Push notification: o que é, quando utilizar e exemplos práticos
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O que é Push Notification, quando utilizar e exemplos práticos

Chamar a atenção do público é um dos grandes desafios das empresas. O push notification (notificação push) mantém sua marca na mente do consumidor.
PUSH notification notificação

Imagine que você está relaxando, talvez assistindo a um filme ou lendo um livro, e de repente, plim, surge uma mensagem no seu celular: isso é basicamente o famoso “push notification”. Porém, como tantas marcas disputando a atenção do usuário, como se destacar em meio a tanta informação?

Antes de tudo, é preciso entender que essas notificações são como lembretes digitais que os aplicativos enviam para o seu dispositivo móvel, mesmo que você não esteja utilizando naquele momento. É como se eles batessem na sua porta virtual para dizer: “ei, tem algo novo acontecendo aqui! Dê uma olhada.”

Então, se você recebe uma mensagem no WhatsApp, SMS, RCS, lembrete do calendário, uma atualização de notícias ou até mesmo uma promoção especial de um aplicativo de compras, tudo isso são exemplos de push notifications. Elas são como o “toque do despertador” do mundo digital, mantendo você atualizado e conectado, mesmo quando não está ativamente usando seus apps. Legal, não é?

Já que chamar a atenção do público é um dos grandes desafios das empresas, seja para conquistar novos clientes ou para fidelizar quem já conhece a marca, o desafio é: como ser lembrado positivamente e não ignorado pelos consumidores?

Bom, é aí que entra o papel do push notification (ou notificação push) eficiente. Pois é, não é qualquer conteúdo que faz os olhos dos consumidores brilhar. Ainda mais se a notificação for por envio de mensagem em massa.

sms disparo massivo API

O que é push notification?

Você já leu um resumo acima, mas para deixar mais claro, push notification são todas as notificações que os aplicativos móveis enviam aos smartphones. Eles são ativados conforme as permissões do usuário, ou seja, muitas delas podem estar sendo silenciadas, o que prejudica a performance das campanhas de push.

Em outras palavras, o push notification é aquela mensagem que aparece como um alerta no smartphone, tablet ou até mesmo no computador. Pois é, até mesmo o campo de “notícias” do navegador padrão, ou mesmo as notificações ativadas de sites são consideradas push.

Como funciona a notificação push?

O push notification é bastante utilizado para anunciar promoções, comunicar ofertas especiais e convidar para visitas ao site ou aplicativo. Porém, para que o cliente receba uma notificação push ele precisa demonstrar interesse em recebê-las, permitindo nas configurações do aparelho celular ou do navegador.

Essa ferramenta funciona como uma “mensagem SMS flash” que não é armazenada no aparelho. Isso quer dizer que, a medida que o usuário “limpar” a área de notificações, ele não terá acesso a ela novamente. Por isso, alguns cuidados devem ser levados em consideração no momento de criá-la.

A estratégia de notificações é bastante utilizada principalmente pelas empresas que possuem aplicativo, contudo, elas também são importantes para mensagens em massa – sobre isso, vamos falar mais adiante. Agora, vamos falar agora com que objetivo as empresas usam esse recurso.


Notificações push: veja como ter sucesso e como ter fracasso

Nunca o ser humano foi tão impactado com um turbilhão de informações, propagandas, propagandas e divulgação de marcas. O push notification é uma espécie de marketing de interrupção. Isso até parece uma coisa ruim, pois nós não gostamos de ser interrompidos com coisas irrelevantes, certo? E nesse sentido, a estratégia certa pode fazer a diferença, enquanto a errada causa prejuízos.

Use com cautela

A primeira grande “perda” para as marcas, já mencionamos anteriormente: se trata da desabilitação das notificações. Isso é como se o usuário estivesse silenciando a marca, dizendo “você está me incomodando demais”. Um bom trabalho de branding visa encantar o cliente, e não afastar. Engana-se quem pensa que “é só uma notificação”; não! Push é a forma mais próxima de uma marca com o cliente.

Por isso, controle seus envios e lembre-se que além da sua empresa, outras estão disputando a atenção do usuário também. Use com muita cautela!

Lembre-se que o SMS, RCS e WhatsApp também gera push

Lembra que citamos anteriormente que o push notification é uma também funciona para ferramenta de comunicação em massa? Pois é, ao enviar mensagens através de uma plataforma de SMS Marketing, RCS ou mesmo WhatsApp, o usuário pode receber uma prévia dela.

Dando um passo atrás, outro ponto que é importante ressaltar é que as mensagens em massa devem ter o objetivo de proporcionar uma boa experiência ao usuário, assim como encurta o caminho da sua marca até seu público.

Atenção total ao conteúdo de push notification

Sejam as poucas palavras do push notification do smartphone, as 160 caracteres do SMS, o carrossel de imagens do RCS, o texto do WhatsApp, ou mesmo qualquer anúncio, as primeiras palavras é que capturam a atenção das pessoas. Uma boa copy vai “mostrar para o que a sua marca veio”, encantar e ainda oferecer uma informação útil. Mas isso é o mundo ideal. Faça testes A/B, verifique as taxas de abertura e otimize o conteúdo sempre que possível!

Com tantas mensagens e informações competindo a atenção do usuário, é muito provável que ninguém ganharia neste cenário pois, com certeza, não seria uma boa experiência ao cliente. Diante disso, estude e encontre a frequência ideal para sua marca, selecione bem o conteúdo, segmente seu público e escolha a melhor abordagem.

7 motivos que fazem usuários bloquearem as notificações

Em um artigo da Pushmaze, empresa especializada em push notification, descreveu 7 motivos que fazem os usuários bloquearem esse tipo de notificação, conheça:

  • Notificações que não apresentam o benefício de maneira clara
  • Enviar notificações no momento errado
  • Errar ao segmentar a base de contatos de envio
  • Enviar constantemente notificações sem uma oferta relevante
  • Enviar notificações de SMS em massa, sem uma mensagem mais personalizada
  • Notificações que só buscam clique, ou seja, sem um conteúdo autêntico
  • Notificações com base no comportamento no próprio aplicativo ao invés das preferências
  • Se você quiser ler o artigo na íntegra, que está em inglês, basta clicar aqui.

Como e quando utilizar o push notification?

Agora que você descobriu os principais motivos que fazem as pessoas bloquearem as notificações push, vamos falar das boas práticas e dicas de envio para que suas ações tenham sucesso. Acompanhe.

Muito cuidado com a frequência

Como já comentamos um pouco antes, ninguém gosta de receber muitas notificações. Um estudo da PushCrew revela que 74% das pessoas dizem que o limite de push notification aceitável por dia é de 5 notificações.

No mesmo estudo é apresentado que quanto mais notificações, menores são os números de cliques. Por isso, vale a pena repetir novamente, muito cuidado ao definir a frequência de notificações que sua empresa irá enviar.

Preste atenção no horário

Não há como definir qual é o melhor horário para enviar um push notification. Isso vai depender muito do objetivo da mensagem e, principalmente, do comportamento do público alvo.

Estude bem seu público, conheça seus comportamentos e hábitos, e assim, defina qual o melhor horário para se comunicar por meio de push notification. Uma dica para saber quais são os melhores é analisar os resultados de conversão da sua ação. Ou seja, dispare um push ou mesmo uma mensagem de RCS fazendo um teste A/B e envie um no horário do almoço e outro no fim da tarde. Após alguns minutos ou horas da ação, confira se o tráfego no site ou app cresceu, por exemplo. Isso pode oferecer clareza quanto ao horário.

Segmente seu público

Quanto mais personalizada sua mensagem, maior será a chance de alcançar o sucesso em suas ações e campanhas. Para isso, segmente seu público e envie um conteúdo que vá ao encontro de sua necessidade, como por exemplo para lembretes de dívidas, redução de inadimplência ou envio de cupons de desconto.

Mensure seus resultados

O estudo das métricas é fundamental para entender o que está dando certo e o que não está, assim você conseguirá medir a eficiência de suas ações e também terá insumos para traçar melhorias.

As principais métricas das campanhas de push notification são:

  • Taxa de visualizações
  • Opt-ins: autorização do usuário em receber suas notificações
  • Opt-outs: bloqueios em receber suas notificações
  • ROI: retorno sobre o seu investimento

Exemplos práticos de push notification

Quando falamos em push notification já vem em nossa mente as mensagens de marketing, como promoções, por exemplo. Mas você vai ver que essa ferramenta é flexível e pode ser utilizada por qualquer setor e para qualquer objetivo.

Aproveitando que falamos de marketing, o primeiro exemplo é de um push promocional. Como o próprio nome diz, essa notificação disponibiliza ao cliente uma condição especial para compra.

Outro exemplo de push notification são as mensagens para lembrar seu cliente de um pagamento ou acordo firmado. Com a correria do dia a dia, uma notificação em push, como se fosse um lembrete, é uma ótima opção.

Sua empresa ainda pode utilizar o push notification para aproximar seus clientes direcionando-os para seu site ou blog, claro, sempre oferecendo um conteúdo relevante.

Como enviar um push notification?

Se o push for para aplicativos ou sites, você precisa contratar uma empresa especializada, ou desenvolver em seu CMS. E lembra que comentamos que a empresa não precisa ter um app para enviar as notificações push?

Agora vamos relevar outras formas de push notification. Descubra!

SMS Flash

O SMS Flash é um dos nossos recursos em que empresas enviam mensagens de alertas diretamente na tela do celular de seus clientes.

Do mesmo modo que o push notification, o SMS Flash não precisa ser aberto para ser lido e a mensagem não fica armazenada no smartphone.

Temos o recurso certo para suas campanhas e um time de especialistas que podem te auxiliar na decisão de qual melhor estratégia utilizar.

Pronto para melhorar o relacionamento com cliente? Conheça nosso serviço de disparo de mensagens. Fale com os nossos especialistas.

Notificação push: SMS tradicional

Já o exemplo a seguir é o de um SMS para uma campanha de saúde, utilizando boas técnicas de copywriting e com quebras de objeções desde o início.

push notification SMS

RCS

O RCS também gera notificação. Veja dois exemplos:

como aparece push notification RCS
push notification de RCS
RCS Google

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