Conexão emocional com o cliente: como tornar sua marca valiosa?
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Por que criar conexão emocional com o cliente torna as marcas mais valiosas?

Saiba porque criar conexão emocional com o cliente pode aumentar a relevância da sua marca. Veja dicas e descubra como fazer isso.
criar conexão com o cliente

Enquanto muitos aspectos podem influenciar a percepção do valor de uma marca, a conexão emocional com o cliente é o fator crucial nesse processo. Se por um lado o mundo dos negócios é altamente competitivo, por outro, manter o público atento ajuda na diferenciação e pode guiar o sucesso de uma empresa.

Cada vez mais, os consumidores estão exigentes, informados e conectados, e é nesse sentido que as empresas precisam observar. Não basta oferecer produtos e serviços, é necessário estabelecer uma relação genuína que transcenda as transações comerciais.

Neste artigo, entenda a importância da conexão com o cliente, Pirâmide de Maslow, técnica Rapport e como tudo isso pode contribuir para criar promotores fiéis da marca. Além disso, saiba como cultivar relacionamentos significativos por meio de uma experiência positiva e satisfatória para mantê-los engajados.

Boa leitura!

O que é conexão emocional com o cliente?

De forma objetiva, a conexão emocional com o cliente é um relacionamento significativo e autêntico entre uma empresa e seus clientes. Envolve a compreensão das necessidades, desejos e valores do consumidor, bem como uma boa experiência de jornada.

Muito além da relação comercial marca-cliente, os pontos de contato são inúmeros, e o consumidor cada vez mais mobile sente a necessidade de interagir com suas marcas preferidas. Aliás, ele busca construir uma relação duradoura baseada na confiança, lealdade e satisfação mútua.

No entanto, despertar o interesse do público e torná-lo fiel à marca tem sido um grande desafio. Há poucos anos, manter a presença nos comerciais de televisão era suficiente. Hoje, anúncios, redes sociais e mensagens diretas podem não surtir o efeito esperado, já que outras marcas disputam pelo mesmo espaço.

Para exemplificar como praticar esse conceito pode ser determinante, as 25 marcas mais valiosas do país, que juntas somam um valor de R$ 153 bilhões, têm a inovação e o forte relacionamento com seus consumidores como fator-chave do sucesso. 

Veja a seguir como saber reconhecer e interpretar as necessidades do seu cliente para gerar uma conexão genuína.

Pirâmide de Maslow: como usa-lá para criar conexão com o cliente?

Você já ouviu falar da pirâmide de Maslow? Também conhecida como “Hierarquia das Necessidades de Maslow”, é uma teoria psicológica proposta por Abraham Maslow que descreve as necessidades humanas básicas, organizadas em uma estrutura em forma de pirâmide.

Tal conceito tem relevância na conexão entre marcas e clientes, pois ajuda a compreender as necessidades e motivações dos consumidores. As marcas podem utilizar essa compreensão para estabelecer uma conexão emocional mais significativa e atender às necessidades dos clientes em diferentes níveis da pirâmide.

Como funciona a pirâmide de Maslow?

De acordo Maslow, as necessidades humanas podem ser categorizadas em cinco níveis distintos: fisiológico, segurança, social, estima e autorrealização. De forma hierarquizada, as necessidades mais básicas ficam na base da pirâmide enquanto as mais elevadas estão no topo.

pirâmide de maslow

Conheça cada nível:

  • Necessidades Fisiológicas: essas são as necessidades mais básicas, como alimentação, água, sono, abrigo e outras necessidades biológicas essenciais para a sobrevivência.

  • Necessidades de Segurança: após a satisfação das necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança se tornam importantes. Elas envolvem a busca por segurança física, emocional e financeira, bem como a necessidade de estabilidade, proteção contra perigos e ameaças.

  • Necessidades Sociais: uma vez que as necessidades de segurança são atendidas, as necessidades sociais se tornam relevantes. Nesse sentido, elas incluem a necessidade de pertencimento, intimidade, amizade e interação social. As pessoas buscam relacionamentos significativos, aceitação social e conexões com outras pessoas.

  • Necessidades de Estima: após as necessidades sociais, surgem as necessidades de estima, que envolvem o reconhecimento, a autoestima, o respeito próprio e a busca por status e prestígio. Isso inclui tanto o reconhecimento externo, como a admiração e o respeito dos outros, quanto o reconhecimento interno, como a autoconfiança e ainda o senso de realização pessoal.

  • Necessidades de Autorrealização: no topo da pirâmide estão as necessidades de autorrealização, consideradas “mais elevadas”. Essas necessidades estão relacionadas ao desejo de alcançar o potencial máximo, o autodesenvolvimento, a criatividade, assim como a busca por significado e a realização pessoal.

O que são necessidades fisiológicas e como supri-las?

No nível das necessidades fisiológicas, por exemplo, as marcas podem oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades básicas de sobrevivência, como alimentos saudáveis, água potável ou refúgio. Ao comunicar como suas ofertas satisfazem essas necessidades fundamentais, as marcas podem criar um vínculo com os consumidores.

Como transmitir o conceito de segurança da Pirâmide de Maslow?

Necessidades de segurança são imprescindíveis e com isso, as marcas podem transmitir confiança, segurança e estabilidade em relação aos seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito por meio de garantias, políticas de devolução, proteção de dados ou outros mecanismos que demonstrem segurança aos clientes.

Por que necessidades sociais são importantes para conexão emocional com o cliente?

Pertencimento é um conceito cada vez mais relevante no mundo tecnológico atual. As marcas podem enfatizar a importância da conexão, “tribo” e relacionamentos em suas estratégias de marketing, ou seja, utilizando o nível das necessidades sociais da pirâmide de Maslow. Isso pode ser alcançado ao criar comunidades online, incentivar a interação entre os clientes, promover eventos sociais ou destacar histórias de clientes que se beneficiaram da marca.

Como uma marca pode utilizar a necessidade de estima?

Estima ou “autoestima” é um dos níveis de necessidades mais utilizados pelas marcas. Aliás, é importante para ajudar os clientes a desenvolverem uma imagem positiva de si através do uso de seus produtos ou serviços. Ao destacar os benefícios e as conquistas pessoais que podem ser alcançados, as marcas podem fortalecer a autoestima dos clientes. Como consequência, a marca aumenta a sua relevância, marketing orgânico, recomendações e divulgação gratuita.

Autorrealização: como criar esse desejo através de uma marca?

A fim de fomentar a autorrealização, as marcas podem se posicionar como facilitadoras do crescimento pessoal, do autodesenvolvimento e da realização dos sonhos. Elas podem inspirar e motivar os clientes a buscarem seus objetivos mais elevados e fornecer recursos, informações e suporte para esse processo.

Um grande exemplo disso, é que muitas marcas utilizam de pautas sociais e até mesmo políticas ambientais que ajudam clientes a sentirem que estão contribuindo para o mundo. A partir da junção dos demais níveis, marcas podem proporcionar a autorrealização por meio do pertencimento de uma mudança coletiva.

Por fim, ao alinhar suas estratégias de marketing com as diferentes necessidades da pirâmide de Maslow, as marcas têm a oportunidade de criar uma conexão mais profunda e duradoura com os clientes. Assim, elas podem demonstrar que verdadeiramente entendem as necessidades e desejos de seu consumidor e não apenas da transação comercial.

Benefícios de criar uma conexão com o cliente

Criar uma conexão com o cliente traz uma série de benefícios significativos para as marcas. Aqui estão alguns dos principais benefícios.

Fidelidade à marca

Os clientes que se sentem conectados emocionalmente a uma marca têm maior probabilidade de se tornarem leais a ela. Eles estão mais propensos a escolher repetidamente a marca em vez de concorrentes, mesmo quando são apresentadas outras opções. Sendo assim, a fidelidade à marca resultante da conexão leva a um aumento da retenção de clientes e, consequentemente, a uma base de mais estável e consistente.

Clientes que são fãs

Clientes conectados tendem a se tornar defensores da marca, recomendando-a ativamente para amigos, familiares e colegas. Eles compartilham suas experiências positivas, deixam avaliações e feedbacks favoráveis e se envolvem na promoção boca a boca. Essa advocacia orgânica é extremamente valiosa, pois pode gerar novos clientes e fortalecer a reputação da marca.

Maior satisfação do cliente

Quando os clientes sentem que a marca os compreende, atende às suas necessidades e se preocupa com eles como indivíduos, ficam mais suscetíveis a ter novas experiência com a marca assim como o uso dos produtos ou serviços. Isso aumenta a felicidade e o engajamento com a marca e, portanto, a conexão com o cliente leva a uma maior satisfação geral.

Retenção de clientes

A conexão emocional com o cliente desempenha um papel essencial na retenção deles. Ou seja, quando os clientes se sentem valorizados e conectados emocionalmente à marca, eles têm menos probabilidade de buscar alternativas ou trocar para a concorrência. Essa maior retenção de clientes reduz os custos de aquisição de novos clientes e contribui para a estabilidade e crescimento sustentável dos negócios.

Vantagem competitiva

Ainda que em mercados saturados, onde muitos produtos e serviços são similares, a conexão emocional com os clientes pode ser um diferencial importante. Isso porque o relacionamento com o consumidor passa a se tornar uma vantagem competitiva. As marcas que conseguem criar uma conexão autêntica têm uma posição única, tornando-se preferidas pelos clientes e superando a concorrência.

Você sabe o que é Rapport? 7 dicas para criar conexão com o cliente!

Rapport é um termo que vem da psicologia e é utilizado para descrever uma relação de harmonia, confiança e empatia estabelecida entre duas pessoas. No contexto da conexão entre marcas e consumidores, o rapport refere-se à criação de uma conexão positiva e genuína com o cliente, onde ambos se sentem à vontade, compreendidos e valorizados.

Considerando essa técnica, conheça sete dicas para desenvolver uma conexão efetiva com o seu cliente.

1. Demonstre interesse genuíno

Mostre interesse sincero pelo cliente, por suas necessidades e experiências. Faça perguntas relevantes, ouça atentamente e mostre empatia em relação às suas preocupações. Isso ajuda a estabelecer um senso de cuidado e atenção personalizada.

2. Comunicação eficaz

Tenha uma comunicação clara, amigável e profissional. Utilize uma linguagem adequada ao cliente, evitando jargões técnicos excessivos. Seja cortês, use uma linguagem aberta e mantenha um tom de voz calmo e respeitoso. 

Fique atento para identificar os pontos de concordância entre vocês, o que facilita a conexão emocional com o cliente através da identificação. E lembre-se de fazer perguntas. Fazer perguntas te leva a conhecer melhor o lead, e assim, estreitar laços e saber mais sobre o que ele espera da sua marca.

conexão com o cliente RCS

3. Personalize a experiência para criar boa conexão com o cliente

Tente personalizar o atendimento, adaptando-se às preferências e necessidades individuais do cliente. Lembre-se de informações importantes sobre ele e use-as para criar um diálogo mais personalizado e relevante. A técnica do espelhamento é bastante utilizada, e trata-se de você se comportar da mesma forma que seu lead se comporta. Esse mecanismo, quando usado com sutileza, gera empatia e identificação com o potencial cliente.

4. Esteja disponível e atento

Seja um bom ouvinte. Demonstre disponibilidade para ajudar o cliente quando ele precisar. Responda prontamente às perguntas e solicitações, evitando deixá-lo esperando. Assim, mostre que você está dedicado a fornecer um excelente serviço ao cliente.

5. Resolução de problemas

Ao lidar com problemas ou reclamações, aborde-os de forma proativa e busque soluções eficientes. Demonstre compreensão e comprometimento em resolver a situação de maneira justa e satisfatória. Logo após, peça feedback aos clientes mostrando uma tentativa de aperfeiçoamento, e lembre-se de sempre se apresentar como uma marca que busca ativamente as soluções para os problemas.

6. Exceda as expectativas

Vá além do esperado para surpreender positivamente o cliente. Ofereça pequenos gestos de cortesia, como um acompanhamento pós-venda, brindes ou descontos exclusivos. Essas ações ajudam a criar um vínculo mais forte e duradouro com o cliente.

7. Acompanhamento constante

Mantenha contato regular com o cliente, mesmo após a conclusão de uma transação. Envie e-mails informativos, boletins ou lembretes relevantes para manter o relacionamento ativo. Use os canais digitais para isso! Essas ações farão com que você demonstre que valoriza a relação e está comprometido com o sucesso contínuo do cliente.

Lembrando que cada cliente é único, portanto, é essencial adaptar essas dicas às características e preferências individuais. A chave é criar uma conexão autêntica, baseada na confiança, respeito e empatia mútua.

Dica Bônus: Storytelling para criar conexão com o cliente

O storytelling é uma ferramenta muito importante para criar conexão com o cliente, pois ele permite transmitir mensagens de forma envolvente, emocional e memorável. Contar histórias relevantes e cativantes ajuda a capturar a atenção do cliente, despertar emoções e até envolvê-lo profundamente. 

Isso ocorre porque as histórias têm o poder de transmitir valores, experiências e identidade da marca de uma forma que ressoa com os clientes em um nível pessoal. Ao compartilhar histórias autênticas e significativas, as marcas conseguem estabelecer uma conexão emocional e assim, construir relacionamentos duradouros com os clientes.

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12 de junho de 2023
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