Bloqueio WhatsApp Corporativo: como evitar?
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Como evitar o bloqueio do perfil empresarial do WhatsApp?

Confira 10 passos para evitar bloqueio em seu WhatsApp corporativo e dicas extras que você não pode perder.
bloqueio de whatsapp

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação amplamente utilizado no Brasil, o que fez com que muitas empresas começassem a utilizá-lo em suas estratégias de marketing e vendas. Porém, trata-se de um canal muito bem regulamentado, e quem não segue à risca suas diretrizes, pode sofrer o risco de sofrer bloqueio WhatsApp. 

Então, como evitar o bloqueio WhatsApp e não sofrer com interrupções nas interações com seus usuários? É justamente sobre isso que vamos falar. Continue a leitura e entenda por que esses bloqueios acontecem, e como ficar longe desse problema, inclusive, optando por outros canais tão efetivos quanto o WhatsApp. Vamos lá?

Por que o bloqueio WhatsApp acontece?

Os bloqueios de perfil empresarial no WhatsApp podem ocorrer por várias razões, e evitá-los requer seguir diretrizes específicas para garantir o uso adequado da plataforma. Algumas das principais razões para bloqueios são: 

  • Violações das políticas de uso;
  • Envio de mensagens em massa ou spam;
  • Uso de listas de transmissão com números não consentidos;
  • Conteúdo impróprio ou ofensivo;
  • Utilização de aplicativos ou serviços de terceiros não aprovados pelo WhatsApp;
  • Receber muitas denúncias de usuários sobre o conteúdo ou a frequência das mensagens enviadas;
  • Atividade considerada suspeita, como mudanças frequentes de número ou localização.

11 dicas para evitar o bloqueio do WhatsApp

Agora que você já conhece os principais motivos para o bloqueio WhatsApp, que tal entender como evitá-los? A seguir, separamos 11 dicas para você seguir e reduzir os riscos de perder o contato com o seu cliente e, principalmente, prejudicar a reputação da sua marca, uma das características mais importantes de qualquer negócio. Acompanhe:

1. Conheça a fundo as políticas comerciais do WhatsApp

O primeiro passo é conhecer bem as políticas comerciais de uso da plataforma. Embora o WhatsApp possa parecer um aplicativo bastante permissivo, ele possui critérios rigorosos para avaliar as ações de seus usuários, principalmente para contas comerciais. 

Não é porque você é uma empresa que você pode comercializar qualquer tipo de produto ou serviço na plataforma. Algumas proibições são óbvias, como drogas e armas, mas o regulamento também especifica a proibição de venda de medicamentos sujeitos a prescrição médica, por exemplo. Vale a leitura!

2. Atente-se a quantidade de bloqueios

Já sofreu mais de um bloqueio WhatsApp? Fique atento! A quantidade excessiva de bloqueios é um dos fatores decisivos que podem levar à exclusão da sua conta. Quando um usuário se sente incomodado, ele tem o direito de bloquear o contato. No entanto, se o aplicativo identificar que inúmeros pessoas bloqueou você, ele pode entender que o seu conteúdo é spam, um comportamento não permitido pelo WhatsApp.

3. Cuidado com os disparos em massa

O envio de muitas mensagens para muitas pessoas, especialmente se elas não têm o seu contato salvo, é fortemente desaprovado pelo WhatsApp. Essas mensagens frequentes e fora de contexto podem ser vistas como invasivas e irritantes, levando a bloqueios. 

Portanto, evite enviar conteúdos irrelevantes ou indesejados aos seus contatos massivamente, afinal, ninguém aprecia receber spam. A lista de transmissão é uma excelente opção para quando você precisar enviar a mesma mensagem para inúmeros contatos sem que isso seja considerado spam.

4. LGPD: tenha permissão para mandar mensagem

Um dos principais requisitos para evitar que sua conta seja banida é respeitar a privacidade dos usuários, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, esse é um requisito básico para não sofrer bloqueio WhatsApp. Então, garanta que seus contatos tenham dado o aceite para o recebimento das suas mensagens, e evite adicionar pessoas desconhecidas em grupos, já que isso pode ser considerado spam. 

5. Seja claro

Além de entrar em contato apenas com aqueles que realmente desejam receber suas mensagens, é importante que, ao se comunicar, você seja claro. Isso significa que você não deve confundir, enganar, defraudar os usuários, e precisa respeitar as solicitações de quem deseja bloquear, continuar ou deixar de receber suas mensagens.

6. Não use softwares piratas

Por incrível que pareça, existem “WhatsApp” falsos por aí. São versões não autorizadas do WhatsApp, também conhecidas como “versões piratas”. Esses aplicativos podem representar vários riscos para uma empresa, como falta de segurança e a instalação de malware e spywares, tipos de vírus. Sendo assim, utilize apenas o software autorizado pela META — empresa detentora do aplicativo oficial. 

7. Identifique-se

Prezando pela clareza e segurança dos seus clientes, é essencial sempre se identificar antes de iniciar uma conversa. Isso ajuda o usuário a entender o motivo do contato e evita que sua mensagem seja considerada desnecessária, resultando em um possível bloqueio.

8. Invista em parceiros de automatização confiáveis

Usar um aplicativo ou provedor de automação não oficial não só pode resultar no bloqueio da conta de WhatsApp, mas também traz vários riscos para a sua empresa e seus clientes. Para usufruir das funcionalidades da API oficial do WhatsApp, é imprescindível obter aprovação da Meta, e apenas um provedor oficial do canal empresarial pode realizar essa integração. Escolha bem seus parceiros! 

9. Esteja preparado para recuperar a sua conta

O objetivo aqui é não cair em bloqueios. Mas, caso ele aconteça, você precisa saber o que fazer. O primeiro passo é contatar o suporte do WhatsApp para entender o motivo do bloqueio e buscar orientação sobre como proceder. Aproveite para analisar e ajustar práticas de comunicação para garantir que estejam conforme as diretrizes do canal. Se você acredita que o bloqueio foi um erro, envie um apelo ao suporte com uma explicação detalhada e evidências que suportem seu caso.

10. Tenha outros canais digitais além do WhatsApp

Ninguém duvida do poder do WhatsApp, porém, esse não é o único canal capaz de melhorar a experiência entre empresa e clientes. Outros canais digitais, como o RCS, podem trazer recursos ricos e interativos, tornando as mensagens dinâmicas. Por isso, é importante incorporar, ao longo da estratégia de vendas e marketing, outros canais. 

Assim, a jornada do cliente fica mais satisfatória, e você tem outros canais em caso de bloqueio WhatsApp, evitando ficar de mãos atadas sem conseguir se comunicar. Que tal?

RCS SMS

Conheça o RCS, uma opção livre de bloqueios!

O RCS é uma tecnologia de mensagens que visa melhorar a experiência de comunicação móvel. Ela oferece recursos avançados de mensagens que vão além do SMS tradicional, como chat em grupo, compartilhamento de mídia de alta qualidade, carrosséis de imagens, vídeos, gifs, recibos de leitura e indicadores de digitação em tempo real.

Ao contrário do SMS, baseado em redes de telefonia celular tradicionais, o RCS utiliza a infraestrutura de dados da Internet. Isso permite que os usuários enviem mensagens mais dinâmicas, com recursos semelhantes aos oferecidos por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Por sua natureza, o Rich Communication Service opera de maneira diferente do WhatsApp em relação a bloqueios. Enquanto o WhatsApp é um aplicativo de mensagens independente, que pode ser bloqueado pelas políticas da plataforma e pela detecção de comportamento suspeito, o RCS é uma tecnologia de mensagens integrada aos serviços de telecomunicações das operadoras.

No caso do RCS, o bloqueio ocorreria mais provavelmente ao nível de operadora, e não devido a políticas de uma plataforma específica, como acontece com o WhatsApp. Por exemplo, uma operadora pode bloquear o acesso ao RCS devido a questões de segurança, violações de políticas ou atividades fraudulentas detectadas.

Graças a sua alta performance e segurança, tanto para a empresa, como para os usuários, o RCS, novo protocolo de mensageria do Google, tem ganhado cada vez mais a confiança das empresas. A Pontaltech é parceira oficial do Google e já conta com vários cases de sucesso que comprovam a eficiência do canal, nas mais diversas possibilidades de uso. 

Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e solicite uma demonstração. Ofereça aos seus clientes esse serviço de mensageria rico e interativo!

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08 de agosto de 2024
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