Para as empresas que utilizam o e-mail, os termos Hard Bounce e Soft Bounce já são conhecidos. E para quem ainda não conhece, nesse artigo iremos explicar o que é e o que fazer quando eles surgirem. Acompanhe!
O e-mail tem sido um dos meios menos invasivo na comunicação entre empresas e clientes e um dos canais mais utilizados em diversos setores, do marketing até cobrança e pós-venda. Veja agora como otimizar sua base para alcançar melhores resultados.
O que é Hard Bounce e Soft Bounce?
O Hard Bounce é um erro que ocorre quando o destinatário não consegue receber seu e-mail, por exemplo, caso tenha digitado o e-mail incorretamente ou se o e-mail não existe mais.
Para ter uma campanha de sucesso, a taxa de Hard Bounce nunca deve ultrapassar 3%. Por isso, quando receber uma notificação que algum contato foi para essa lista, tire-o no mesmo instante.
Assim, você evita que sua taxa cresça e tenha um impacto negativo em suas campanhas de e-mail.
Por outro lado, o Soft Bounce, é um erro ocasionado por alguma dificuldade de entrega até o seu destinatário. Este “erro é temporário”, significa que não foi possível entregar sua mensagem naquele momento. Abaixo está listado alguns dos motivos de erro temporário:
- Caixa de entrada cheia;
- A mensagem enviada é muito grande e o por isso demora para receber;
- O conteúdo foi analisado como spam;
- O servidor não está respondendo.
Por não ser um erro tão grave, a taxa de Soft Bounce não deve ultrapassar 6%. Caso isso ocorra, não é necessário excluir o contato de sua lista, mas se o erro persistir, aí sim deve retirá-lo.
É sempre bom deixar essa taxa estabilizada para que não ocorra nenhum impacto nas suas campanhas.
Não existe um motivo para um contato ser classificado como Soft Bounce, por isso, o ideal é que você mantenha sempre sua taxa abaixo de 6%, colocando em prática bons hábitos como higienização da base, acompanhando estatísticas de entrega e não usando listas prontas.
Taxa de Bounce alta? O que fazer?
O Bounce impacta nas taxas de sucesso em campanhas de e-mail. Ele só acontece quando algum e-mail é rejeitado devido ao hard bounce ou o soft bounce.
Aliás, é muito importante acompanhar de perto os resultados dos seus envios para tomar as decisões corretas sobre seu planejamento.
Se a sua taxa de Bounce estiver muito alta, procure criar hábitos que irá melhorar essa taxa. Como:
- Meça os resultados dos seus e-mails para saber se está alcançando o objetivo.
- Exclua contatos que foram para a lista de Hard Bounce.
- Verifique se os seus e-mails estão sendo entregues aos destinatários.
Nossa plataforma de e-mail
É indispensável trabalhar com uma plataforma de e-mail que facilite a visão dos resultados de suas campanhas. A transparência das informações coletadas são fundamentais para identificar os pontos que necessitam ser melhorados.
Com nossa solução, por meio do dashboard e relatórios customizados, você poderá acompanhar os principais indicadores de forma clara e objetivo.
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Considerações finais
Por fim, para garantir a efetividade de suas ações, a plataforma de e-mail precisa revelar o status da entrega e caso a mensagem volte, apresentar o motivo. Dessa forma, será possível fazer a higienização da base com eficiência.
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