RCS no varejo - conheça as principais vantagens do novo canal

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As vantagens do RCS no Varejo

Os recursos que o RCS proporciona uma experiência mais rica, personalizada e interativa com os clientes, tudo direto no aplicativo de mensagens nativo dos smartphones.

Uma característica forte na comunicação de empresas do varejo com seus clientes é aumentar as vendas, isso é um fato.

Por mais que muitas ações tenham outros objetivos, como: gerar maior engajamento, aumentar o tráfego no site, apresentar uma nova coleção, no fim das contas a finalidade central é vender mais.

E para vender mais, empresas buscam formas de se destacar diante da concorrência, e algo que tem sido muito buscado é a fidelização dos clientes. Independente de qual estratégia de comunicação for usada, uma coisa é certa: o cliente deve estar o centro.

Perfil dos novos consumidores

Quem trabalha no varejo há um bom tempo conhece na pele as mudanças que aconteceram no perfil e comportamento dos consumidores.

Essa mudança se deu em grande parte por causa do avanço da tecnologia no dia a dia. A transformação digital impactou a forma como todos se relacionam, inclusive com as empresas.

Podemos dizer que antes a comunicação entre marcas e pessoas era uma via de mão única, hoje, o consumidor, além de mais exigente, requer mais das empresas.

Alguns fatores são comuns quando falamos de experiência do cliente, seja ela no momento da venda como no pós-venda também. Agilidade, praticidade e recursos que facilitem ao máximo o atendimento são fundamentais para atrair, engajar e manter os clientes satisfeitos.

Canais de comunicação no varejo

Nenhum canal de comunicação deve ser ignorado ao pensarmos em uma estratégia. Claro que cada cliente tem seu canal de comunicação preferido, por isso fazer testes e estar presente em diversos canais é importante.

Independente dos canais escolhidos, toda a comunicação deve ser humanizada e deve ter o cliente no centro. Um outro ponto muito importante é que a efetividade do canal de comunicação utilizado deve ser mensurável, somente dessa forma será possível aplicar melhorias e novas estratégias.

RCS no Varejo

O RCS – Rich Communication Services – é um novo padrão de mensagens que oferece uma comunicação mais atrativa, dinâmica e confiável. E as vantagens que ele oferece são tanto para os clientes como para as empresas também.

Os recursos que o RCS no varejo oferece irá proporcionar uma experiência mais rica, personalizada e interativa com os clientes, tudo direto no aplicativo de mensagens nativo dos smartphones com sistema Android. E vamos te explicar como isso é possível.

Com o RCS é possível enviar mensagens que não ficam limitadas a somente texto, com ele é possível enviar comunicações com recursos multimídia, como: foto, vídeo, GIF e carrossel de imagens.

O novo padrão de mensagens também oferece mais credibilidade para as comunicações, todas as mensagens veem com forte apelo visual. No lugar do shortcode, agora aparece o nome da empresa junto com a logomarca e o selo de verificação do Google.

Dessa forma, o cliente sabe quem está falando com ele e tem a certeza que aquela comunicação é segura.

Falando em segurança, esse foi outro fator de destaque. As mensagens via RCS possuem um rigoroso processo de segurança.

As mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Se alguém tentar ler as mensagens enviadas pela sua empresa só verá textos ilegíveis, isso graças a criptografia Transport Layer Security (TLS). E sobre os recursos multimidia, todos os arquivos são armazenados em URLs aleatórias, desse modo é impossível associar a mensagem com o número de telefone de quem recebeu o RCS.

Mas as vantagens e possibilidades do RCS não terminam por aí. E possível também criar botões para ações rápidas, o que facilita a interação com a sua marca.

Você pode criar botões com sugestões de respostas que os direcionam para uma ação. E lembra que é possível enviar um carrossel com imagens? Olha só como unir essas duas funcionalidades.

Imagina só que sua empresa tem produtos novos e vai divulgá-los. Sua marca pode criar um carrossel que apresente os produtos e ainda incluir 2 botões, um para o cliente receber mais informações e outro para venda direta, por exemplo.

Integração com Chatbot

A melhor maneira de aproveitar todo o potencial que o RCS no varejo oferece é, sem dúvida, a integração com o chatbot.

Os botões para ações rápidas facilitam a interação e com a integração com o chatbot é possível criar fluxos conversacionais fluidos que criam jornadas dinâmicas e eficientes. Tudo de forma customizada e personalizada com a identidade visual da sua marca, sua empresa conseguirá proporcionar uma experiência rica para os clientes que geram maior credibilidade e eleva os resultados.

Mais indicadores para análise

As vantagens do RCS ainda não acabaram!

Todos os recursos que sua empresa usará para criar experiências ricas poderão ser avaliadas com precisão. Com o RCS é possível ver quem recebeu, quem abriu, quem leu e quem interagiu com sua mensagem. E mais!

É possível identificar em qual momento da experiência teve maior engajamento e em qual momento as pessoas pararam de interagir com sua empresa.

Se você deseja se aprofundar mais sobre o RCS e quais as suas vantagens e benefícios, clique aqui!

A seguir vamos mostrar como o RCS atua na prática no mercado de Varejo. Acompanhe!

Subway – Case de sucesso

O Subway, rede de restaurantes, utilizou o RCS para criar campanhas interativas para impulsionar o engajamento e as vendas.

Sabendo que, geralmente, as imagens vendem mais e aumentam a taxa de conversão, eles usaram o RCS para oferecer uma comunicação visualmente mais atrativa.

Eles fizeram 2 testes AB entregando a mesma promoção, uma com o SMS e outra com o RCS. E o resultado foi impressionante.

A taxa de conversão das campanhas com RCS foi 140% maior em uma e 51% maior na segunda.

Para conhecer o case completo, clique aqui.

Conclusão

O RCS veio para revolucionar o mercado de mensageria, e com certeza ele irá levar a comunicação com os clientes para um novo patamar. E sua empresa tem a chance de sair na frente!

Independente do perfil da empresa ou do objetivo da campanha, o RCS pode ajudar na maneira como as empresas se conectam com seu público.

A variedade de opções abre as portas para a comunicação mais atrativa e interativa o que possibilita recursos para se destacar diante da concorrência.

Se você quiser saber mais sobre o RCS, e como ele pode impulsionar os resultados de suas campanhas, fale com um de nossos especialistas.

18 de agosto de 2021
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