural dentro das organizações. É necessário que todos, desde os líderes até os agentes de atendimento, compreendam e aceitem a importância da IA e como ela pode beneficiar a empresa e os clientes.

Integração de Sistemas

Um dos grandes desafios tecnológicos é a integração dos sistemas de IA com as plataformas existentes. Garantir que os algoritmos funcionem corretamente e que os sistemas estejam integrados de forma eficaz é crucial para o sucesso da implementação da IA e para que a empresa consiga usufruir de todo o seu potencial. 

E depois, mesmo uma integração bem sucedida, é essencial monitorar continuamente as ferramentas de IA para garantir que elas estejam funcionando conforme esperado. Trata-se de um robô com capacidade para aprendizado infinito. Ou seja, além de verificar possíveis melhorias ao longo do processo, é muito provável que você encontre oportunidades para o uso dessa tecnologia, expandindo o papel da IA no seu negócio.

Qual o impacto da IA no mercado de trabalho?

A IA no mercado de trabalho ainda é novidade para muita gente. O importante aqui é entender que essa não é só mais uma tendência de tecnologia, pelo contrário, a IA veio para ficar e revolucionar a maneira que fazemos negócios. Nesse processo, ainda terão muitos erros e acertos, e novas descobertas, então prepare-se para se atualizar constantemente sobre o assunto.

Isso porque, adotar a IA de maneira estratégica e integrada permite que as empresas não apenas melhorem a experiência do cliente, mas também obtenham eficiência operacional, segurança aprimorada e inovação contínua. Mas, antes de sair investindo nessa solução, tenha claro seus objetivos. 

Por fim, para que a estratégia tenha sucesso, é crucial que a sua empresa tenha clareza sobre os objetivos do negócio e como a IA pode ser integrada de maneira produtiva. Um planejamento cuidadoso e a definição de prioridades são essenciais para garantir que a IA traga benefícios reais e mensuráveis, combinado? 

Se você gostou deste conteúdo, te convidamos a navegar um pouco mais no blog da Pontaltech. Aqui temos dicas sobre como usar a IA nos canais digitais para melhorar a performance da sua empresa e a experiência do seu cliente. Aproveite também para conhecer mais sobre nossas soluções de mensageria — SMS, RCS, e-mail marketing, e nosso agente de voz digital, o Play!. 

Conteúdos relacionados

02 de julho de 2024
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter