RCS para B2B: por que o canal é ideal para a comunicação?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Carreiras
  • Parcerias Pontaltech
  • Blog
  • Contato

Blog

Por que o RCS é o futuro da comunicação B2C?

O RCS está revolucionando a comunicação B2C. Conheça o novo canal de mensageria do Google e veja porque muitas marcas estão investindo nele
RCS B2C

Nos últimos anos vimos os canais de comunicação evoluírem, novos surgiram, mas de certa forma a interatividade entre empresas e clientes ainda possui lacunas. E o RCS chegou para preenchê-las, revolucionando a comunicação B2C. Veja porquê.

O RCS – Rich Communication Services – ainda é novo no Brasil. Por isso, nosso Diretor de Produtos e Tecnologia, Igor Castro, preparou o artigo Por que o RCs é o futuro da comunicação B2C?, publicado na Revista Varejo Brasil.

Igor diz que a revolução que o RCS trouxe, começa na identidade das marcas que é exibida a cada mensagem, dentro do aplicativo nativo dos celulares. Além disso, o Google atesta a autenticidade da mensagem com um selo de verificação.

Mas isso sem contar com o combo de funcionalidades que geram muito mais engajamento e facilitam a conversa.

“Sua interface permite o envio de imagens, vídeos, documentos, e um carrossel completo de arquivos sem que os usuários precisem migrar para outra página durante o atendimento. A experiência no relacionamento entre a companhia e seu público-alvo é inegavelmente melhor e prazerosa”

O RCS oferece segurança para a comunicação B2C

Um dos pontos fortes do RCS é a proteção das informações dos consumidores.

Para esclarecer, Igor apresenta um dado da pesquisa feita pela Surfshark. Ele mostra que o Brasil foi o 6º país com maior vazamento de dados em 2021, isso significa que mais de 24 milhões de perfis foram expostos.

“Evitando mais exposições, a comunicação estabelecida pelo RCS apenas é aprovada diante da chancela pelo Google. As empresas interessadas devem cumprir uma série de obrigações, tais como traçar sua política e real aplicabilidade de segurança aos consumidores, elaborar um termo de consentimento de uso, privacidade, e descrição completa da marca”.

Essas ações são obrigatórias para as empresas que querem integrar o RCS em seu mix de canais. E como resultado elas evitam fraudes e reduzem as tentativas de hackers de cometerem crimes cibernéticos.

Para Igor, “com essa maior segurança de uso, os clientes se sentem mais confortáveis em interagir e engajar com a marca – afinal, toda mensagem enviada conterá um selo de autenticidade ao lado da identificação da empresa”.

Como implementar o RCS na comunicação com os clientes?

Pode até parecer uma constatação ousada, mas Igor afirma que o RCS possui “imensa força para liderar o futuro da comunicação B2C”. Ele justifica enfatizando que praticidade e agilidade, requisitos cada vez mais essenciais para os clientes e o RCS ajuda as empresas nisso.

Porém, alerta que é preciso, antes de tudo, conhecer o público, e seus perfis, para então criar uma estratégia.

“Usuários mais jovens, como exemplo, certamente terão mais facilidade em utilizar esta tecnologia – fato que permite o desenvolvimento de uma árvore de interação mais robusta e sofisticada. Para públicos mais seniores, essa abrangência de recursos pode não ser tão eficaz, exigindo uma adaptação mais simplista para que consigam se comunicar.”

Por fim, Igor fala um pouco ainda da chegada do 5G e como isso irá favorecer o desempenho do RCS, pois irá assegurar maior fluidez e sem lentidões, que atrapalham a interação.

“Muitos consumidores abandonam sua jornada de atendimento por problemas de delay e falta de conexão, um problema que será reduzido consideravelmente com esta quinta rede de velocidade.”

O RCS será uma ferramenta que, certamente, fará as empresas se destacarem dos concorrentes. E, como resultado, venderem mais.

Para conhecer mais sobre esse novo produto, continue acompanhando nosso nosso blog. Temos diversos conteúdos sobre o novo canal de envio de mensagem do Google.

Mas se você é do mercado B2C e ficou querendo saber mais sobre o que Igor Castro tem a dizer, leia o artigo Por que o RCS é o futuro da comunicação B2C, na integra.

Veja outros conteúdos que podem te interessar

RCS no Brasil: saiba como sair na frente e aproveitar todas as vantagens

As vantagens do RCS no Varejo

RCS: tudo o que você precisa saber

Conteúdos relacionados

25 de abril de 2022
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter