Existe o melhor horário para enviar e-mail marketing? - Pontaltech

Blog

Existe o melhor horário para enviar e-mail marketing?

Sim, existem melhores horários para enviar e-mail, mas, conhecer o público e fazer testes são os principais pontos que devem ser observados.

Sim, existe um melhor horário para enviar e-mail marketing para seu público. Mas isso vai depender muito da sua persona e da finalidade da sua comunicação. Mas pode ficar tranquilo, falaremos melhor desses pontos ao longo do texto.

Porém, alguns pontos devem ser observados antes, e vamos te explicar quais são. Acompanhe!

Conheça seu público

Definir o melhor horário para enviar e-mail para sua base vai depender muito do perfil do seu público-alvo. Por exemplo, seu público trabalha no escritório uma boa estratégia é disparar sua comunicação no horário comercial.

Se existem diferentes perfis dentro da sua base, gaste um tempo estudando o comportamento de cada um deles, isso será fundamental para o sucesso de suas ações.

Segmente seu público

Um dos fatores de sucesso nas campanhas de e-mail marketing é segmentar o público.

Principalmente se você quer gerar interação, é essencial criar mensagens personalizadas para que a taxa de rejeição não seja alta.

Pense nos aparelhos celulares

Segundo um estudo da Campaign monitor, empresa especializada em e-mail marketing, mais de 50% dos e-mails são abertos no celular.

Logo, o design de sua comunicação deve ser responsivo para smartphones. Ou seja, o tamanho das imagens, fontes e todos elementos que estão em seu e-mail devem ficar proporcional à tela que será aberta.

Invista tempo para criar o Assunto

Aqui está um ponto importantíssimo. Imagina quantos e-mails seu público recebe diariamente, por que ele deveria abrir o seu?

O assunto do e-mail é o primeiro contato com sua comunicação, e ele é um fator decisor, pois se o título não chamar a atenção e o interesse, seu e-mail será ignorado.

Claro que não adianta ter um assunto que gera uma alta taxa de abertura se o conteúdo do e-mail não entrega o que foi prometido, mas isso falamos mais para frente.

Conheça agora como criar um assunto de e-mail eficiente.

Senso de urgência

Principalmente para divulgar promoções ou ações específicas, uma boa prática é causar senso de urgência no assunto do e-mail.

“Últimas horas, “por tempo limitado” e “faltam 2 dias” são algumas expressões que podem ajudar sua empresa a aumentar a taxa de abertura.

Seja direto

Assuntos muito longos são cortados em visualizações. Lembra que falamos que mais de 50% dos e-mails são abertos no celular? Então muita atenção no tamanho do seu Assunto.

O ideal é que ele tenha 41 caracteres. Existe um site que simula como seus e-mails aparecem para as pessoas. Clique aqui para conhecer.

Números e percentuais

Se tem algo que chama a atenção das pessoas são números: 10 séries para maratonar, 3 livros que todos devem ler, 15% de desconto em todo o site, 5 formas de conquistar mais clientes.

Aí estão alguns exemplos que você pode, e dever, explorar para chamar a atenção do seu público. E claro, nunca se esqueça, seu e-mail deve entregar o que o Assunto prometeu.

Faça uma pergunta

Da mesma forma que os números chamam a atenção, fazer uma pergunta no assunto do e-mail leva seu público a querer saber a resposta.

Uma dica importante nesse ponto é não oferecer no começo do e-mail a resposta da pergunta do assunto. Conduza seu leitor em um conteúdo atraente, e se possível, deixe ele descobrir a resposta da pergunta ao longo da sua mensagem.

Cuidado com o Spam

Existem filtros antispam que identificam palavras que geralmente são consideradas spam, entre elas estão: promoção, de graça, oferta, compre, confira e assim por diante.

Evite ao máximo usá-las pois as chances de sua campanha falhar serão grandes.

Agora que você sabe como criar um bom e-mail marketing, vamos falar sobre o melhor horário para enviá-lo.

Como dito, a questão mais importante é conhecer os comportamentos do seu público. Claro que nem sempre sua base será heterogenia ao ponto de ter características idênticas, por isso separamos algumas dicas.

Teste, teste e mais um pouco de teste

Envie seus e-mails em dias e horários diferentes e acompanhe a performance. Analisar métricas reais da sua própria base será o melhor recurso para conhecer os hábitos do seu público.

Seja rápido

Quando uma nova pessoa se interessa pelo seu assunto e preenche algum formulário no seu site ou se inscreve para receber sua newsletter, envie um e-mail de boas-vindas imediatamente.

Além da chance da pessoa abrir seu e-mail ser maior, é um ótimo, e oportuno, momento de apresentar melhor sua empresa.

Descubra os melhores horários do segmento da sua empresa

Claro que o público do segmento de moda tem comportamentos e hábitos diferentes do público que consome, games, por exemplo. Por isso é tão importante saber, dentro do seu negócio, qual é o melhor horário.

Mesmo sendo algo específico, coletamos de um estudo da coschedule com algumas características comuns e vamos apresentá-las agora.

Bons horários para enviar e-mail marketing

10h: é um dos horários que as pessoas mais acessam a caixa de e-mail pois estão no começo do expediente, ou seja, é aquele momento em que estão começando ou organizando suas atividades.

20h: é um horário onde as pessoas já estão em casa, nessa hora o ideal é enviar e-mail de campanha relacionada à oferta pessoal.

14h: além de ser horário de almoço, geralmente as pessoas costumam verificar sua caixa de e-mail de tarde, em seu horário livre, para ficar por dentro dos assuntos de seu interesse.

6h: É comum também as pessoas começarem o dia acessando seus e-mails para verificar se tem algo importante. Aproveite essa oportunidade.

Conclusão final

Vimos ao longo do texto que sim, existem alguns melhores horários para enviar e-mail, mas que conhecer seu público e fazer testes são os principais pontos que devem ser observados.

Aqui na Pontaltech, além de oferecer uma plataforma completa de envio de e-mail, temos um time de especialistas que poderão te ajudar a encontrar a melhor estratégia para suas ações e campanhas.

Não deixe de conhecer! E se preferir, entre em contato e marque uma conversa com nosso time, iremos adorar ajudar você, e sua empresa, a se comunicar melhor utilizando o e-mail.

09 de junho de 2021
Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique pode dentro do que acontece no mundo da tecnologia e da comunicação digital. Receba em primeira mão dicas, novidades, notícias e muito mais direto em seu e-mail.