Remarketing e Retargeting: o que é, como fazer e canais
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O que é e qual a diferença entre remarketing e retargeting? Veja como fazer e canais

Saiba qual é a diferença entre remarketing e retargeting, como aplicar cada estratégia ao longo do funil e canais para usar.
diferença entre remarketing e retargeting

Alcançar os consumidores certos no momento certo é fundamental para o sucesso de qualquer campanha, mas isso não basta. Mesmo após um primeiro contato, é necessário que a comunicação intencional com o cliente continue a fim de acelerar o funil de conversão. Por isso, o uso de estratégias como remarketing e retargeting ajudam às marca a se reconectarem com usuários que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços em algum momento. 

Mas o que exatamente são essas estratégias e como elas podem ser implementadas de forma eficaz? Neste conteúdo, vamos explorar o conceito por trás do remarketing e retargeting, explicando o que eles são, como fazer, quais os benefícios ao longo do funil de vendas e, claro, quais canais utilizar. Ficou curioso? Vem com a gente! 

Primeiramente, o que é funil de marketing?

Uma venda se inicia muito antes do seu cliente clicar no botão comprar. Do mesmo modo, finaliza muito depois do pagamento do pedido. Isso porque o funil de marketing representa todo o caminho que um cliente em potencial percorre, desde o conhecimento inicial da marca até o pós venda. 

A primeira etapa é a de conscientização, na qual o consumidor toma conhecimento da existência da marca ou produto. Em seguida, vem a consideração, quando ele avalia as opções disponíveis antes de tomar uma decisão de compra. Por fim, temos a etapa de conversão, onde o consumidor realiza a compra ou ação desejada. A partir daí, há o pós vendas e relacionamento, etapas que garantem a satisfação da jornada.

Mas, nem sempre esse caminho é uma linha reta. Alguns reforços são necessários para relembrar o consumidor da onde ele parou. É aqui que o remarketing e retargeting desempenham um papel crucial. No estágio de conscientização, eles ajudam a manter a marca na mente do consumidor. Por exemplo, mesmo após o usuário sair do site ou app, anúncios relevantes são exibidos em outros lugares da web. 

Na fase de consideração, essas estratégias lembram o consumidor dos produtos ou serviços que ele estava interessado, incentivando-o a retornar ao site e finalizar a compra. Essa abordagem altamente direcionada pode aumentar significativamente as chances de conversão. Ou seja, tornando o remarketing e retargeting ferramentas valiosas em todas as etapas do funil de marketing.

Mas afinal, o que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que visa reengajar possíveis clientes que já demonstraram interesse na marca, produtos ou serviços, através de mensagens diretas. Essa estratégia é altamente eficaz porque se concentra em um público que já está familiarizado com a marca e demonstrou interesse claro em seus produtos ou serviços. 

Por exemplo, imagine um cliente que visita o site da sua marca, explora os produtos e até adiciona alguns itens ao carrinho, mas acaba abandonando a compra antes de finalizá-la. Nesse cenário, o remarketing entra em ação lembrando dos produtos que ele deixou no carrinho e o incentivando a concluir a compra.

Vantagens do remarketing

O remarketing, como estratégia de marketing digital, apresenta uma série de vantagens que vão além do simples aumento da taxa de conversão. De acordo com o E-commerce Trends publicado em 2017, ele possibilita um aumento significativo nas visitas ao site e no número de clientes do e-commerce, chegando a 11,3 vezes e 3,1 vezes, respectivamente.

Veja as principais vantagens: 

  • Branding: a marca será amplamente reconhecida e seus diferenciais serão destacados para o público-alvo. 
  • Fidelização: o envio de promoções e descontos que realmente interessam contribui para a fidelização a longo prazo.
  • Redução do custo de aquisição: direcionamento dos esforços de marketing para usuários que já demonstraram interesse, melhorando a qualidade das campanhas e diminuindo o desperdício de recursos. 
  • Aumento do engajamento: o remarketing incentiva o retorno ao site, aumentando o tempo de navegação e, consequentemente, elevando as vendas. 
  • Percepção da marca: manter um relacionamento ativo com os consumidores faz com que eles tenham uma impressão mais favorável da empresa, aumentando a probabilidade de recorrência e recomendação. 
  • Aumento das vendas: destacando carrinhos abandonados e oferecendo novas oportunidades de compra aos usuários, haverá uma melhoria significativa na taxa de conversão do site.

O que é retargeting?

Muitas vezes confundido com o remarketing, o retargeting é uma estratégia que envolve exibir anúncios segmentados a usuários que já interagiram com a marca. Seja em um site, redes sociais, sites parceiros ou aplicativos diversos, a mídia paga é utilizada como ferramenta dessas ações.

A técnica funciona através da instalação de um cookie no navegador do usuário quando ele visita o site da marca, permitindo que a empresa colete dados de sua navegação. Por exemplo, se um visitante acessa uma página de produto, mas não conclui a compra, o retargeting possibilita que a marca o encontre posteriormente, acionando o cookie e exibindo anúncios relevantes em outros sites que ele visite.

Ferramentas como Google Ads e Facebook Ads são frequentemente utilizadas para implementar o retargeting, garantindo uma alta segmentação dos anúncios de acordo com o comportamento prévio do usuário. Essa abordagem é altamente direcionada e aumenta a eficácia da estratégia, criando oportunidades para que os usuários reconsiderem a compra e contribuindo para a conversão ao longo do tempo.

Vantagens do retargeting

O retargeting oferece uma série de vantagens significativas para as empresas que o utilizam como parte de sua estratégia de marketing digital. Veja algumas delas a seguir:

  • Aumento das vendas: ao impactar novamente os usuários que já demonstraram interesse prévio pela marca ou por um produto específico, a empresa tem chances reais de converter esses interesses em vendas concretas. 
  • Otimização do ROI: o retargeting requer anúncios segmentados e direcionamento para landing pages relevantes, por exemplo, o que contribui para maximizar o retorno sobre o investimento.
  • Redução do custo de aquisição: em vez de campanhas baseadas em palavras-chave ou perfil do público, o retargeting utiliza o conhecimento sobre o comportamento do usuário a fim de aumentar a eficiência da estratégia, resultando em um CAC mais baixo.
  • Branding: os usuários percebem a presença ativa da marca na internet, melhorando sua percepção e conscientização sobre ela. 

Qual é a diferença entre remarketing e retargeting?

Apesar de, frequentemente, utilizados juntos, a principal diferença entre o remarketing e o retargeting está nos canais de comunicação.

O remarketing é relacionado ao uso do de canais como o e-mail para reengajar pessoas que demonstraram interesse na marca. Também envolve o envio de e-mails, RCS e SMS personalizados para clientes em potencial, que incentiva a concluir uma determnada ação. É uma abordagem mais direta, focada em manter o contato com leads qualificados por meio de mensagens personalizadas.

Por outro lado, o retargeting envolve a exibição de anúncios segmentados para usuários que já interagiram com a marca em algum momento. Isto é, seja visitando o site, visualizando produtos específicos ou abandonando um carrinho de compras. Esses anúncios são exibidos em outros sites ou redes sociais que o usuário visita, com o objetivo de lembrá-lo da marca e incentivá-lo a retornar ao site para concluir uma ação. 

Canais para remarketing e retargeting

Agora que você já sabe o que é remarketing e retargeting, e quais as vantagens de cada estratégia, vamos ver alguns dos principais canais para utilizar. 

Remarketing com e-mail marketing

  • Abandono de Carrinho

Um cliente visita um site de e-commerce, adiciona itens ao carrinho de compras, mas não conclui a transação. Após um período definido de inatividade (por exemplo, algumas horas ou dias), sua empresa envia um e-mail marketing automaticamente com um lembrete ao cliente, lembrando-o dos itens no carrinho e incentivando-o a finalizar a compra. O e-mail pode incluir imagens dos produtos deixados no carrinho, um botão de “Continuar comprando” e até mesmo um desconto ou oferta especial para incentivar a conversão.

  • Interesses Demonstrados

Imagine só que seu cliente visita o site e navega por uma categoria específica de produtos, como sapatos esportivos. Com base nesse interesse demonstrado, o sistema envia e-mails subsequentes com recomendações de produtos relacionados à categoria de sapatos esportivos. A comunicação pode incluir produtos similares ou complementares aos que o cliente visualizou, juntamente com conteúdo relevante, como dicas de estilo ou informações sobre novas coleções.

  • Clientes Inativos

Um cliente fez uma compra anteriormente em um site, mas não retornou para realizar outra compra por um período de 6 meses, por exemplo. Sua empresa pode, prontamente, enviar uma mensagem personalizada para incentivá-los a retornar. Os e-mails podem incluir ofertas especiais exclusivas para clientes fiéis, ou até mesmo um desconto exclusivo para reativar o interesse do cliente na marca.

Remarketing com RCS

O RCS é mais um canal que pode ser utilizado no remarketing e aliás, para os mesmos casos de uso do e-mail marketing. Veja um exemplo que pode fazer sentido para o dia a dia para empresas como a sua:  

Empresa A, uma varejista de moda online, planeja a campanha de vendas para o período de Natal. Antes de lançá-la, eles decidem testar o engajamento do público por meio de uma abordagem de teste A/B utilizando RCS. 

Para isso, a empresa A divide sua base de clientes em dois grupos: Grupo X e Grupo Y. O grupo X recebe uma mensagem RCS prévia, informando sobre a próxima campanha de Natal e convidando-os a participar. Já o grupo Y não recebe nenhuma comunicação prévia e será usado como controle.

Após o teste e o envio da campanha principal, os resultados foram os seguintes: o Grupo X, que recebeu a mensagem prévia, mostrou taxas de abertura mais altas e maior interação com a marca do que o Grupo Y. A empresa A observa um aumento nas vendas, taxas de conversão mais altas e uma resposta geralmente mais positiva em comparação com a campanha de Grupo X.

Este exemplo ilustra como a empresa A utilizou o remarketing com RCS para maximizar o engajamento do público e aumentar as chances de sucesso de sua campanha de vendas de Natal. Ao segmentar e direcionar suas comunicações com base no comportamento prévio dos clientes, eles foram capazes de oferecer ofertas mais relevantes e assim, aumentar a eficácia de suas campanhas de marketing.

Retargeting nas redes sociais

  • Abandono de Carrinho no Facebook

Um usuário visita seu e-commerce, adiciona itens ao carrinho de compras, mas não conclui a compra. Por meio de pixels de rastreamento, o site identifica o abandono do carrinho e utiliza o retargeting para exibir anúncios no Facebook para esse usuário. Os anúncios mostram os itens deixados no carrinho, com algum incentivo, como um desconto ou frete grátis, para incentivá-los a retornar e concluir a compra.

  • Visitas ao Site no Instagram

Por fim, um usuário visita seu site e navega por diferentes produtos, mas também não realiza nenhuma compra. O site identifica essa interação e configura uma campanha de retargeting no Instagram. Isso faz com que o usuário veja anúncios da sua marca em seu feed e stories e seja convencido de efetuar a compra.

Faça remarketing com os melhores canais de comunicação

Deu para entender bem a diferença entre remarketing e retargeting, não é mesmo? Então, que tal colocar a mão na massa e aplicar essas estratégias para melhorar a experiência do seu cliente? Aplique esses conceitos com ajuda dos principais canais digitais como SMS, RCS e e-mail marketing, fale com um especialista da Pontaltech

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08 de abril de 2024
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