Compreender o comportamento do consumidor tornou-se mais do que uma vantagem competitiva e hoje é uma necessidade estratégica. Todos os dias, empresas são desafiadas a criar experiências cada vez mais personalizadas e relevantes. É nesse cenário que um tipo de classificação se destaca: a segmentação comportamental.
Além das tradicionais categorias demográficas, a segmentação comportamental concentra-se em como os consumidores interagem com produtos, serviços e conteúdos ao longo de sua jornada. Isso ajuda na identificação de padrões, criando novos agrupamentos de usuários que refletem diretamente seus interesses e necessidades.
Neste artigo, vamos falar tudo sobre segmentação comportamental: o que é, seus benefícios, onde usar e muito mais. Você vai ver como essa abordagem pode não apenas melhorar o engajamento e a satisfação do cliente, mas também otimizar recursos e aumentar os resultados das suas campanhas de marketing. Vem com a gente!
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O que é segmentação comportamental?
A segmentação comportamental envolve a análise das atividades dos consumidores para determinar quais mensagens e anúncios são mais eficazes para cada segmento. Isso significa utilizar dados em tempo real sobre as ações (ou inações) dos usuários em seu site, aplicativo ou campanhas de marketing a fim de criar experiências altamente personalizadas.
Mas, talvez você esteja se perguntando como a segmentação comportamental funciona. Bom, tudo começa com a coleta de informações sobre as interações dos usuários, como páginas visitadas, produtos visualizados, cliques em anúncios, tempo de navegação e muito mais.
Esses dados são então analisados para identificar padrões de comportamento, permitindo que as empresas criem segmentos específicos e assim, direcionem campanhas de marketing que combine com esses padrões. Como resultado, você pode criar desde programas de fidelidade robustos, até melhorar seus disparos de e-mail criando interações mais significativas com os consumidores, por exemplo.
Com a segmentação comportamental, você pode personalizar seu marketing com base em várias fontes de dados diferentes. Ou seja, o céu é o limite e você pode selecionar diferentes “gatilhos” para servirem como “eventos” que determinaram um novo grupo de usuários. Veja algumas ideias e tipos de segmentação comportamental para você considerar no seu negócio:
1. Envolvimento com o site ou app
A segmentação baseada no envolvimento do site analisa o que os visitantes estão visualizando e quando estão clicando em um site. Isso pode incluir promoções, pop-ups, anúncios, páginas e links específicos, ou simplesmente te mostrar que alguns usuários da sua base não entram no seu site há algum tempo.
Com esse tipo de segmentação comportamental você pode enviar comunicações personalizadas com base nos produtos, serviços ou então atrair seus usuários a realizarem ações. Além disso, anúncios de remarketing no Google são uma estratégia eficaz para recapturar a atenção de visitantes que deixaram o site sem converter.
No contexto dos aplicativos, a segmentação comportamental também é utilizada e se torna cada vez mais essencial para promover o uso contínuo e engajado do app. Analisando as ações que os usuários realizam (ou deixam de realizar), você pode personalizar notificações e mensagens, como SMS e app push. E ainda, pode parabenizar usuários que concluíram uma etapa importante do cadastro no app ou incentivar aqueles que baixaram o aplicativo mas não fizeram login recentemente.
2. Envolvimento com a campanha
O envolvimento com a campanha permite segmentar seu público com base em suas interações com suas campanhas de marketing, especialmente e-mails e canais de mensageria. Você pode ajustar suas estratégias de envio de e-mails com base em quem está abrindo e clicando nos links ou reenviar comunicações para aqueles que não abriram ou engajaram. Isso ajuda a manter seu público ativo e a aumentar a taxa de abertura e de cliques em suas campanhas.
3. Comportamento de compra
Por fim, a segmentação baseada no comportamento de compra é uma das formas mais poderosas e comuns de segmentação comportamental. Ao analisar quais itens os usuários compraram, adicionaram ao carrinho ou visualizaram, você pode recomendar produtos relevantes, agradecer pela preferência e oferecer incentivos para futuras compras. Isso não só aumenta a probabilidade de conversão, mas também melhora a experiência de compra do cliente.
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Combinando diferentes tipos de segmentações
Como já vimos, a segmentação comportamental vai além dos dados tradicionais do consumidor, como idade, gênero e localização, para identificar grupos específicos de consumidores com base em suas ações e necessidades. Ao fazer isso, é possível resolver os problemas dos clientes de maneira mais eficiente, resultando em um aumento nas vendas e proporcionando experiências mais satisfatórias.
Mas, para que a segmentação comportamental seja eficaz, ela deve ser combinada a outros tipos de segmentação, que veremos a seguir. Cada uma delas desempenha um papel importante na personalização das estratégias de marketing, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais eficaz com seus públicos-alvo. Veja:
Segmentação demográfica
A segmentação demográfica permite que as empresas concentrem seus recursos e tempo no grupo demográfico que tem maior probabilidade de fazer compras. Esta técnica foca em variáveis como gênero, idade, nível de educação, renda e outras características semelhantes dos consumidores. Dessa forma, as empresas entendem melhor sua base de clientes a fim de atender suas necessidades de forma eficaz.
Segmentação psicográfica
Já para identificar a motivação dos consumidores, a segmentação psicográfica os divide em grupos com base em traços de personalidade e nas razões por trás de suas decisões de compra. Essa abordagem é utilizada para avaliar a eficácia de campanhas de marketing específicas e para desenvolver produtos e serviços que atendam melhor às necessidades dos consumidores.
Segmentação geográfica
Dividindo a base de clientes em localização geográfica é uma maneira de categorizar mercados em áreas urbanas ou rurais. Essa estratégia é útil para grandes empresas com mercados nacionais ou internacionais, mas também para empresas com orçamentos limitados. Isso porque a segmentação geográfica permite concentrar maior esforço nas necessidades dos consumidores em locais específicos.
Segmentação baseada em ocasião
A segmentação baseada em ocasião é eficaz para o desenvolvimento de produtos e estratégias de crescimento, identificando ocasiões específicas que levam os consumidores a interagir com certos produtos. Por exemplo, um sex shop pode usar essa segmentação para promover um produto específico durante o dia dos namorados.
Modelagem AIDA
A modelagem AIDA é um modelo de marketing cognitivo que busca criar conscientização sobre um produto e gerar interesse, ajudando os consumidores a formar conexões emocionais com os produtos e a desejar comprá-los. O objetivo principal da AIDA é incentivar os consumidores a tomar uma ação, culminando na compra dos produtos oferecidos pela empresa.
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Onde usar a segmentação comportamental?
A segmentação comportamental pode ser utilizada em diversos canais de marketing: SMS, e-mail, RCS, anúncios em mídias pagas e muito mais, de maneira simples e escalável. Isso porque, quando um usuário realiza — ou não — uma ação no seu site, app ou campanha, ele é automaticamente enquadrado em um grupo com o mesmo padrão de comportamento.
A partir daí, cada canal recebe a demanda de que esses usuários devem ser notificados e passam a enviar as comunicações pré-agendadas de maneira dinâmica. Por exemplo: um fluxo de e-mail passa a enviar e-mails a cada 3 dias, até que o usuário realize uma nova ação, ou uma campanha de mídia paga passa a imprimir anúncios conforme a navegação do grupo.
Além dos canais de mensageria, os dados comportamentais podem ser usados para personalizar a experiência do usuário em seu site, aumentando o engajamento e as conversões. Isso pode incluir mostrar produtos recomendados em vitrines, oferecer promoções com base no histórico de navegação do usuário ou personalizar a página inicial de acordo com os interesses do visitante.
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5 vantagens da segmentação comportamental nas campanhas de marketing
Se você ainda tem alguma dúvida do poder da segmentação comportamental, aqui vai um dado que chama bastante atenção: campanhas segmentadas têm taxas de abertura (23%) e cliques (49%) maiores do que campanhas não segmentadas. O motivo é simples: as pessoas estão recebendo mensagens que realmente importam para elas.
A segmentação comportamental oferece uma série de vantagens para empresas e consumidores, ajudando a personalizar e aumentar a eficácia do marketing. Conheça os principais benefícios:
1. Aumento do engajamento
A personalização do conteúdo de marketing com base em padrões de comportamento resulta em um maior engajamento dos visitantes. Isso porque, ao alinhar o conteúdo com os interesses específicos dos usuários, as empresas podem incentivar ações desejadas, como o download de um aplicativo, a compra de um produto ou a inscrição em um serviço.
2. Melhoria na experiência do cliente
Conteúdo personalizado e enviado no momento certo proporciona uma experiência mais interessante e envolvente para os consumidores. Isso não só aumenta a probabilidade de que o público tome a ação desejada, mas também fortalece a fidelidade do cliente, já que os consumidores se sentem mais compreendidos e valorizados.
3. Relevância e autenticidade
Consumidores modernos são exigentes e buscam ações de marketing autênticas e não intrusivas. A segmentação comportamental ajuda nesse ponto, fornecendo conteúdo e recomendações altamente personalizados e relevantes, facilitando a tomada de decisões de compra sem cansar o usuário.
4. Decisões de marketing com base em dados
Em vez de confiar em suposições ou testes entre canais, a segmentação comportamental oferece dados específicos sobre as ações do público. Isso permite que as empresas tomem decisões de marketing mais informadas e direcionem seus esforços nos momentos certos, para as bases certas.
5. Otimização de recursos e resultados
A segmentação comportamental ensina muito sobre os clientes, permitindo a criação de segmentos específicos. Isso ajuda as empresas a direcionar o conteúdo que tem maior probabilidade de engajar o público, otimizando tempo e recursos. Com taxas de cliques e conversão mais altas, a segmentação melhora significativamente o retorno sobre o investimento. Ou seja, suas campanhas se tornam mais eficazes, resultando em um uso mais eficiente do orçamento de marketing.
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