Hard bounce e soft bounce na estratégia de comunicação: conheça
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Hard bounce e soft bounce na estratégia de comunicação

Hard e Soft Bounce são erros de entrega de e-mails que se bem analisados podem proporcionar melhorias que elevam os resultados das campanhas. Conheça melhor cada um deles.

Para as empresas que utilizam o e-mail, os termos Hard Bounce e Soft Bounce já são conhecidos. E para quem ainda não conhece, nesse artigo iremos explicar o que é e o que fazer quando eles surgirem. Acompanhe!

O e-mail tem sido um dos meios menos invasivo na comunicação entre empresas e clientes e um dos canais mais utilizados em diversos setores, do marketing até cobrança e pós-venda. Veja agora como otimizar sua base para alcançar melhores resultados.

O que é Hard Bounce e Soft Bounce?

O Hard Bounce é um erro que ocorre quando o destinatário não consegue receber seu e-mail, por exemplo, caso tenha digitado o e-mail incorretamente ou se o e-mail não existe mais.

Para ter uma campanha de sucesso, a taxa de Hard Bounce nunca deve ultrapassar 3%. Por isso, quando receber uma notificação que algum contato foi para essa lista, tire-o no mesmo instante.

Assim, você evita que sua taxa cresça e tenha um impacto negativo em suas campanhas de e-mail.

Por outro lado, o Soft Bounce, é um erro ocasionado por alguma dificuldade de entrega até o seu destinatário. Este “erro é temporário”, significa que não foi possível entregar sua mensagem naquele momento. Abaixo está listado alguns dos motivos de erro temporário:

  • Caixa de entrada cheia;
  • A mensagem enviada é muito grande e o por isso demora para receber;
  • O conteúdo foi analisado como spam;
  • O servidor não está respondendo.

Por não ser um erro tão grave, a taxa de Soft Bounce não deve ultrapassar 6%. Caso isso ocorra, não é necessário excluir o contato de sua lista, mas se o erro persistir, aí sim deve retirá-lo.

É sempre bom deixar essa taxa estabilizada para que não ocorra nenhum impacto nas suas campanhas.

Não existe um motivo para um contato ser classificado como Soft Bounce, por isso, o ideal é que você mantenha sempre sua taxa abaixo de 6%, colocando em prática bons hábitos como higienização da base, acompanhando estatísticas de entrega e não usando listas prontas.

Taxa de Bounce alta? O que fazer?

O Bounce impacta nas taxas de sucesso em campanhas de e-mail. Ele só acontece quando algum e-mail é rejeitado devido ao hard bounce ou o soft bounce.

Aliás, é muito importante acompanhar de perto os resultados dos seus envios para tomar as decisões corretas sobre seu planejamento.

Se a sua taxa de Bounce estiver muito alta, procure criar hábitos que irá melhorar essa taxa. Como:

  • Meça os resultados dos seus e-mails para saber se está alcançando o objetivo.
  • Exclua contatos que foram para a lista de Hard Bounce.
  • Verifique se os seus e-mails estão sendo entregues aos destinatários.

Nossa plataforma de e-mail

É indispensável trabalhar com uma plataforma de e-mail que facilite a visão dos resultados de suas campanhas. A transparência das informações coletadas são fundamentais para identificar os pontos que necessitam ser melhorados.

Com nossa solução, por meio do dashboard e relatórios customizados, você poderá acompanhar os principais indicadores de forma clara e objetivo.

Conheça agora outros diferença da nossa plataforma.

E-mails com anexo

Um grande diferencial da nossa plataforma é o envio de mensagens com anexo. Ideal para envio de catálogo, boleto, fatura ou qualquer tipo de documento.

Atendimento personalizado

Temos um time dedicado que trabalhará em prol do sucesso de suas campanhas. Além do suporte técnico, oferecemos um atendimento que atua na parte estratégica de seu negócio.

Gestão e acompanhamento em tempo real

Com nossa plataforma, você poderá acompanhar o envio de suas mensagens, analisando quem recebeu, quem abriu e taxa de cliques, tudo em tempo real.

Customização de templates de forma intuitiva e fácil

Pensada para facilitar seu dia a dia, em nossa plataforma é fácil criar templates eficientes do zero, sem a necessidade de conhecimento técnico. Assim, é possível também exportar layouts prontos.

Considerações finais

Por fim, para garantir a efetividade de suas ações, a plataforma de e-mail precisa revelar o status da entrega e caso a mensagem volte, apresentar o motivo. Dessa forma, será possível fazer a higienização da base com eficiência.

Conheça mais sobre nossa plataforma de e-mail e todos os diferencias que podem contribuir para o sucesso de suas campanhas.

Se você deseja mais dicas sobre boas práticas na comunicação por e-mail, fale nosso time de especialistas!

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12 de agosto de 2021
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