Emojis na comunicação: saiba humanizar sua comunicação
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Por que usar emojis na comunicação humaniza a mensagem?

Entenda a importância de usar emojis na comunicação com seus clientes e aprenda 7 boas práticas para aplicar.
emojis na comunicação

Não dá para negar que os emojis na comunicação se tornaram um recurso recorrente e usual na comunicação entre as pessoas. Esses pequenos ícones expressivos, que começaram como simples rostos sorridentes e corações, hoje conseguem representar emoções, objetos, atividades e até conceitos abstratos, dando as trocas de mensagens. 

Pare e pense: é muito difícil imaginar uma conversa por mensagens sem a inclusão de pelo menos um emoji para transmitir sentimentos ou dar um toque pessoal. E esse comportamento se estende para relação entre clientes e marcas, já que as empresas estão incorporando esses símbolos em suas comunicações para humanizar suas mensagens. 

Se você quer entender melhor como os emojis na comunicação humanizam as mensagens, continue esta leitura. Neste artigo vamos explorar como e por que os emojis podem tornar a comunicação mais acessível e humana, injetando uma dose de emoção, simpatia e autenticidade nas interações empresariais. Vamos lá?

emojis na comunicação do RCS

Por que os emojis ajudam na humanização da mensagem?

Os emojis são eficazes em complementar e enriquecer o texto, tornando a leitura mais dinâmica e envolvente. Esta prática ajuda a criar uma experiência de leitura mais fluida e agradável, evitando a monotonia de blocos de texto extensos. Mas, essa não é a única vantagem no uso desses pequenos elementos. A humanização também aparece como um dos principais benefícios de incluir emojis na comunicação. 

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, separamos 3 pilares que mostram porque os emojis ajudam a humanizar uma mensagem entre a sua empresa e seus consumidores. Veja: 

Para complementar

Os emojis não apenas complementam, como enriquecem a comunicação, trazendo um elemento visual à sua mensagem quando são integrados de maneira e estratégica. Isso cria uma experiência mais agradável ao leitor, sem saturar ou desviar o foco do conteúdo principal.

Para demonstrar emoção

Emojis que representam emoções e expressões faciais são excelentes para adicionar uma camada humana ao conteúdo. A ampla gama de opções permite escolher o emoji perfeito para acompanhar diferentes tipos de mensagens, seja uma pergunta, um alerta, uma dica, promoção e etc. 

Esses ícones, por refletirem expressões humanas, tornam a mensagem mais cativante e acessível, criando uma conexão emocional com o público. Afinal, ninguém aprecia ler um bloco de texto pesado e monótono. Um emoji bem colocado pode quebrar a rigidez e trazer leveza à comunicação, tornando-a mais atraente e agradável.

emoções emojis

Para engajar

Publicações que incluem emojis tendem a ter um desempenho superior, especialmente em plataformas de mensageria. Além de embelezar o texto, os emojis incentivam a interação do público. Por exemplo, um assunto de e-mail pode se beneficiar da inclusão de emojis, destacando-se na caixa de entrada do consumidor. 

Além dos emojis, gifs e outros elementos visuais interativos também desempenham um papel importante em aumentar o engajamento. Muitos deles podem ser encontrados no RCS, por exemplo, um canal digital que conta com muitos recursos visuais e altas taxas de engajamento. No entanto, é fundamental usar esses recursos com moderação para evitar excessos que possam distrair ou confundir o público. Equilíbrio é tudo, combinado?

Boas práticas para usar emojis na comunicação 

Apesar de ser algo frequente e natural na comunicação do dia a dia, na hora de incluir emojis na comunicação da sua empresa, é importante não errar a mão e acabar fazendo com que essa estratégia super bacana acabe prejudicando a clareza da sua comunicação. Além disso, há a questão da acessibilidade, no qual o excesso de emoji, ou localização do mesmo, pode limitar até mesmo o entendimento do que você está dizendo.

Então, para te ajudar, preparamos algumas dicas essenciais para utilizar emojis de maneira eficaz e inclusiva nos canais digitais. Acompanhe:

1. Não use emoji no lugar de palavras

Emojis devem complementar, não substituir palavras. Embora muitos possam entender o significado, substituições como “Fique de 👀” ou “Parabéns pelo seu 🏆!” podem confundir os usuários, criando barreiras de acessibilidade e adicionando uma complexidade desnecessária à interpretação do texto.

Sua missão é simplificar o entendimento da mensagem, deixando-a simples e direta. O emoji na comunicação, nesses casos, deve ser usado, justamente, para facilitar ainda mais, por exemplo: ”Fique de olho 👀” ou “Parabéns pelo seu prêmio! 🏆”

2. Emojis sempre no final da frase e após a pontuação

Inserir emojis no meio de frases pode atrapalhar a leitura, interrompendo a escalabilidade da mensagem. Então, atente-se para posicionar o emoji no final da frase evitando confusão e complementando a mensagem de forma mais natural, ok? Não tire o foco do que você está querendo comunicar. 

3. Evite repetir emojis

O uso excessivo e repetitivo de emojis pode ser exaustivo, pois cada emoji será lido individualmente. Além disso, repetir o mesmo emoji na comunicação diversas vezes pode tornar a mensagem cansativa, confusa e poluída.

4. Use emojis com cor padrão

Para evitar problemas de contraste em diferentes modos de exibição, como o modo escuro, é aconselhável utilizar emojis na cor padrão amarela. Isso garante melhor visibilidade tanto em fundos claros quanto escuros nos principais canais digitais.

5. Não use Emoticons

Emoticons não são interpretados corretamente por leitores de tela. Por exemplo, “Você recebeu o seu pedido :)” pode ser lido como “Você recebeu seu pedido ‘dois pontos fecha parêntesis’”. Isso quebra a fluidez da mensagem e pode causar confusão.

6. Escolha emojis com significado claro

Certos emojis podem ter múltiplos significados, dependendo do contexto cultural ou social. Para evitar mal-entendidos e garantir o sucesso da sua mensagem, escolha emojis na comunicação cujo significado seja claro e universalmente aceito. Opte pelos mais básicos e conheça o público-alvo para realizar ajustes conforme o contexto cultural.

7. Faça testes com leitores de tela

Por fim, uma maneira eficaz de garantir que o uso de emojis é acessível é testar suas mensagens com ferramentas de leitura de tela. Isso permite verificar como diferentes leitores de tela interpretam os emojis e ajustar o uso conforme necessário.

chuva de emojis

Principais canais para usar emojis na comunicação

A seguir, confira uma lista com os melhores canais digitais para utilizar emojis na comunicação e aplique eles no seu negócio sem medo, seguindo as nossas orientações:

  • Redes Sociais: Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn são plataformas ideais para o uso de emojis. Nessas redes, emojis podem tornar os posts da sua empresa mais atraentes, destacar chamadas de ação e humanizar respostas e interações nos comentários. 
  • E-mails: em e-mails, especialmente em campanhas de marketing e newsletters, emojis ajudam a aumentar a taxa de abertura quando usados no assunto, tornam o conteúdo mais amigável e menos formal e destacam ofertas, promoções e informações importantes no corpo do e-mail.
  • Canais de mensageria como SMS, RCS: os emojis tornam o atendimento ao cliente mais pessoal e amigável, e ainda ajudam a adicionar um toque emocional que pode incentivar ações quando você enviar promoções, lembretes e comunicados. 
  • Notificações Push: caso a sua empresa tenha um aplicativo, as notificações via push com emoji na comunicação podem capturar a atenção do usuário mais rapidamente, personalizar e humanizar a mensagem, incentivando o engajamento imediato. 

Gostou desse conteúdo? Então siga a Pontaltech nas redes sociais e cadastre-se na nossa newsletter para receber novidades do mundo digital no seu e-mail. Conte a nossa expertise e soluções para elevar o relacionamento com o seu cliente através dos canais digitais como SMS, RCS, e-mail, voicebots e muito mais! 

Conteúdos relacionados

25 de junho de 2024
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter